AulasMicrobiologiaSeres Vivos

O que são Seres Unicelulares – Exemplos, Fotos

Veja vários exemplos de organismos unicelulares e suas características

Os seres unicelulares são seres vivos que possuem uma única célula. São os seres vivos mais simples de nosso planeta. Como principais exemplos podemos citar as bactérias, protozoários e alguns tipos de fungos e algas.

Esses organismos podem viver tanto de forma individual como em colônias, como é o caso de vários tipos de bactérias e algas.

O que são Seres Unicelulares – Definição

Como o próprio nome diz, seres unicelulares são os organismos que possuem apenas uma célula. Também podem ser chamadas de organismos unicelulares.

Essa célula tem a capacidade de realizar tudo que esse organismo precisa para sobreviver, como a respiração, alimentação, excreção e manter em equilíbrio todas as funções celulares necessárias para a sobrevivência.

Principais exemplos de seres unicelulares

Entre os exemplos mais comuns estão as arqueobactérias, os protozoários como o paramécio, por exemplo, os fungos e as algas pluricelulares.

Ou seja, há tantos representantes unicelulares procariontes (células que não possuem núcleo), como células eucariontes (células que possuem núcleo).

Outro exemplo de ser unicelular que podem ser muito bonitos de se ver no microscópio são as diatomáceas. Veja a foto abaixo.

reprodução classificação diatomácea

Quais são as diferenças entre seres unicelulares e pluricelulares

A diferença é bastante intuitiva. Veja:

  • Ser unicelular: aquela ser vivo que possui uma única célula.
  • Ser pluricelular: aquele ser vivo que possui várias células.

Principais características de um organismo unicelular.

Esses seres vivos podem ter capacidade de se mover por conta própria, como no caso das amebas. Ou ainda não conseguir se locomover por própria, caso das algas. Tanto ameba quanto algas são representantes do Reino Protista.

Há também bactérias que podem se locomover por conta própria, com auxílio de cílios ou flagelos.

Seres unicelulares também podem ser:

  • Autótrofos: quando tem a capacidade de produzir seu próprio alimento, seja por fotossíntese ou quimiossíntese.
  • Heterótrofos: quando precisam obter o alimento na natureza.

Reprodução de um ser unicelular

Os seres unicelulares podem se reproduzir de forma sexuada, quando há a troca de matéria genético, gerando assim um individuo geneticamente diferente.

Ou ainda por reprodução assexuada, que é a mais comum entre esses seres. Onde a célula vai duplicar o material genético e se dividir em duas células filhas geneticamente idênticas.

Habitat

Esses seres podem ser encontrados nos mais diversos ambientes. Aquático marinho ou de água doce. Em ambientes terrestres, ou ainda como parasitas, vivendo no interior de outros seres vivos.

Assuntos Relacionados

Referências Bibliográficas

  • O Que É Vida? Por Lynn Margulis, Dorion Sagan – Link
  • ORIGENS – Por Rubens Souza – Link

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios! Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você