AulasCitologia

O que são Centríolos – Função, importância, estrutura

O centríolo é uma organela, de forma cilíndrica, composta por uma proteína chamada tubulina

Todas as células animais têm dois centríolos. Eles ajudam a célula durante a divisão celular. Eles trabalham durante o processo de mitose e meiose. Eles podem ser encontrados em algumas plantas inferiores, como Chlamydomonas, embora não estejam presentes em muitos dos fungos, angiospermas (plantas com flores) e pinófitas (coníferas). Eles geralmente estão presentes perto do núcleo, mas não são visíveis quando a célula não está se dividindo.

As células da maioria dos Eukarya, com exceção das plantas e dos fungos e de algumas células específicas dos animais, possuem um par de estruturas tubulares curtas, dispostas perpendicularmente uma em relação à outra, com propriedades muito especiais, denominadas centríolos. Uma dessas propriedades especiais se refere à capacidade de se autoduplicar, o que parece ser uma etapa crucial para o início da própria divisão celular.

O que são Centríolos - Função, importância, estrutura
Representação artística do centríolo. No detalhe, esquema do corte transversal dessa estrutura, mostrando sua arquitetura interna (cores fantasia).

Ao lado de cada centríolo forma-se outro, e uma vez duplicados, os centríolos são divididos pelas duas células-filhas e tomam parte importante na formação de microtúbulos que movimentam os cromossomos na divisão celular.

Como veremos adiante, o gameta feminino humano (ovócito) não possui centríolos, os quais são fornecidos pelo gameta masculino (espermatozoide). Eles se posicionam numa zona central da célula, denominada centro celular ou centrossomo, de onde se origina a maioria dos microtúbulos da célula, duplicam-se, e logo em seguida tem início o processo de divisão celular que vai dar início à formação do embrião.

Função dos centríolos

A seguir estão as funções importantes dos centríolos:

  • Apesar de desprovidos de DNA, os centríolos são capazes de formar novos centríolos.
  • Eles podem ser transformados em corpos basais.
  • Os corpos basais dão origem aos flagelos e cílios.
  • Eles ajudam na divisão celular formando centros organizadores de microtúbulos.
  • Dos dois centríolos, o centríolo distal forma a cauda ou filamento axial.

Por que os centríolos são importantes?

Os centríolos estão envolvidos na organização dos microtúbulos no citoplasma. A posição do centríolo é responsável pela posição do núcleo e é responsável pelo arranjo espacial da célula. Portanto, eles são cruciais para a divisão celular.

Estrutura dos centríolos

Todos os centríolos são formados por 9 grupos de trigêmeos de microtúbulos organizados em forma cilíndrica. A estrutura detalhada dos centríolos pode ser estudada apenas sob um microscópio eletrônico. Estes são associados em ângulos retos entre si.

Em organismos flagelados e ciliados a localização de tal organela é decidida após os centríolos mãe que formam a base.

Como as plantas superiores se dividem sem centríolos?

Nas plantas superiores, a mitose ocorre com a ajuda de microtúbulos formando fibras do fuso sem a ajuda de centríolos. Eles desenvolvem fibras de fuso em centrossomas centriolares, organizadores polares, MTOCs plastidiais ou MTOCs de envelope nuclear.

Flora Pereira

Flora é uma amante da natureza, tanto que isso está impresso em seu próprio nome. Nas horas vagas gosta de ver documentários, filmes e botar a leitura em dia. Um pouco anti-social mas muito simpática com os amigos e amigas do coração. Atualmente estuda biologia pretende seguir em frente no estudo da vida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo