O que são Cromossomos Homólogos – Função, definição

Cromossomos homólogos estão presentes em todas as células durante a divisão celular. Eles estão sempre em e são similares em comprimento, posição do gene e localização do centrômero. A posição dos genes em cada cromossomo homólogo é a mesma, porém os genes podem conter diferentes alelos.  Os cromossomos são moléculas importantes, pois contêm DNA e as instruções genéticas para a direção de toda a atividade celular . Eles também carregam genes que determinam traços individuais. No vídeo abaixo você entender melhor o que são cromossomos homólogos e de quebra outros conceitos importantes como genes alelos, homozigoto, heterozigoto, recessivo, dominante e cromátides. Todos relacionados com o conceito de Cromossomos homólogos.

Definição de cromossomos homólogos

Os cromossomos são a informação genética codificada no DNA humano. Cada pessoa tem 23 pares de cromossomos ou 46 cromossomos no total. Cromossomos homólogos são essencialmente similares em tamanho e carregam a mesma informação genética.

O que são Cromossomos Homólogos - Função, definição

Ocorrência cromossomos homólogos

Cromossomos homólogos ocorrem principalmente em dois cenários:

  • Divisão celular
  • Reprodução

Uma Matéria Divisiva

Cromossomos homólogos existem em uma pessoa durante a mitose , ou divisão celular. Quando na mitose, as células se replicam – incluindo o DNA – para regenerar o tecido humano. Embora essas cópias do DNA sejam idênticas, os cromossomos que carregam são aproximadamente do mesmo tamanho e têm a mesma informação genética de seus predecessores. Portanto, tecnicamente falando, os cromossomos produzidos durante a mitose são homólogos a um nível extremo.

Os gametas de cromossomo único , ou células sexuais, são exemplos mais comuns de cromossomos homólogos em ação. Quando uma célula sofre meiose, na criação de células sexuais, os cromossomos não se dividem de pares replicados. Em vez disso, o par de cromossomos original e sua cópia são divididos em dois. Quais são os resultados, quatro gametas de cromossomo único. Eles são armazenados no esperma masculino e no óvulo feminino, respectivamente.

Quando uma fêmea engravida, ela combina um dos seus óvulos com um esperma masculino. Em um nível genético, seu conjunto de 22 cromossomos combina com o conjunto de 22 cromossomos de seu parceiro. Uma vez que cada cromossomo do conjunto de 22 cromossomos da fêmea é semelhante em tamanho e contém informações genéticas semelhantes ao conjunto de 22 cromossomos do macho, eles são homólogos.

Termos de Biologia Relacionados

  • Mitose– Divisão celular onde o DNA é replicado e uma nova célula se divide do original.
  • Meiose– divisão celular onde o DNA é replicado e os cromossomos individuais não formam pares. Quatro novas células se dividem do original, cada uma contendo apenas um conjunto de informações genéticas.
  • Gameta– Uma célula reprodutora masculina ou feminina que contém apenas um conjunto de informações genéticas humanas.

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Baixar Material
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link

Você é  Professor(a)?

Aqui tem 5 Slides GRÁTIS    pra você baixar agora.
Baixar Slides
close-link
Close