AulasCitologia

O que é Fracionamento Celular

O fracionamento celular é um método para separar componentes celulares e isolar organelas e outros componentes sub-celulares uns dos outros. Consiste na separação por centrifugação das estruturas sub-celulares após rompimento da membrana celular.

Nas células eucarióticas muitos processos ocorrem no interior de compartimentos localizados em organelas espalhadas pelo citoplasma.

Fracionamento celular
Esquema de uma célula animal típica, evidenciando o núcleo e as organelas no citoplasma

Organelas celulares são componentes celulares com função definida, em geral limitados por membranas.

O estudo da célula envolve o isolamento de componentes específicos. O conjunto de procedimentos que levam à separação de organelas celulares denomina-se fracionamento celular. Basicamente, ele começa com o preparo de um homogeneizado das células a serem estudadas, que pode ser feito com um aparelho parecido com um liquidificador. Nesse processo, a membrana plasmática das células é rompida, porém as organelas permanecem íntegras.

fracionamento celular envolve homogeneização das células,
O fracionamento celular envolve homogeneização das células, que acontece com o rompimento da membrana plasmática das células e a agitação das organelas. Em seguida, ocorre a aplicação de uma centrifugação gradual, que primeiro separa os núcleos celulares, depois as mitocôndrias (e os cloroplastos, no caso de células vegetais), os microssomos e os lisossomos.

O suco é submetido a diversas centrifugações, que gradativamente separam as organelas em frações e segundo as diferentes densidades.

As mitocôndrias e os cloroplastos permanecem na mesma fração e se depositam logo após os núcleos. Assim, são obtidas soluções com organelas celulares de mesmas densidades. A aplicação de detergentes pode romper as membranas das organelas e assim é possível estudar as substâncias contidas em seu interior.

Qual é o objetivo do fracionamento celular?

  • Enriquecimento de Proteínas: Enriquecer as proteínas alvo e melhorar a detecção de proteínas de baixa abundância.
  • Caracterização de Proteínas: Identificar a localização subcelular de uma proteína.
  • Translocação de Proteínas: Monitorar a translocação de moléculas de sinalização celular do citoplasma para o núcleo

Quem descobriu o fracionamento celular?

Nas décadas de 1930 e 1940, Albert Claude (1899-1983) foi pioneiro em técnicas de fracionamento celular por centrifugação diferencial.

Veja todas as aulas dessa série

Flora Pereira

Flora é uma amante da natureza, tanto que isso está impresso em seu próprio nome. Nas horas vagas gosta de ver documentários, filmes e botar a leitura em dia. Um pouco anti-social mas muito simpática com os amigos e amigas do coração. Atualmente estuda biologia pretende seguir em frente no estudo da vida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo