AulasFisiologia

Suco Pancreático: função, o que é, composição

O suco pancreático é um importante elemento na digestão. Entenda os processos

O suco pancreático é um líquido secretado pelo pâncreas que contém uma variedade de enzimas, incluindo tripsinogênio, quimotripsinogênio, elastase, carboxipeptidase, lipase pancreática, nucleases e amilase. É secreção alcalina clara que é liberada no duodeno e contém várias enzimas digestivas

O pâncreas é um órgão glandular no sistema digestivo e sistema endócrino dos vertebrados. É uma glândula endócrina que produz vários hormônios importantes como insulina, glucagon, somatostatina e polipeptídeo pancreático. É um órgão do sistema digestivo que secreta suco pancreático que possui enzimas digestivas que auxiliam na absorção de nutrientes e na digestão no intestino delgado.

Essas enzimas ajudam a quebrar ainda mais os carboidratos, proteínas e lipídios no quimo.

O que é suco pancreático

O suco pancreático é de natureza alcalina devido à sua alta concentração de íons bicarbonato que neutralizam o ácido gástrico e permitem uma ação enzimática eficaz.

A secreção do suco pancreático é regulada pelos hormônios secretina e colecistocinina. É produzido pelas paredes do duodeno após a detecção de alimentos ácidos, proteínas, gorduras e vitaminas. A secreção pancreática consiste em um componente de bicarbonato aquoso das células do ducto e um componente enzimático das células acinares.

Como o pâncreas é uma espécie de depósito de enzimas digestivas, a lesão no pâncreas é potencialmente fatal. Uma punção do pâncreas geralmente requer intervenção médica imediata e experiente.

Uma variedade de fatores causa uma alta pressão dentro dos ductos pancreáticos. A ruptura do ducto pancreático e o vazamento de suco pancreático causam a autodigestão pancreática.

Qual a função do suco pancreático

O suco pancreático tem função digestiva. Ele possui enzimas que irão digerir proteínas, carboidratos e lípídeos. Além disso, neutraliza a acidez dos alimentos que acabaram de chegar do estômago.

suco pancreático tem função digestiva

O pâncreas produz cerca de 1,5 litro de secreção pancreática todos os dias e a mistura com o conteúdo do intestino delgado.

Depois de misturado com o suco gástrico, o quimo que sai do estômago é altamente ácido ( valor de pH 1-2) e deve ser neutralizado porque as enzimas do suco pancreático não podem cumprir suas funções em um valor de pH ácido.

O suco pancreático, portanto, contém uma alta concentração de bicarbonato, que, juntamente com secreções alcalinas do fígado e intestinos, neutraliza os ácidos.

A secreção do suco pancreático é estimulada principalmente pelos hormônios secretina e colecistocinina , que são secretados pelas células do duodeno quando o quimo ácido entra em contato com a membrana mucosa do intestino delgado.

Composição do suco pancreático

Além de água e íons , o suco pancreático contém inúmeras enzimas que são necessárias para a quebra final de proteínas, carboidratos e gorduras.

Como enzimas de quebra de proteínas, a tripsina e a quimotripsina são tão agressivas que são secretadas como precursores inativos ( tripsinogênio e quimotripsinogênio ), caso contrário atacariam e digeririam o próprio tecido pancreático.

Os precursores inativos só são convertidos em enzimas ativas no intestino delgado. Essas enzimas quebram as ligações peptídicas dentro das moléculas de proteína, resultando em peptídeos menores.

A carboxipeptidase separa aminoácidos individuais do final das moléculas de proteína, que são então capazes de absorção.

A alfa-amilase decompõe o amido vegetal no dissacarídeo maltose e, assim, contribui para a digestão de carboidratos.

A lipase pancreática é uma enzima digestora de gordura produzida pelo pâncreas que decompõe os ácidos graxos das gorduras neutras (triglicerídeos). A elastase pancreática serve para quebrar a elastina .

Ezimas do suco pancreático

Entre as principais enzimas que compõe o suco pancreático podemos citar:

  • amilase pancreática,
  • lipase pancreática,
  • tripsinogênio,
  • quimiotripsinogênio,
  • pró-carboxipeptidase,
  • pró-elastase,
  • calicreinogênio,
  • fosfolipase A e B,
  • nucleotidases,
  • secretina,
  • colecistocinina,
  • elastase,
  • carboxipeptidase
  • íons bicarbonatos.

Resumo

  1. O líquido ou suco pancreático contém enzimas digestivas que passam para o intestino delgado, onde ajudam a quebrar ainda mais os carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras) no quimo.
  2. O líquido pancreático é de natureza alcalina devido à sua alta concentração de íons bicarbonato que neutralizam o ácido gástrico e permitem uma ação enzimática efetiva.
  3. A secreção do suco pancreático é regulada pelos hormônios secretina e colecistocinina. É produzido pelas paredes do duodeno após a detecção de alimentos ácidos, proteínas, gorduras e vitaminas.

Atividades e exercícios

1 – Qual a definição de suco pancreático?

Resposta: A secreção pancreática é um fluido corporal contendo inúmeras enzimas que é secretada pela parte exócrina do pâncreas ( pâncreas).

Assuntos relacionados

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

GOERSCH, Maria Clara da Silva. Fisiologia digestiva: hormônios e enzimas envolvidas. 2022.

TEIXEIRA, Daniel A. Fisiologia humana. Núcleo de Investigação Científica e Extensão. Minas Gerais, p. 36-43, 2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo