Aulas

O que é adsorção viral

Entenda como um vírus se liga a célula para começar a infecção

A adsorção viral é a primeira etapa de um vírus durante uma infecção em uma célula hospedeira. Define-se adsorção viral quando a proteína presente em um vírus se liga a uma estrutura na membrana celular de uma célula hospedeira.

O vídeo abaixo ilustra bem o momento em que um vírus se fixa a uma célula hospedeira, observe.

A estrutura ligante presente na membrana celular, pode ser uma proteína, glicoproteína, lipídeo ou um glicolipídeo

Quando o vírus se liga a estrutura na membrana celular, haverá a preparação para a próxima fase da infecção do vírus: a penetração viral.

 

Essa fixação pode acontecer de várias formas, como por exemplo interação iônica. Onde os polos elétricos da proteína do vírus reconheceram receptores específicos presentes na célula hospedeira. A adsorção viral é a primeira fase da replicação do vírus.

Na imagem abaixo, dois exemplos de vírus se adsorvendo a uma membrana celular por interação iônica.

Adsorção viral por interação iônica

O mecanismo de adsorção viral se dá pela interação do tipo chave fechadura. Ou seja, a proteína viral irá apenas se fixar em um receptor específico.

Essa proteína pode tanto estar presente no capsídeo viral, no envelope viral ou ainda ser o peplômero de certos tipos de vírus.

Anticorpos ou proteínas do complemento, podem inativar proteínas responsáveis pela adsorção viral. Quando isso acontece o vírus fica inativado e perde seu poder infectante.

Além disso esses anticorpos sinalizam ao sistema imunológico que o vírus pode ser fagocitado.

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

FLORES, Eduardo Furtado; KREUTZ, Luiz Carlos. Replicação viral. ORG., p. 107, 2007.

SILVA, Joselma Siqueira. Estudo da interação do adenovírus humano, sorotipo 41 (HAdV-41), com células permissivas. 2008. Tese (Doutorado em Microbiologia) – Instituto de Ciências Biomédicas, University of São Paulo, São Paulo, 2008. doi:10.11606/T.42.2008.tde-24112008-161607. Acesso em: 2020-05-14. – DOI

 

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar