CitologiaAulas

Função da Membrana Plasmática: estrutura e principais características

Como é e como funciona uma membrana citoplasmática

A membrana plasmática tem como principal função delimitar uma célula. Ela é a estrutura que separa o meio interno do meio externo de todas as células. Fazendo uma analogia, é como se ela fosse a pele das células.

Outra função das membranas plasmáticas, é o controle e saída de substâncias em uma célula. Essa estrutura pode ser considerada comum a todos os seres vivos. Não há ser vivo que não possua membrana plasmática em suas células.

São compostas de uma dupla camada de lipídios, além de proteínas, glicoproteínas e lipoproteínas. A membrana plasmática também pode ser chamada de membrana celular, citoplasmática ou ainda plasmalema.

O que é uma membrana plasmática

A membrana plasmática é uma estrutura que delimita a célula separando o meio interno do externo. Sua principal função é controlar entrada e saída de substâncias. Ela é fundamental e existe em todos os seres vivos. Ela realiza uma série de funções nas células e possui alta complexidade.

Nesta aula você verá sua estrutura e funções básicas. Antes de prosseguir veja o vídeo e em seguida um slide sobre o assunto.

Você gostou do slide apresentado acima? O que você acha de ter mais de 100 slides como esse? Dê uma olhada em nosso Kit Slides de Biologia.

A membrana plasmática é um estrutura altamente dinâmica, composta principalmente por glicoproteínas, lipoproteínas e lipídios, ela é a responsável pelo controle do que entra e sai da célula.

As proteínas presentes na membrana funcionam como bombas, sugando ou expulsando diversos tipos minerais. Funcionam também como uma espécie de fechadura que só abre com a chave certa e assim deixa certo elemento entrar ou sair da célula.

Funções da membrana plasmática

Todas as células seja ela uma bactéria, protista, animal, vegetal ou um fungo, tem um citoplasma fluido com numerosas organelas, delimitadas por uma fina membrana plasmática ou plasmalema.

Os papéis da membrana podem ser resumidos em três pontos:

  • delimitar a célula e proteger as organelas citoplasmática,
  • controlar passivamente, seletivamente, ou ainda por transporte ativo, direcionar as trocas moleculares e de partículas entre o citoplasma e o exterior da célula,
  • permite o reconhecimento de células específicas e transmite informações do ambiente da célula para o interior da célula.

Há ainda outras funções especiais em algumas células como no caso no neurônio, onde há comunicação através de sinapses e propagações de um impulso elétrico através das bombas de sódio e potássio presentes na membrana.

Em geral, quem realiza a passagem de substâncias pela membrana são as proteínas. Veja abaixo uma pequena animação de uma proteína trans-membranar em funcionamento.

membrana plasmática complexo trans-membranarFonte da imagem: Link

Estrutura de uma membrana plasmática

Sabe-se desde 1925 que a membrana plasmática é composta de fosfolipídios, um tipo de molécula com uma “cabeça” hidrofílica (solúvel em água) e uma “cauda” dupla hidrofóbica (não solúvel em água, mas solúvel em lipídeos ). Nessa molécula, uma extremidade da qual é hidrofílica e a outra hidrofóbica, é considerada anfipática.

Os fosfolipídios têm uma clara tendência a formar bicamadas quando na água, sendo sua “cauda” hidrofóbica longa muito grande para se alojar dentro das micelas. Essa bicamada tende a se fechar em si mesma para formar uma esfera chamada lipossoma. 

Esse descrição é conhecida como o modelo de mosaico fluido. Veja na figura abaixo as principais estruturas de uma membrana celular.

Membrana celular

Aqui no site tem outra aula sobre a membrana celular suas características e funções. Está bem mais completa. Dá uma olhada.

Veja o game A Célula Animal  e teste seus conhecimentos sobre as organelas celulares.

A membrana plasmática pode receber outros nomes como membrana celular, membrana citoplasmática e plasmalema. Todos estes nomes se referem sempre a mesma estrutura. Veja também outras funções das organelas celulares

Há diversas propriedades observadas nas membranas plasmáticas, como permeabilidade seletiva, baixa tensão superficial, alta resistência elétrica,  alta resistência mecânica, regeneração e flexibilidade

São observados alguns movimentos da membrana também, entre eles dois se destacam: a pinocitose e a fagocitose.

Outro movimento da membrana, presente em alguns tipos celulares com a ameba e os macrófagos, é a formação de pseudópodes. Esse movimento pode ser usado tanto para locomoção, no caso das amebas, ou na captura de materiais microscópicos e até outras células, como no caso dos macrófagos e das amebas novamente.

Gostou dessa aula sobre a Membrana Plasmática? Sugira uma aula que você gostaria de ver aqui no site

Para complementar está aula veja também a aula sobre as Organelas Citoplasmáticas

A aula no slide acima foi atualizada e pode ser encontrada em nosso Kit Slides de Biologia. Nesse kit você encontrará mais de 126 aulas completas com foco no ensino fundamental.

Leitura sugerida:

Referências bibliográficas

  • Biologia celular e molecular – Link
  • Histologia Essencial – Link

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo