AulasFisiologia

Digestão: o que é, como acontece, função

Como acontece o processo de digestão, seus principais tipos e importância

A digestão é o processo de quebrar os alimentos em partes tão pequenas que nosso corpo pode absorver para serem utilizados em nossas células. O corpo precisa de matérias-primas para crescer e reparar lesões. E ele precisa de energia. A comida fornece ambos.

Nosso sistema digestório não pode fazer nada com o que comemos no início. A comida deve ser dividida em partes muito pequenas. Esta é a única maneira que o corpo pode absorver os blocos de construção que compõem nossa comida.

Em um ser humano adulto, a distância da boca ao ânus é de cerca de nove metros. Desta forma, os alimentos são decompostos e tratados com várias substâncias químicas.

O sangue então transporta esses blocos de construção para as células onde são necessários. O que o corpo não pode usar dos alimentos, por outro lado, excreta como fezes.

O que é digestão

A digestão é o esmagamento mecânico e por processos químicos dos componentes dos alimentos ingeridos e sua posterior decomposição enzimática.

Nós comemos para converter alimentos em energia para o nosso corpo. Isso acontece durante a digestão através de vários processos químicos e mecânicos.

Qual o caminho que a comida toma?

Na boca , o alimento é decomposto pelos dentes e misturado com a saliva. Quando você engole, a comida percorre do esôfago para o estômago.

Lá já é parcialmente digerido pelo suco gástrico e as bactérias são mortas. Em seguida, continua no duodeno onde será a vez dos sucos entéricos agirem nos nutrientes.

Outros sucos, como a bile, são então adicionados do fígado e do pâncreas. A polpa do alimento, também chamada de quimo é bem fina aqui e depois passa pelo intestino delgado.

Aqui a polpa do alimento é dividida em pequenas partes. Eles são absorvidos pela corrente sanguínea. A polpa do alimento passa para o intestino grosso, onde o excesso de água será reabsorvido.

A polpa do alimento é assim engrossada em fezes , daí o nome do intestino grosso. As fezes ficam armazenadas no reto até que tenhamos que ir ao banheiro. A abertura no final do intestino é chamada de ânus.

Qual a função da digestão

A função da digestão é decompor os compostos moleculares presentes nos alimentos como as proteínas, carboidratos, gorduras, aminoácidos, monossacarídeos, ácidos graxos etc. Este processo bioquímico-mecânico é mediado por enzimas digestivas quando química e pelo dentes e movimentos peristálticos quando mecânico.

Esse processo começa assim que o alimento sólido ou líquido é colocado na boca e termina com a excreção de restos indigeríveis do quimo (fezes). O tempo de digestão é de 33 a 43 horas em média, dependendo do tipo de alimento.

Órgãos do aparelho digestivo

Órgãos do aparelho digestivo

O trato digestivo inclui os seguintes órgãos digestivos:

  • boca
  • faringe
  • esôfago
  • estômago
  • intestino delgado intestino grosso
  • ânus

O intestino delgado e o intestino grosso são subdivididos com base em seu comprimento e suas diferentes funções. As seções individuais do intestino delgado são conhecidas como duodeno, jejuno e íleo. No caso do intestino grosso, são o ceco com apêndice, o cólon e o reto.

Órgãos produtores de enzimas digestivas

Outros órgãos que estão fora do trato digestivo, mas desempenham um papel importante na digestão, incluem:

  • vesícula biliar
  • glândulas salivares
  • pâncreas
  • fígado

Esses órgãos subsidiários da digestão produzem ou armazenam importantes enzimas digestivos, como saliva ou bile , que ajudam a decompor melhor os alimentos.

Digestão na boca

A primeira fase da digestão começa na boca. Aqui o alimento é triturado mecanicamente com os dentes e misturado com a saliva das três glândulas salivares (orelha, glândulas sublinguais e submandibulares).

A saliva, da qual são produzidos entre 0,5 e 1,5 litros por dia, já contém as primeiras enzimas digestivas (por exemplo, ptialina) que digerem o carboidratos pressentes nos alimentos.

A língua e as bochechas formam pequenas porções do bolo alimentar esmagado e digerido que são fáceis de engolir. No esôfago , essa polpa é transportada para o estômago por contrações rítmicas dos músculos da parede.

Digestão no estômago

A parte superior do estômago absorve inicialmente o alimento que chega como um reservatório e o transporta para a parte inferior, onde é posteriormente dividido e misturado.

O suco gástrico, que é produzido pelas glândulas da mucosa gástrica, contém ácido clorídrico e enzimas para a digestão de proteínas.

Certas células do revestimento do estômago (células principais) secretam pepsinogênio – o precursor inativo da enzima digestiva pepsina.

É ativado pelo ambiente ácido no estômago, que é causado pelo ácido clorídrico. Este é liberado das células de revestimento (células parietais) da mucosa gástrica para o interior do estômago.

Além disso, essas células produzem uma glicoproteína que é necessária no intestino delgado para a absorção da vitamina B12 (cobalamina) no sangue.

Para evitar que o ácido gástrico agressivo digira a parede do estômago, ela é coberta com uma camada protetora de muco. O muco é produzido pelas chamadas células acessórias, outro tipo de célula do revestimento do estômago.

Digestão no intestino

Simplificando, a polpa do alimento é misturada ainda mais no intestino delgado e decomposta por enzimas. Esses produtos divididos (açúcares simples, ácidos graxos, glicerina, aminoácidos ) e vitaminas são então absorvidos lá. A água e os minerais entram no sangue tanto no intestino delgado quanto no grosso.

Tipos de digestão

A digestão tratada aqui neste artigo refere-se a que acontece em nosso sistema digestório. Porém, podemos classificar a digestão desta maneira:

  • Digestão intracelular: acontece no interior das células. Quando nutrientes ou corpo microscópicos são digeridos por lisossomos.
  • Digestão extracelular: Acontece no exterior das células. Todos o exemplos descritos nesse artigo são do tipo digestão extracelular.
  • Digestão intracorpórea: quando acontece no interior do corpo do indivíduo.
  • Digestão extracorpórea: quando acontece fora do corpo do indivíduo, como no caso das aranhas que injetarem o veneno, este começa a digerir o corpo da presa e só depois a aranha irá se alimentar.

Assuntos relacionados

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

TEIXEIRA, Daniel A. Fisiologia humana. Núcleo de Investigação Científica e Extensão. Minas Gerais, p. 36-43, 2021.

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. Artmed editora, 2010.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo