BioquímicaAulasFisiologia

Vitaminas: tipos, funções, fontes, o que são

Entenda o que são vitaminas, seus principais tipos, sua importância e como atuam em nosso organismo

As vitaminas são nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Elas participam das atividades vitais, regulando a ação de outras substâncias.

Por esse motivo, são chamadas de substâncias reguladoras. Como o organismo não consegue produzir todas as vitaminas de que necessita, devemos adquiri-las pela alimentação.

As vitaminas estão presentes, principalmente, nos vegetais, que as produzem em grandes quantidades. O vídeo abaixo mostra a função, as fontes e os tipos de vitaminas.

O que são vitaminas

Vitaminas são nutrientes essenciais encontradas nos alimentos e necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo e do metabolismo. Nosso corpo precisa de pequenas quantidades desses nutrientes. Os principais tipos de vitaminas são: A, B, C, D, E, K.

Embora necessitemos de pequenas quantidades diárias de vitaminas, sua carência pode provocar uma série de alterações indesejáveis e de doenças. Sendo assim, é extremamente importante manter uma alimentação nutritiva e variada.

Doenças causadas pela carência

A falta de vitaminas pode acarretar sérios problemas nutricionais, podendo causar sérios danos a saúde. A baixa concentração de vitaminas é chamada genericamente de avitaminose. Veja logo abaixo uma tabela com as principais doenças causadas pela baixa ingestão de vitaminas.

Vitaminas, tipos funções e fontes

Para aproveitar melhor os nutrientes presentes em alguns alimentos, podem-se utilizar suas cascas, nas quais há grande concentração de vitaminas, como nos tomates. Muitos vegetais podem ser ingeridos crus; o aquecimento pode fazer com que alguns nutrientes sejam perdidos.

Algumas vitaminas são hidrossolúveis, ou seja, dissolvem-se na água, e o seu excesso é eliminado pela urina. Outras vitaminas são lipossolúveis, ou seja, não se dissolvem em água, mas sim em lipídios e podem ser armazenadas, principalmente, no fígado e no tecido adiposo.

Vitaminas hidrossolúveis

Essas vitaminas não são produzidas pelo organismo e, portanto, precisam ser obtidas por meio da alimentação. Seu excesso, geralmente, não causa problemas, porque é excretado pela urina e não fica armazenado no organismo.

A tabela a seguir apresenta informações sobre algumas vitaminas hidrossolúveis.

VitaminaPrincipais fontesPrincipais funçõesPrincipais efeitos da carência
(Tiamina)Carne de porco, folhas verdes, castanha-do–pará e gema de ovo.Transmissão de impulsos nervosos e produção de energia.Insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão e perda de apetite.
B2

(Riboflavina)

Leite, grãos integrais e frutas amarelas ou alaranjadas.Auxilia no transporte do gás oxigênio e metabolismo em geral.Anemia, lesões da pele e fraqueza muscular
B3

(Niacina)

Carnes vermelhas, pescados, nozes e amendoim.Atua no metabolismo para obtenção de energia.Alterações da pele, diarreia e úlceras nas mucosas.
B5

(Ácido pantotênico)

Vísceras, ovos, leite, soja e geleia real.Metabolismo em geral e síntese de aminoácidos.Alterações neurológicas, fadiga, dor de cabeça e náuseas.
Be

(Piridoxina)

Carnes brancas e vermelhas.Respiração celular e metabolismo de proteínas.Dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, náuseas e nervosismo.
(Ácido fólico)Fígado e espinafre.Formação de hemácias, DNAe RNA.Anemia e cansaço.
b.2Carnes em gerai, leite e seus derivados.Formação de hemácias, DNAe RNA.Anemia e alterações neurológicas.
cFrutas cítricas, morango, tomate e brócolis.Síntese de proteínas e de hormônios e absorção de ferro.Escorbuto (doença que causa inflamação das gengivas, amolecimento de dentes e hemorragias).

Vitaminas lipossolúveis

Essas vitaminas, com exceção da vitamina D, não podem ser produzidas pelo organismo. Por serem lipossolúveis, ou seja, não se dissolverem em água, essas vitaminas não são excretadas facilmente, e seu acúmulo pode ocasionar problemas.

A tabela a seguir apresenta informações sobre algumas vitaminas lipossolúveis.

VitaminaPrincipais fontesPrincipais funçõesPrincipais efeitos da carênciaPrincipais efeitos do excesso
AFígado, peixe, ovos, leite e seus derivados.Ação protetora da pele e das mucosas, além de auxiliar na visão.Cegueira noturna, resseca mento da retina e feridas na pele.Sonolência, perda de cabelo e dor abdominal.
DLeite, gema de ovos e óleo de fígado de bacalhau.Fixação de cálcio, favorecendo o crescimento de dentes e ossos.Raquitismo e osteoporose.Cálculo renal, diarreia e vômitos.
EVegetais de folhas verde–escuras, nozes e grãos.Metabolismo de lipídios.Alterações na produção de espermatozoides e dor muscular.Alterações visuais, fadiga e fraqueza.
KVegetais de folhas verdes, repolho e couve-flor.Coagulação do sangue.Hemorragias.Anemia e

alterações no fígado.

Vitamina D

Em nossa pele há uma substância que é transformada em vitamina D quando exposta à radiação solar. Curtas exposições ao sol, ao menos três vezes por semana, e sem o uso de filtro solar, nos braços e nas pernas, são recomendadas por alguns médicos desde que sejam tomadas medidas de prevenção à saúde da pele, evitando a exposição entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.

Na infância, a sua carência pode levar ao raquitismo, caracterizado por enfraquecimento e amolecimento dos ossos. Essa doença causa deformidades ósseas, como braços e pernas arqueados, deformidades na coluna, costelas alteradas, tornando o tórax parecido com o peito de uma pomba, baixa estatura, entre outras.

Resumo da aula

  • agem regulando a ação de outras substâncias
  • são encontradas principalmente em vegetais
  • Podem ser classificadas como hidrossolúveis e lipossolúveis

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

  • Fortmann, SP; Burda, BU, Senger, CA, Lin, JS, Whitlock, EP (12 de novembro de 2013). «Vitamin and Mineral Supplements in the Primary Prevention of Cardiovascular Disease and Cancer: An Updated Systematic Evidence Review for the U.S. Preventive Services Task Force». Annals of internal medicine159 (12): 824–34. PMID 24217421. doi:10.7326/0003-4819-159-12-201312170-0072
  • Lieberman, S e Bruning, N (1990). The Real Vitamin & Mineral Book. Nova Iorque: Avery Group

Artigos relacionados

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo