Mundo AnimalSuper InteressanteZoologia

Estrela do Mar – Curiosidades

Como as estrelas do mar se alimentam, reproduzem, se locomovem? Tudo isso e mais você vai ver nessa postagem

Você sabia que a Estrela do Mar é um animal? Pois é, além disso, elas são animais exclusivamente marinhos, que vivem no fundo do mar. São aproximadamente 1600 espécies que podem ter uma grande variedade de formas, cores, tamanho e comportamento “bem estranhos”. Neste artigo, vamos apresentar suas principais características além de suas maiores curiosidades, é claro.

Características da Estrela do Mar

Estes animais fazem parte de grupo de animais denominados Equinodermos, ou filo echinodermata da classe Asteroides. Você não leu errado, é asteroide mesmo. Possuem cinco  ou mais braços. Entre seus parentes mais próximos podemos citar o Ouriço do Mar, a bolacha do Mar e o Pepino mar.

Estrela Azul

Veja uma aula completa sobre os Equinodermos

Possuem um endosqueleto. Sim, isso mesmo. Muitas pessoas confundem, e pensam que estrelas do mar possuem exoesqueleto, esse é um engano comum, pois  por serem duras e o endosqueleto ser bastante superficial revestido por uma fina camada de epiderme. O material principal de seu esqueleto interno é o calcário.

Pé de uma estrela

A estrela-do-mar é um  animal com sistema digestivo com certo grau de complexidade, possuem boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Uma característica única desses animais é que elas evertem seu próprio sistema digestivo. São animais carnívoros

Possuem um sistema único que nenhum outro ser vivo do Reino Animal possui. Estamos falando do Sistema Ambulacral. Na verdade, trata-se de um sistema hidrovascular que faz com que o anima se movimente.

Aqueles vários “cílios” nos pés da estrela-do-mar se movimenta graças a este sistema. Possuem também um sistema excretor e sua respiração ocorre através de brânquias.

Estrela do mar estilosa

Curiosidades sobre a estrela-do-mar

As estrelas do mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, se ela perder um braço, o animal poderá facilmente reconstruir outro. O braço perdido poderá inclusive gerar uma nova estrela-do-mar.

Você já viu como uma estrela-do-mar se move? Sinistro.

São animais predadores que muitas vezes caçam e alimentam-se de outros animais maiores que ela.

Elas são encontradas em todos os oceanos. Concentram-se em sua maior parte em águas quentes. Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas do mar.

A maior parte tem cinco braços, porém é comum encontrar espécies com dezenas de braços.

Elas podem colocar o estomago para fora do corpo para se alimentar. Essa capacidade é única no Reino Animal e só é encontrada na estrela-do-mar. Isso porque como não são capazes de mastigar, utilizam as enzimas digestivas do estômago para auxiliar na digestão e ingestão.

Possuem uma incrível força em seus braços e aplicam para abrir conchas de mexilhões, um dos seus alimentos preferidos. Elas também se alimentam de varies espécies de moluscos, crustáceos, vermes parentes da planária,  corais e até mesmo peixes também estão em seu cardápio.

Alimentação - Asteroide

São animais sem coração, porém, possuem um líquido com função semelhante ao do sangue, porém incolor, chamada hemolinfa.

Muitas espécies estão correndo um sério risco de extinção por conta do aquecimento global. Principalmente por que animais dos quais ela se alimenta estão diminuindo e assim vai gerando uma espécie de perigo de extinção em cadeia.

A estrela-do-mar bota ovo, ou melhor, bota vários ovos, que são fecundados fora do corpo, ao eclodir a estrelinha passa por uma fase larval antes se tornar adulta. Isso se ela sobreviver e chegar a fase adulta.

Quando esses animais estão em um ambiente desfavorável esses animais fazem algo impressionante. Eles eliminam suas próprias vísceras pelo ânus e só regeneram em algumas semanas depois se o ambiente se tornar favorável. Isso provavelmente acontece para que esses animais possam economizar energia.

Você também poderá querer ver uma aula completa sobre o Reino Animal.

Variedades

A classe Asteroide do filo dos Equinodermos possui uma grande variedade em tipos de estrela-do-mar. Veja algumas fotos desses animais incríveis


Estrela de vários braços

Crown of Thorns

Estrela vermelha com espinhos

outra do mar

Não esqueça de dizer o que achou desta aula, deixe suas críticas e sugestões. Se tiver alguma dúvida escreva nos comentários.

Até a próxima postagem.

Veja também:

Referências bibliográficas

  • Zoologia Resumida Para Vestibular Por G.a.q.c. – Link
  • Citologia, Zoologia E Fisiologia Resumida Para Vestibular Por G.a.q.c. – Link

Artigos relacionados

111 Comentários

  1. Tenho uma casa na praia de Fagundes em Lucena, litoral norte de JoãoPessoa na Paraíba e é cheia de estrela do mar, tipo bolacha, a gente tem que entrar calçado pq formam um tapete. Pq isso acontece? São prejudiciais à saúde humana?

    1. Pode ser que ali seja um ponto de reprodução dessa espécie de bolacha do mar. A presença delas indica em geral que a praia é limpa. Se o número delas começar a diminuir, a possível causa é a queda na qualidade da água.
      Não existe nenhum problema a presença delas, você tem bastante sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você