O que é penetração viral
Entenda com um vírus consegue passar para o interior de uma célula hospedeira

A penetração viral é a fase em que um vírus passa para o interior de uma célula hospedeira. É a segunda fase da infecção, a primeira fase, a adsorção viral, o vírus se liga a uma estrutura presente na membrana celular. Logo após a adsorção, o virion estará pronto para invadir a célula.
A penetração viral pode variar dependendo do tipo de vírus. Se o vírus possuir um envelope viral, a infecção será diferente se o vírus possuir apenas o nucleocapsídeo
Veja uma vídeo animação abaixo para visualizar entrada de um vírus no interior da célula e as principais fases da replicação viral e
Como ocorre a penetração viral
A penetração viral pode ocorrer basicamente de três maneiras: endocitose, entrada por fusão de membranas ou translocação.
Na penetração por endocitose a proteína viral se liga a membrana plasmática evolverá o vírus que em seguida passará para o interior da célula
A entrada por fusão de membranas só acontece em vírus que possuem envelope viral. O envelope vai se fundir com a membrana da célula liberando assim o capsídeo viral.
No processo de translocação do virion ou do seu material genético do espaço extracelular para o citoplasma da célula hospedeira.
A entrada é obtida através da formação de poros, com ação de uma proteína receptora, que serpa responsável por transportar o material viral da membrana celular para o citoplasma da célula.
Muitos vírus são capazes de utilizar várias vias de captação, simultaneamente ou dependendo do tipo de célula hospedeira alvo.
Logo depois da penetração, tudo está pronto para a próxima fase: o desnudamento do genoma viral. Nessa fase o ácido nucleico do vírus estará pronto para a próxima fase da replicação.
Leitura sugerida
Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.
Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.
Referências bibliográficas
- FLORES, Eduardo Furtado; KREUTZ, Luiz Carlos. Replicação viral. ORG., p. 107, 2007.
- INFLUENZA, A. Virus. Avian Influenza. David Swayne, ed, p. 3-22, 2008. – Link