Aulas

O que são euglenas: características, classificação

Algas euglenófitas - Filo Euglenophyta - os protistas flagelados

As  euglenas são algas protistas flageladas. São seres unicelulares de cor verde devido a presença de clorofila e a forma de um fio fino.

Por possuírem clorofila, são seres e fotossintetizantes e podem produzir o próprio alimentos.

A euglena é um organismos unicelular que vivem principalmente em água doce, embora algumas espécies sejam encontradas em água salgada.

Elas têm caudas longas chamadas flagelos, que eles usam para se mover através da água. A maioria das espécies de euglena contém cloroplastos e produz seus próprios alimentos através da fotossíntese.

Também podem ser encontradas em locais úmidos, como a parede do banheiro, pedras, t telhado ou até mesmo em casca de árvore.

Embora muitas espécies realizem fotossíntese usando pigmentos de clorofila, elas também se alimentam de outros organismos, envolvendo-as em suas membranas celulares através de um processo conhecido como fagocitose.

São portanto, seres mixotróficos como as diatomáceas. Isso significa dizer que são seres tanto heterótrofos quanto autótrofos.

Euglenas não possui paredes celulares, mas possui uma camada especial de proteína chamada película que envolve a célula e oferece proteção.

Classificação das euglenas

Toda euglena pertence ao gênero Euglena. O filo eugelnoidea, também pode ser chamada de Filo Euglenophyta pelos botânicos ou filo Filo Euglenozoa quando são citadas por zoólogos.

Euglenas são eucariontes que fazem parte do reino protistas, o que significa que mostram características vistas em plantas e animais.

Esses seres são comumente chamadas de algas. Esse grupo pode ser agrupado de acordo com os pigmentos presentes em suas células. Por exemplo:

  • Phaeophyta
  • Chrysophyta
  • Rhodophyta
  • Chlorophyta
  • Euglenophyta

Principais características das Euglenas

As euglenas tem como principais características:

  • São verdes porque contêm clorofila,
  • Células ovais alongadas,
  • De um lado, há aberturas celulares,
  • de sua abertura aparece um flagelo (chicote) que funciona como uma ferramenta de movimento.

Principais características das Euglenas

Alimentação das euglenas

Como organismos que se assemelham a plantas, as euglena podem produzir seu próprio alimento por fotossíntese.

Com a ajuda da luz solar, os seres vivos podem transformar uma clorofila em energia.

Além da fotossíntese, uma euglena também pode ser um predador e se alimentar de seres menores ou de nutrientes em suspensão na água. 

Por esse motivo são chamados de seres mixotróficos.

Reprodução das euglenas

A reprodução das euglenas acontece principalmente assexuada pela divisão celular por mitose. Está divisão vai gerar duas células. Cada  célula possui um núcleo, membrana celular e citoplasma.

Há também reprodução sexuada entre as euglenas por isogamia. A isogamia sexual e feita por oogamia.

A isogamia ocorre se as células sexuais femininas e masculinas que tem o mesmo tamanho e que são difíceis de distinguir.

A oogamia acontece entre as células sexuais masculinas e as células sexuais femininas tiverem formas e tamanhos diferentes e forem facilmente distinguíveis.

É a partir da fusão de duas células sexuais, ocorrerá a fecundação que produz um zigoto. O zigoto continuará a se transformar em novos indivíduos.

 Na reprodução assexuada, as euglenas se reproduzem através de um processo conhecido como fissão binária.

O processo começa quando a euglena replica seu DNA e se expande em tamanho. Em seguida, ele se divide ao meio, criando dois organismos completos, cada um com DNA idêntico.

Perguntas e respostas sobre as euglenas

O que são euglenas?

Euglenas são alga unicelulares que fazem parte do filo Euglenophyta. 

Possuem flagelo e são verdes. Possuem clorofila, portanto, tem a capacidade de realizar fotossíntese e produzir o próprio alimento.

Onde vivem as euglenas?

Vivem principalmente em água doce, por exemplo, lagoas de água, campos de arroz, rios ou valas.

são mais comum em lagoas e córregos, mas são encontradas em mares e oceanos também.

Elas visíveis a olho nu?

Eles não podem ser vistos a olho nu, mas são facilmente visualizados sob um microscópio óptico.

As Euglenas são frequentemente identificadas visualmente pelos seus olhos vermelhos e pela presença de flagelos, que eles usam para detectar a luz.

Euglenas são animais ou plantas?

Nenhum nem outro. Euglenas são protistas.

É bem verdade que são seres vivos que tem características que se assemelham aos animais porque podem se alimentar por conta própria, mas também possuem a capacidade de produzir o própria alimento através da energia da luz.

Quais são os principais exemplos/espécies de euglena?

Entre os principais exemplos podemos citar:

  • Euglena viridis
  • Distgma sp
  • Peranema sp
  • Eutreptia sp

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

KIM, Jun Tae; BOO, Sung Min; ZAKRYS, Bozena. Floristic and Taxonomic Accounts of the Genus Euglena (Euglenophyceae). Algae, v. 13, n. 2, p. 173-197, 1998.

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *