O que é adsorção viral
Entenda como um vírus se liga a célula para começar a infecção

A adsorção viral é a primeira etapa de um vírus durante uma infecção em uma célula hospedeira. Define-se adsorção viral quando a proteína presente em um vírus se liga a uma estrutura na membrana celular de uma célula hospedeira.
O vídeo abaixo ilustra bem o momento em que um vírus se fixa a uma célula hospedeira, observe.
A estrutura ligante presente na membrana celular, pode ser uma proteína, glicoproteína, lipídeo ou um glicolipídeo
Quando o vírus se liga a estrutura na membrana celular, haverá a preparação para a próxima fase da infecção do vírus: a penetração viral.
Essa fixação pode acontecer de várias formas, como por exemplo interação iônica. Onde os polos elétricos da proteína do vírus reconheceram receptores específicos presentes na célula hospedeira. A adsorção viral é a primeira fase da replicação do vírus.
Na imagem abaixo, dois exemplos de vírus se adsorvendo a uma membrana celular por interação iônica.
O mecanismo de adsorção viral se dá pela interação do tipo chave fechadura. Ou seja, a proteína viral irá apenas se fixar em um receptor específico.
Essa proteína pode tanto estar presente no capsídeo viral, no envelope viral ou ainda ser o peplômero de certos tipos de vírus.
Anticorpos ou proteínas do complemento, podem inativar proteínas responsáveis pela adsorção viral. Quando isso acontece o vírus fica inativado e perde seu poder infectante.
Além disso, esses anticorpos sinalizam ao sistema imunológico que o vírus pode ser fagocitado.
Leitura sugerida
Referências bibliográficas
- FLORES, Eduardo Furtado; KREUTZ, Luiz Carlos. Replicação viral. ORG., p. 107, 2007.
- SILVA, Joselma Siqueira. Estudo da interação do adenovírus humano, sorotipo 41 (HAdV-41), com células permissivas. 2008. Tese (Doutorado em Microbiologia) – Instituto de Ciências Biomédicas, University of São Paulo, São Paulo, 2008. doi:10.11606/T.42.2008.tde-24112008-161607. Acesso em: 2020-05-14. – DOI
Já é conhecida a média de tempo necessária para se completar o processo de adsorção viral no caso do SARS-COV-2 em célula humana? E o mesmo para o processo da penetração viral?