EcologiaAulas

O que é população – conceito ecológico

Entenda esse que é um dos conceitos mais importantes em ecologia

Conceito de População: trata-se do conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, sendo esse conjunto de seres capazes de produzir descendentes férteis que podem habitar uma mesma área.

Diferentes populações convivem em um mesmo local, como nos recifes de coral, onde se observam populações de algas, moluscos, peixes, medusas, crustáceos, esponjas, entre outras.

O conjunto dessas diferentes populações é denominado comunidade. O conjunto formado pela comunidade e o ambiente em que ela vive constitui um ecossistema.

As diferentes populações de um ecossistema se relacionam entre si e com o ambiente.

Os indivíduos que compõem as populações ecológicas necessitam de alguns fatores adequados para a sua sobrevivência. Dentre esses fatores estão alguns recursos, como alimento, abrigo, espaço físico e local para reprodução, e algumas condições ambientais adequadas (temperatura, umidade, etc.). São esses fatores que controlam o tamanho das populações.

http://planetabiologia.com/o-que-e-populacao-conceito-ecologico/

Além da fascinação que o ser humano tem em conhecer e entender o mundo ao seu redor, o estudo das populações tem diversas aplicações.

Estudar e entender a distribuição dos organismos é importante para proteger espécies ameaçadas de extinção, e para controlar espécies invasoras das culturas agrícolas.

O tamanho das populações

O número de indivíduos de uma população pode sofrer mudanças ao longo do tempo, ou seja, aumentar ou diminuir. Os principais recursos que determinam o tamanho das populações são o espaço físico e a disponibilidade de alimento.

O nascimento e a morte são eventos do ciclo da vida de todos os indivíduos de qualquer população. Do local do nascimento, muitos organismos podem se locomover para outros lugares.

Os animais podem sair, por exemplo, à procura de alimento ou abrigo. As sementes nem sempre germinam próximo à planta que lhes deu origem, pois podem ser levadas pelo vento, pela água ou por animais para lugares distantes.

Assim, estudar somente nascimento ou morte dos organismos não seria suficiente para entender como o tamanho de uma população pode variar ao longo do tempo.

Para o estudo do tamanho das populações, é importante ter informações sobre natalidade, mortalidade, emigração imigração.

  •    Natalidade. Corresponde ao número de nascimentos por unidade de tempo.
  •    Mortalidade. Corresponde ao número de mortes por unidade de tempo.
  •    Emigração. Corresponde ao número de indivíduos que saem da população, indo do seu local de origem para outro.
  •    Imigração. Corresponde ao número de indivíduos que chegam a uma população, vindos de populações de outras regiões. Quando o tamanho de uma população não se altera muito ao longo do tempo, pode-se dizer que ela não está estável.

Além dos fatores do ambiente, como disponibilidade de luz e água, as populações também são afetadas pelas relações ecológicas que mantêm entre seus indivíduos e com indivíduos de outras populações.

Sugestão de Atividade

Escolha um ambiente natural localizado próximo à sua casa ou à escola e faça uma lista dos seres vivos que nele habitam. Tente identificar situações em que os organismos interagem com outros organismos e anote o que você observou. Tente também identificar como os fatores ambientais influenciam na vida desses seres vivos.

Fala aí o que achou da aula O que é população – conceito ecológico. 

Tem um artigo, um post, ou algo qualquer relacionado a ciências, educação, e biologia? Que tal publicar aqui? Se você encontrou algo indevido deixe nos comentários que assim que puder vou analisar.

Fonte: Projeto Arariba – obra coletiva – editora moderna – organização: Vanessa Shimabukuro

https://www.youtube.com/watch?v=Zmhu9H4xWHM

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo