Difusão através de uma membrana

Avalie esta aula

Nesta atividade iremos fazer uma difusão através de uma membrana. Membranas semipermeáveis permitem a passagem de certas substâncias e impedem a de outras. Quando dois meios, contendo soluções de concentrações diferentes, se encontram separados por uma membrana semipermeável, a água tende a passar do meio menos concentrado para o mais concentrado; isso significa que suas moléculas se movem do lugar em que se encontram em maior quantidade relativa para o lugar de menor quantidade relativa. Essa difusão através da membrana denomina-se osmose.

Veja uma aula sobre a membrana celular antes de você fazer está experiência.

Vejamos então o que é preciso para fazer a experiência

Difusão através de uma membrana

A – Material

  • 2 pedaços de papel celofane de25 cm X 25 cm (bem fino e maleável)
  • pedaço de barbante
  • papel glicofita
  • 2 béqueres de 500 mL
  • conta-gotas
  • lugol
  • etiquetas
  • 30 mL de solução de amido solúvel a 2%
  • 30 mL de solução de glicose a 10%

B – Procedimento

Faça dois saquinhos com papel celofane. Em um deles ponha 30 mL da solução de amido, amarre a extremidade com barbante e mergulhe-o em um béquer com água.

Adicione iodo (lugol) à água do béquer em quantidade suficiente para a solução tomar-se ama­relada. Esse será o béquer A.

No outro saquinho de celofane coloque 30 mL de solução de glicose e repita o procedimento anterior, mas não adicione lugol à água do béquer. Esse será o béquer B. Após 20 minutos, colo­que um pedaço de glicofita na água do béquer B e anote, em folha ã parte, a coloração. Observe o béquer A e anote, na mesma folha, qualquer mudança de cor no conteúdo do saquinho ou na água. No dia seguinte, observe novamente os recipientes e anote qualquer modificação ocorrida.

C – Discussão

  1. O que deve ter acontecido com as moléculas de iodo na montagem A e com as moléculas de glicose na montagem B?
  2. Como podem ser explicadas as observações feitas durante a atividade?

Tem alguma atividade que você gostaria de fazer com seus alunos? ou mostrar na sala de aula e impressionar seu professor. Deixe sua sugestão, dicas. Se você fez essa experiência e registrou, mande pra gente com uma pequena descrição que iremos publicar aqui no site.

Imagem de exemplo de uma difusão através de uma membrana

 Difusão através de uma membrana

Você é  Professor(a)?

Quer ganhar Slides Grátis prontos pra usar em sua aula
Quero
close-link
Close