O que é

O que é Ocelo – Funções

Veja o significado de ocelos, além de suas estruturas e quais animais possuem

O ocelo é um olho primitivo, formado por um grupo de células fotorreceptoras. Sua função é perceber luminosidade. Essa estrutura tem a capacidade de perceber a direção e intensidade luminosa. Também é conhecida como mancha ocular.

O ocelo pode ser encontrado em em platelmintos, hidromedusas e alguns tipos de insetos.

Estruturas e anatomia de um ocelo

Apesar de ser uma estrutura simples se comparada a um olho verdadeiro essa estrutura apresenta uma certa complexidade. O ocelo é constituído por células sensoriais, células pigmentadas. Esses dois tipos de células se conectam a um nervo óptico.

Função do Ocelo

A principal função do ocelo é perceber a intensidade e a direção da luz. As imagens não aparecem de maneira nenhuma de forma nítida. No máximo como um aparecimento de um borrão.

Há ocelos que funcionam como olhos falsos. Não é portanto uma estrutura sensorial e sim um mimetismo, onde determinada espécie imita olhos para parecer maior por exemplo.

Assuntos Relacionados

Referências Bibliográficas

Biologia dos Invertebrados 7ed – Link

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar