O que é

O que é protonefrídio – Função

Como funcionam os protonefrídios

O protonefrídio  é uma rede de túbulos sem saída, encontrados nos As extremidades são chamadas de células-flama (se ciliadas) ou solenócitos (se flageladas); eles executam a função de osmorregulação.

As células terminais estão localizadas na extremidade cega do protonefrídio. Cada célula tem um ou mais cílios e sua batida dentro do tubo cria uma corrente para fora e, portanto, uma pressurização parcial no tubo cego. Por causa disso, essa pressão direciona os fluidos residuais do interior do animal.

As perfurações na célula terminal são grandes o suficiente para que pequenas moléculas passem, mas proteínas maiores são retidas dentro do animal.

Os protonefrídios são geralmente encontrados em organismos basais, como no caso o filos dos platelmintos. Essas estruturas são encontradas também no filo dos rotíferos, nemértea e até mesmo em alguns protocordados.

Assuntos Relacionados

Referências Bibliográficas

Princípios de Fisiologia Animal – Link

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar