Estrela do Mar – Curiosidades

Você sabia que a Estrela do Mar é um animal? Pois é, além disso, elas são animais exclusivamente marinhos, que vivem no fundo do mar. São aproximadamente 1600 espécies que podem ter uma grande variedade de formas, cores, tamanho e comportamento “bem estranhos”. Neste artigo, vamos apresentar suas principais características além de suas maiores curiosidades, é claro.

Características da Estrela do Mar

Estes animais fazem parte de grupo de animais denominados Equinodermos, ou filo echinodermata da classe Asteroides. Você não leu errado, é asteroide mesmo. Possuem cinco  ou mais braços. Entre seus parentes mais próximos podemos citar o Ouriço do Mar, a bolacha do Mar e o Pepino mar.

Estrela Azul

Veja uma aula completa sobre os Equinodermos

Possuem um endoesqueleto. Sim, isso mesmo. Muitas pessoas confundem, e acham que estrelas do mar possuem exoesqueleto, esse é um engano comum pois,  por serem duras e o endoesqueleto ser bastante superficial revestido por uma fina camada de epiderme. O material principal de seu esqueleto interno é o calcário.

Pé de uma estrela

A estrela do mar é um  animal com sistema digestivo com certo grau de complexidade, possuem boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Uma característica única desses animais é que elas evertem seu próprio sistema digestivo. São animais carnívoros

Possuem um sistema único que nenhum outro ser vivo do Reino Animal possui. Estamos falando do Sistema Ambulacral. Na verdade trata-se de um sistema hidrovascular que faz com que o anima se movimente. Aqueles vários “cílios” nos pés da estrela do mar se movimenta graças a este sistema. Possuem também um sistema excretor e sua respiração ocorre por meio de brânquias.

Estrela do mar estilosa

Curiosidades

As estrelas do mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, se ela perder um braço, o animal poderá facilmente reconstruir outro. O braço perdido poderá inclusive gerar uma nova estrela do mar.

São animais predadores que muitas vezes caçam e alimentam-se de outros animais maiores que ela.

Elas são encontradas em todos os oceanos. Concentram-se em sua maior parte em águas quentes. Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas do mar.

A maior parte tem cinco braços, porém é comum encontrar espécies com dezenas de braços.

Elas podem colocar o estomago para fora do corpo para se alimentar. Essa capacidade é única no Reino Animal e só é encontrada na estrela do mar. Isso porque como não são capazes de mastigar, utilizam as enzimas digestivas do estômago para auxiliar na digestão e ingestão.

Possuem uma incrível força em seus braços e aplicam para abrir conchas de mexilhões, um dos seus alimentos preferidos. Elas também se alimentam de varies espécies de moluscos, crustáceos, vermes parentes da planária,  corais e até mesmo peixes também estão em seu cardápio.

Alimentação - Asteroide

São animais sem coração, porém, possuem um líquido com função semelhante ao do sangue, porém incolor, chamada hemolinfa.

Muitas espécies estão correndo um sério risco de extinção por conta do aquecimento global. Principalmente por que animais dos quais ela se alimenta estão diminuindo e assim vai gerando uma espécie de perigo de extinção em cadeia.

A estrela do mar bota ovo, ou melhor, bota vários ovos, que são fecundados fora do corpo, ao eclodir a estrelinha passa por uma fase larval antes se tornar adulta. Isso se ela sobreviver e chegar a fase adulta.

Quando esses animais estão em um ambiente desfavorável esses animais fazem algo impressionante. Eles eliminam suas próprias vísceras pelo ânus e só regeneram em algumas semanas depois se o ambiente se tornar favorável. Isso provavelmente acontece para que esses animais possam economizar energia.

Você também poderá querer ver uma aula completa sobre o Reino Animal.

Variedades

A classe Asteroide do filo dos Equinodermos possui uma grande variedade em tipo de estrela do mar. Veja algumas fotos desses animais incríveis


Estrela de vários braços

Crown of Thorns

Estrela vermelha com espinhos

outra do mar

Não esqueça de dizer o que achou desta aula, deixe suas críticas e sugestões. Se tiver alguma dúvida escreva nos comentários.

Até a próxima postagem.

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

104 thoughts on “Estrela do Mar – Curiosidades”

  1. Parabéns Planeta Biologia!!!
    Estou escrevendo um livro infantil e a principal personagem é uma estrela do mar, o artigo foi inspirador!
    Xêro pra vocês!!! <3

  2. Olá, meu filho foi ontem a praia com o avo e trouxe uma linda estrela do mar viva dentro de um balde de agua salgada (do mar mesmo), não pude levar a coitada de volta ontem mesmo para a praia de volta e hoje, parece que ela está morta….. será que se levarmos ainda hoje ela de volta para o mar ela sobrevive??? não queremos matar este animal tão espetacular, foi mesmo um lapso trazer ele para casa! mas quero saber se ainda podemos salvá-la ou realmente ela já morreu…. 🙁

    1. É difícil dizer se o animal já está morto ou não, mas é sempre recomendado deixar qualquer tipo de ser vivo em seu habitat natural.

  3. Qual a função da estrela do mar na natureza? já vi que são consideradas como pragas pela sua voracidade e reprodução. É pertinente essa informação?

    1. Estrelas do mar são fundamentais para o equilíbrio ecológico e manutenção da biodiversidade em ambientes marinhos, principalmente em regiões de corais. A retirada desses animais provocaria profundos impactos aos ecossistemas em que se encontram. Há exceções, mas aí a culpa é do homem e não de determinada espécie de estrela do mar. Quando uma determinada espécie de estrela do mar é retirada de seu ambiente natural e levada pra outro local, poderá haver prejuízos por se tratar de uma espécie exótica. Mas isso representa exceção e não a regra.

  4. Ouvi falar que os fósseis de estrelas do mar soltam substâncias tóxicas na água do aquário. É verdade? Não se pode manter um fóssil em um aquário de água doce?

    1. Pode, desde que seja adquirida em uma loja de aquário com permissão. É necessário que se tenha um aquário grande de água salgada. A aquisição e manutenção é cara. Em relação a alimentação vai depender da espécie de estrela do mar, Existem desde as carnívoras predadoras, até aquelas que se alimentam de material em decomposição. Agora se pegar uma animal encontrado na praia e levar para casa vai morrer, porque ela vive muito tempo fora da água do mar. Além de ser um mal trato com o animal. Nós do Planeta Biologia não somos favoráveis a crianção de animais selvagens (que é o caso de uma estrela do mar) em cativeiro. Mas esta já é uma outra discussão.

  5. Muito bom o contéudo , parabéns !! Faço Ciências Biológicas pela UFRJ , vou fazer a disciplina Deuterostomados no próximo semestre e vim dá uma olhadinha já nas estrelas do mar ! Valeu !!

      1. Olá preciso de ajuda… Ajoelhei para tirar uma.fsto.de.um.casal amigo e acabei que um joelho caiu em cheio em a bolacha do mar.. Os Espinhos estão bem pequenos no meu joelho.. Como devo proceder por favor

    1. O peso médio eu não tenh essa informação, mas o peso de uma estrela do mar vai depender muito da espécie. Pode variar de umas poucas gramas até vários quilos.

  6. Olá!
    Muito bacana o site!
    Parabéns!
    Me perdoem se deixei passar batido,mas não consegui encontrar o tempo de vida das estrelas-do-mar.
    Podem me ajudar?
    Obrigada!

    1. O tempo de vida varia dependendo das espécies. Essa aula está em revisão e em breve terá mais informações e um vídeo também para complementar essa aula

    1. Não. O sal de cozinha é feito essencialmente de cloreto de potássio. A água do mar é uma solução muito mais rico em diversos minerais. Ela só sobreviveria com a água do mar.

  7. Conteúdo bem explicado,organizado,e muito bem escrito!
    Parabéns, continuem com esse site maravilhoso,e sei que quando precisar estudar ja tenho minha preferência. ??

  8. Esse site é simplesmente fodastico. Apresentei meu seminário sobre equinodermos e tirei dez. O professor adorou as fotos e as curiosidades. Agradeçoooooo muuuuuito por vcs colaborarem com um material que pra mim fez a maior diferença.
    Ahhh, e eu até comecei a gostar das estrelar do mar.

  9. Eu amei a matéria oque fez pesquisar sobre as estrelas do mar foi uma criança de apenas 6 anos, ele é extremamente curioso e também amou muito a forma que explica as muitas características desse animal ( que eu nem sabia que era um animal ) e também as fotos… Incrível, obrigada por vcs pesquisarem e nos dar a oportunidade de saber mais detalhes de muitos outros assuntos do Reino animal! Parabéns.

  10. O conteúdo exposto é de ótima qualidade e de fácil compreensão, que permite com que o estudante possa entender e explicar sobre o assunto, se necessário for.
    Parabéns!

  11. Parabéns !!

    amei essas informações e me ajudou muito , queria pedir que possam colocar qual é a área geográfica onde ela ocorre …

  12. Sou aquarista marinho e me consta estrelas se alimentando de filmes de bactéria e matéria vegetal também.
    “..Isso porque como não são capazes de mastigar, utilizam as enzimas digestivas do estômago para auxiliar na digestão.” Não seria o correto; auxiliar na ingestão????
    Enfim, só quis colaborar.

    1. Muito boa sua observação Eduardo. Na verdade os dois são corretos, ajudam também na digestão e claro na ingestão, já que sem a ação das enzimas ficaria muito difícil a ingestão. De qualquer forma vou colocar também ingestão. Obrigado pela observação.

    1. Me corrijam se eu estiver errada mais de acordo com umas pesquisas posso afirmar que tanto o seu tamanho, como a sua cor também variam de espécie para espécie, mas por norma têm entre 12 e 14 centímetros, podendo no máximo atingir um metro de diâmetro e o tempo de vida pode variar de três a cinco anos

  13. bom to fazendo trabalho na scola me ajudou muito mas so preciso saber uma informação importante mas não achei nenhuma recomendada para um 3 ano do ensino fundamental

    1. Muito bem observado Carla,
      Eu vou organizar as referências bibliográficas como você sugeriu, no caso desse artigo são várias. As espécies ainda não foram por motivo de tempo, mas seu pedido é muito pertinente.
      Obrigado por suas observações e sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Baixar Material
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
Fechar

Você é  Professor(a)?

Aqui tem 5 Slides GRÁTIS    pra você baixar agora.
Baixar Slides
close-link
Close