EmbriologiaAulas

Organogênese e Morfogênese: o que é, como acontece importância

Entenda os processos de formação dos órgãos e formação de um organismo

Você sabe o que é organogênese e morfogênese? Para quem estuda embriologia, esses termos muito utilizados. Se esse é o seu caso é melhor entender um pouco melhor esses dois conceitos fundamentais da embriogênese animal.

Nessa aula vamos como esses processos ocorrem, a sua importância, e os diferentes tipos.

Se você ainda não viu aqui a aula sobre desenvolvimento embrionário humano é bom dar uma olhada. Dê uma olhada também no vídeo logo abaixo e depois continue com a leitura.

O que é Organogênese

Organogênese é a etapa do desenvolvimento embrionário onde os órgãos internos são formados a partir dos três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme.

Com o início da organização do sistema nervoso fica caracterizado o quarto estágio embrionário, denominado nêurula. Ao longo do dorso do embrião dos cordados, a ectoderme forma um sulco, que se aprofunda, e cujos bordos superiores se soldam, originando um tubo ou canal neural.

O tubo neural forma-se acima da notocorda. Em poucos cordados, como o anfioxo e os ciclóstomos, a notocorda persiste nos adultos, mas nos demais vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), ela só existe na fase embrionária, sendo depois substituída pela coluna vertebral.

Organogênese e Morfogênese

Na fase de nêurula é que tem início a organogênese, isto é, a formação dos órgãos e sistemas. Os três folhetos embrionários começam a se organizar em tecidos e órgãos dos animais adultos.

Veja também uma aula sobre anexos embrionários.

O que é Morfogênese

Morfogênese compreende todos os processos pelos quais diferentes partes de um sistema em desenvolvimento adquirem uma forma definitiva ou passam a ocupar determinada posição no organismo.

Processos morfogenéticos envolvem o crescimento de grupos celulares, sua mudança de posição no conjunto do organismo e a diferenciação celular.

A morfogênese por crescimento diferencial resulta na formação de órgãos de diferentes tamanhos. Ela depende de divisões celulares em diferentes velocidades e o tamanho final dos órgãos contribui para a forma geral do corpo.

Ocorre, também, morfogênese por mudança de posição, que consiste no deslocamento de conjuntos celulares como desdobramentos, invaginações, formação de pedúnculos. Um exemplo bem conhecido é o do pedúnculo óptico, que dá início à formação do olho.

Diferentes massas de tecido podem criar campos morfogenéticos que possuem “informação de posição”. Essa informação consiste em instruções sobre o comportamento das células, dependendo do lugar em que se encontram.

Isso acontece devido à produção de certas substâncias que passam de um grupo de células para as vizinhas e mudam a sua atividade.

Novamente o desenvolvimento do olho é um exemplo de como essa influência ocorre. O contato do cálice óptico com a ectoderme provoca, como resposta, a formação das lentes do bulbo do olho.

A diferenciação celular vai resultar em diferentes tecidos. Ela ocorre como resultado de modificações num conjunto homogêneo de células.

Assim, por exemplo, enquanto certas células da mesoderme, em determinado momento, passam a se diferenciar em células musculares, outras, ao lado, começam a formar cartilagem.

A diferenciação tem controle genético e depende diretamente da produção de proteínas pelas células, como a actina e a miosina – próprias das células musculares -, e o colágeno, abundante nas cartilagens.

Resumo da aula Organogênese e Morfogênese

  • Organogênese começa com a nêurula e é caracterizada pela formação dos órgãos
  • Morfogênese é o processo pelos quais as diferentes partes de um sistema em desenvolvimento adquirem uma forma definitiva

https://www.youtube.com/watch?v=_HO1gweVxmY

Artigos relacionados

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você