Divisão Celular

Entenda as fases da mitose e da meiose

Existem dois tipos básicos de divisão celular: a mitose e a meiose. Nesta aula veremos as diferenças e semelhas desses dois tipos de divisão. Veremos as fases do ciclo celular e o que acontece co as células e suas estruturas internas durante o processo de divisão celular. Dê uma olhada na vídeo aula e nos slides abaixo. Há uma explicação completa sobre o assunto. Rico em exemplos e ilustrações, você vai entender esse assunto de vez.

Logo abaixo está o slide dessa vídeo aula logo acima. Use-o em sua aula ou apresentação.

A divisão celular pode ser dividade basicamente em duas: Mitose e a Meiose.

Tanto meiose quanto a mitose tem várias fases com características próprias. Todas essas fases são chamadas de ciclo celular.

Divisão Celular

Vejamos em detalhes cada uma dos tipos de divisão

Mitose

São quatro as fases da Mitose: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Meiose

A principal função da meiose é a produção de gametas, para poder trocar material genético durante a reprodução sexuada.

Veja a vídeo aula abaixo detalhando as fases da meiose.

https://www.youtube.com/watch?v=YaoKWFI9Ou8

De onde vêm as células?

Às vezes você morda acidentalmente o lábio ou a pele do joelho, mas em questão de dias a ferida cura. É mágico? Ou, há outra explicação?

Todos os dias, a cada hora, cada segundo dos eventos mais importantes da vida está acontecendo em seu corpo – as células estão se dividindo. Quando as células se dividem, elas criam novas células. Uma única célula se divide para fazer duas células e estas duas células, em seguida, dividir para fazer quatro células, e assim por diante.

Chamamos esse processo de “divisão celular” e “reprodução celular”, porque novas células são formadas quando células antigas se dividem. A capacidade das células de dividir é única para os organismos vivos.

Por que as células se dividem?

As células se dividem por vários motivos. Por exemplo, quando você esconde o joelho, as células se dividem para substituir células antigas, mortas ou danificadas. As células também se dividem para que as coisas vivas possam crescer. Quando os organismos crescem, não é porque as células estão ficando maiores. Os organismos crescem porque as células estão se dividindo para produzir mais e mais células. Nos corpos humanos, quase dois trilhões de células se dividem todos os dias.

As células do relógio dividem neste vídeo de lapso de tempo de uma célula animal (superior) e uma célula de bactéria E. coli (parte inferior). 

Quantas células estão em seu corpo?

Você e eu começamos como uma única célula, ou o que você chamaria de ovo. Quando você é um adulto, você terá trilhões de células. Esse número depende do tamanho da pessoa, mas os biólogos colocaram esse número em torno de 37 trilhões de células. Sim, isso é trilhão com um “T.”

Como as células sabem quando dividir?

Na divisão celular, a célula que está se dividindo é chamada de célula “pai”. A célula-mãe se divide em duas células “filha”. O processo então se repete no chamado ciclo celular.  

Divisão celular da célula pulmonar cancerígena.

As células regulam sua divisão comunicando-se entre si usando sinais químicos de proteínas especiais chamadas ciclinas. Esses sinais atuam como interruptores para dizer às células quando começar a dividir e depois quando parar de dividir. É importante que as células se dividam para que você possa crescer e, assim, seus cortes se curar. Também é importante que as células parem de dividir no momento certo. Se uma célula não pode parar de dividir quando é suposto parar, isso pode levar a uma doença chamada câncer.   

Algumas células, como células da pele, estão constantemente dividindo. Precisamos fazer células novas da pele para substituir as células da pele que perdemos. Você sabia que nós perdemos 30.000 a 40.000 células mortas da pele a cada minuto?Isso significa que perdemos cerca de 50 milhões de células por dia. Esta é uma grande quantidade de células da pele para substituir, tornando a divisão celular nas células da pele tão importante. Outras células, como células nervosas e cerebrais, dividem-se com menos frequência.  

Como as células se dividem

Dependendo do tipo de célula, existem duas formas de divisão-mitose e meiose. Cada um desses métodos de divisão celular possui características especiais. Uma das principais diferenças na mitose é que uma única célula se divide em duas células que são réplicas entre si e têm o mesmo número de cromossomos. Este tipo de divisão celular é bom para o crescimento básico, reparo e manutenção. Na meiose, uma célula se divide em duas células que possuem metade do número de cromossomos. Reduzir o número de cromossomos pela metade é importante para a reprodução sexual e fornece a diversidade genética.

Divisão de celular por mitose

Mitose é como somática – ou não-reprodutivos células – divisão. As células somáticas compõem a maioria dos tecidos e órgãos do seu corpo, incluindo pele, músculos, pulmões, intestino e células ciliadas. As células reprodutivas (como ovos) não são células somáticas.

 

Na mitose, o importante para se lembrar é que as células filhas cada uma têm os mesmos cromossomos e DNA como célula original. As células filhas da mitose são chamadas de células diploides. As células diploides possuem dois conjuntos completos de cromossomos. Uma vez que as células filhas possuem cópias exatas do DNA da célula original, nenhuma diversidade genética é criada através da mitose em células saudáveis ​​normais.

A divisão celular de mitose cria duas células diploides filha geneticamente idênticas. Os principais passos da mitose são mostrados aqui. 

O Ciclo Celular da Mitose

Antes que uma célula comece a dividir, está na “Interfase”. Parece que as células devem dividir-se constantemente (lembre-se de que existem 2 trilhões de divisões celulares em seu corpo todos os dias), mas cada célula passa a maior parte do tempo na interfase. Interfase é o período em que uma célula está se preparando para dividir e iniciar o ciclo celular. Durante esse período, as células estão coletando nutrientes e energia. A célula-mãe também está fazendo uma cópia do seu DNA para compartilhar igualmente entre as duas células filhas.

O processo de divisão da mitose tem várias etapas ou fases do ciclo celular – interfase, prófase, prometáfase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese – para fazer com sucesso as novas células diploides.

O ciclo celular de mitose inclui várias fases que resultam em duas novas células filhas diploides. Cada fase é destacada aqui e mostrada por microscopia de luz com fluorescência. Clique na imagem para saber mais sobre cada fase. 

Quando uma célula se divide durante a mitose, algumas organelas são divididas entre as duas células filhas. Por exemplo, as mitocôndrias são capazes de crescer e dividir durante a interfase, de modo que as células-filhas cada uma têm mitocôndrias suficientes. O aparelho de Golgi, no entanto, se separa antes da mitose e recompõe em cada uma das novas células filhas. Muitas das especificidades sobre o que acontece com organelas antes, durante e após a divisão celular estão sendo pesquisadas atualmente.

Divisão celular por meiose

A meiose é a outra forma principal de divisão das células. A meiose é a divisão celular que cria células sexuais, como células de ovo feminino ou células de esperma masculinas.

O que é importante lembrar sobre a meiose?

Na meiose, cada nova célula contém um conjunto único de informações genéticas. Após a meiose, o esperma e os óvulos podem se unir para criar um novo organismo.

  A meioses é a razão pela qual temos diversidade genética em todos os organismos reprodutores sexuais. Durante a meiose, uma pequena porção de cada cromossomo se liga a outro cromossomo. Este processo é chamado de “permuta” ou “recombinação genética” ou ainda de “crossing over”. A recombinação genética é a razão pela qual os irmãos cheios de óvulos e células de esperma dos mesmos dois pais podem parecer muito diferentes uns dos outros.

O ciclo celular da meiose tem dois estágios principais de divisão – meiose I e meiose II. 

O resultado final da meiose é quatro células filhas haploides que cada uma contém informações genéticas diferentes uma da outra e da célula-mãe.

Divisão meiótica

O Ciclo Celular Meiose

A meiose possui dois ciclos de divisão celular, convenientemente chamado Meioses I e meiose II. Meiose Meio o número de cromossomos e também quando o cruzamento acontece. A meiose II reduz a quantidade de informação genética em cada cromossomo de cada célula.

O resultado final é quatro células filhas chamadas células haploides. As células haploides possuem apenas um conjunto de cromossomos – metade do número de cromossomos como célula original.

Antes da meiose, eu começo, a célula passa pela interfase. Assim como na mitose, a célula-mãe usa esse tempo para se preparar para a divisão celular, reunindo nutrientes e energia e fazendo uma cópia do seu DNA.

Durante os próximos estádios da meiose, esse DNA será trocado durante a recombinação genética e depois dividido entre quatro células haploides.

Então lembre-se, a Mitose é o que nos ajuda a crescer e a meiose é por isso que somos todos únicos!

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23829164
https://youtu.be/XUFw2wLpkic

 

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Baixe 5 Slides profissionais - GRÁTIS    
BAIXAR
Close