AulasCiênciasCitologia

Métodos de estudo da célula

Entende como os cientistas estudam e entendem o funcionamento celular

Este artigo é uma introdução aos métodos de estudo da célula. Veremos como e quais são as ferramentas que permitem o estudo de unidades que não podem ser vistas e detalhadas ao “olho nu”. Vem comigo que você vai entender como a citologia, ou biologia celular, pode se desenvolver e fazer uma verdadeira revolução científica através destas ferramentas e técnicas.

A dimensão microscópica da vida sempre foi uma das fronteiras do desconhecido. Ao mesmo tempo que os telescópios mais modernos nos mostram imagens surpreendentes do Universo, os microscópios cada vez mais sofisticados têm mostrado imagens com detalhes nunca antes vistos, seja de seres unicelulares ou até mesmo do nosso corpo.

As técnicas de estudo da célula têm avançado muito ultimamente, e conhecê-las é fundamental para interpretar imagens como a apresentada abaixo, obtida por meio de microscópio eletrônico para mostrar componentes do sangue. É preciso entender como essas imagens são produzidas para saber o que é real e o que é um artefato da técnica utilizada.

Um aspecto a ser considerado são as cores das imagens produzidas. Nessa fotomicrografia, por exemplo, as cores foram adicionadas artificialmente, por computador, uma vez que a imagem original só pode ser vista em preto e branco. Já as formas e as proporções são reais e revelam informações importantes para a compreensão das células e de seus componentes. Neste capítulo veremos como as células são estudadas e o que de mais importante se sabe sobre elas.

Entende como os cientistas estudam e entendem o funcionamento celular

A imagem acima foi obtida por microscópio eletrônico, colorizada por computador, mostrando dois glóbulos vermelhos, um glóbulo branco e algumas bactérias chamadas estafilococos (em amarelo). As bactérias têm cerca de 1 µm de diâmetro.

As células são estruturas muito pequenas e normalmente invisíveis a olho nu. Assim, ao contrário de outras ciências biológicas, como a Zoologia e a Botânica, a Citologia (estudo da célula) apenas se desenvolveu após a invenção de métodos e instrumentos que permitiram ampliar os limites da percepção humana. Para entender a organização da célula, é preciso compreender os métodos utilizados para gerar conhecimento sobre as dimensões microscópicas.

Vou deixar logo abaixo os principais tipos de técnicas e microscópios utilizados no estudo das células.

Você estuda biologia celular? Você já teve a oportunidade de utilizar algumas dessas ferramentas ou técnicas que apresentei aqui? Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Flora Pereira

Flora é uma amante da natureza, tanto que isso está impresso em seu próprio nome. Nas horas vagas gosta de ver documentários, filmes e botar a leitura em dia. Um pouco anti-social mas muito simpática com os amigos e amigas do coração. Atualmente estuda biologia pretende seguir em frente no estudo da vida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo