O que é Anáfase – mitótica, meiótica – características

A anáfase é um estágio durante a divisão celular  de células eucariontes em que os cromossomos são segregados para pólos opostos da célula. O estágio antes da anáfase, a metáfase, os cromossomos são puxados para a placa metafásica, no centro da célula. Embora os cromossomos tenham sido fortemente condensados ​​no início da divisão celular, eles continuam a condensar através da anáfase. A anáfase começa depois que a célula passa o ponto de verificação da formação do fuso, o que permite que os cromossomos ou as cromátides se separem.

A medida que os microtúbulos encurtam enquanto estão conectados aos cromossomos através dos centrossomas (par de centríolos), os cromossomos são puxados para o .centrossoma até formar um semicírculo à sua volta. Na próxima fase da divisão celular, a telófase, a célula reforma o núcleo e se prepara para dividir.

O ponto de verificação da formação do fuso ocorre antes que a anáfase possa começar. Este mecanismo celular garante que todos os cromossomos estão conectados a microtúbulos e estão alinhados na placa metáfase. Uma vez que este passo ocorre, a célula liberta um sinal que cria complexo promotor de anáfase ou APC, uma substância que atuará para iniciar o processo de dividir cromossomos homólogos ou cromátides irmãs, dependendo do ciclo celular que está ocorrendo.

Os microtúbulos ficam presos ao kinetochora depois que os coágulos são quebrados. Os microtúbulos do kinetochora então encolhem em direção aos centrossomas (não retratados), que separam os cromossomos.

Os microtúbulos não-kinetochores crescem na direção oposta, expandindo a célula e separando ainda mais as cromátides.

Convencionalmente, as cromátides irmãs são chamadas de cromossomos irmão uma vez que se separam, pois contêm a mesma informação e funcionarão de forma independente em suas novas células. Após os cromossomos terem sido completamente separados, um envelope nuclear se formará e o citoplasma será dividido nos passos finais da divisão celular.

Anáfase da Mitose

A mitose é o processo que as células usam para fazer cópias exatas de si mesmas.

Através da mitose, duas novas células filhas são criadas a partir de um único progenitor.

Antes da mitose, os cromossomos contendo DNA são replicados e as cromátides juntas replicadas permanecem em anexo. Antes da anáfase, os cromossomos são condensados, as fibras do fuso formam os microtúbulos e os cromossomos se alinham na placa metáfase.

As cromátides irmãs começam a se separar no início da anáfase, quando a separação começa a quebrar a coesão que as une.

Anáfase Mitótica

A anáfase termina quando a telófase e a citocinese começam, à medida que as reformas do envelope nuclear e os cromossomos começam a relaxar. Uma vez que eles estão soltos e as células foram divididas, eles podem novamente começar a funcionar por conta própria. Isso marca o fim da divisão celular e o início da intérfase.

Anáfase da Meiose

Anáfase I

A meiose consiste em duas divisões celulares consecutivas, sem DNA replicado no meio. Isso significa que um organismo diploide, contendo dois alelos para cada gene, será reduzido a um organismo haploide, com apenas um alelo em cada gene.

Anafase reducional

Estes alelos são separados durante a anáfase I. Antes da meiose, o DNA é duplicado, produzindo de novo cromátides irmãs ligadas como cromossomos únicos.

Estes cromossomos têm pares homólogos, que contêm outros alelos para os genes no cromossomo. Esses cromossomos também são duplicados em cromátides irmãs. Durante a meiose I, os cromossomos homólogos são separados.

Os cromossomos homólogos tornam-se unidos durante a prófase I da meiose, por moléculas similares de coesina que ligam as cromátides da irmã. À medida que o fuso meiótico se configura durante a metáfase I, a célula garante que cada par homólogo se apegue aos microtúbulos de cada lado da célula. Estes microtúbulos então puxam um contra o outro para mover os pares homólogos para a placa metáfase. Durante o tempo em que os pares estão ligados, eles podem trocar informações genéticas em um processo chamado recombinação. Quando os pares homólogos são separados durante a anáfase I, as variações do DNA se destinam a diferentes células, garantindo variabilidade na genética de uma população.

Anáfase II

A meiose é completada com uma segunda divisão de cada nova célula filha. Os mesmos estágios ocorrem, desta vez de uma forma mais semelhante à mitose.

Os cromossomos, ainda feitos de cromátides irmãs, alinham na placa metáfase e devem completar um ponto de controle para proceder à anáfase II.

Anáfase Equacional

No início da anáfase II, as cromátides da irmã são separadas quando a coesão ligando-as é liberada. As cópias do cromossomo são então separadas para o destino final. Esta nova célula dará origem a gametas que podem fertilizar um gamete do sexo oposto para produzir uma nova prole.

Se os pontos de controle celulares que levam a anáfase I ou anáfase II falham, o resultado final será muitas cópias de um cromossomo (ou muitos) no gamete final. Esta condição, conhecida como não- disjuntiva, pode resultar em defeitos congênitos fatais e outros sintomas em muitos animais que reproduzem sexualmente.

Nos seres humanos, estas condições incluem síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Klinefelter e síndrome de Turner. Essas síndromes apresentam uma variedade de sintomas de desenvolvimento que criam fenótipos que são diferentes da média.

Termos de Biologia Relacionados

  • Não-disjuntiva – Uma condição causada pela falha dos cromossomos para se separar durante qualquer divisão da meiose.
  • Citocinese – O estágio final na mitose ou meiose, em que a membrana celular se divide.
  • Complexo promotor de anáfase – O sistema de proteínas, coenzimas e outras moléculas que permitem a separase degradar as moléculas de coese, levando à separação dos cromossomos.
  • Coenzima – As moléculas de proteínas que se ligam a cromátides irmãs ou cromossomos homólogos em conjunto.

 

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Baixe 5 Slides profissionais - GRÁTIS    
BAIXAR
Close