Aulas

O que é desnudamento viral

Entenda como acontece o desnudamento do ácido nucleico dos vírus

Desnudamento viral é o processo em que o ácido nucleico de um vírus é liberado e fica exposto no interior de uma célula hospedeira. Quando o genoma viral está desnudo, ele está pronto agora para começar a produzir as proteínas que vão fazer parte do vírus.

Esse processo pode tanto receber o nome de desnudamento viral ou decapsidação. Processo no qual o capsídeo viral é totalmente desmontado. A imagem abaixo mostra o processo de desnudamento logo após a fase de penetração.

O que é desnudamento viral

Antes do desnudamento do ácido nucleico, há duas fases anteriores: a adsorção viral, quando o vírus se liga a membrana celular; e a penetração viral, quando o vírus passa da membrana celular para o citoplasma da célula.

O processo de desnudamento do ácido nucleico ocorre então logo após o vírus passar para o interior da célula. O genoma viral vai então para um local específico na célula. Que pode ser tanto no citoplasma, quanto no núcleo celular.

Depois que esse genoma viral estiver no local correto, ele poderá ser traduzido, transcrito ou replicado. E para que isso aconteça esse genoma deve estar desnudo, ou seja, deve estar livre e exposto no interior da célula. O  ácido nucleico dos vírus podem ser de dois tipos: ou DNA, ou RNA. Nunca os dois ao mesmo tempo.

Em alguns vírus, o desnudamento pode ocorrer logo apos a penetração, principalmente em vírus que não possuem o envelope viral. Porém, quando o vírus possui um envelope, o capsídeo deverá ser desmontando em outro local no interior celular.

O local do desnudamento viral pode ser bastante variável. Pode ocorrer no citoplasma, no núcleo celular, no interior de endossomos, ou em alguns casos, pode nem acontecer, como é o casos dos Poxvírus e Reovírus.

Veja uma vídeo animação abaixo sobre as fases da replicação viral

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

GONÇAVES, Cláudio. Biologia molecular do vírus papiloma humano. 2001 – ISSN

 

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar