O Bioma Pantanal ocupa uma extensa planície, que abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pelos territórios do Paraguai e da Bolívia. Como o próprio nome diz, é um grande pântano. Tem como características o alagamento de suas planícies durante os períodos de chuva.
No Pantanal, há uma grande diversidade de seres vivos, que ainda não foi completamente desvendada. É um bioma que corre grande risco, principalmente devido ao avanço da agropecuária. Veja logo abaixo e uma vídeo-aula, assista e depois prossiga.
O clima é quente e úmido no verão, frio e seco no inverno. Na estação seca, quando a temperatura média é de 21 °C, praticamente não chove.
As precipitações, cujo nível varia de 1000 mm a 1400 mm por ano, concentram-se de novembro a abril, quando a temperatura média é de 32 °C.
Nesse período, ocorrem as cheias e, em decorrência dos numerosos rios e do relevo plano, formam-se extensas áreas alagadas.
A paisagem lembra então um grande pântano, de onde vem o nome da região. Com cerca de 230 mil km2, sendo 140 mil km2 em território brasileiro, o Pantanal é tido como a maior planície inundável do mundo.
Na vazante, quando se inicia o período de seca, as águas baixam e, nas terras recém inundadas por águas ricas em nutrientes, surge uma vegetação exuberante, composta principalmente de ervas e capins, que serve de pastagem para a fauna nativa e para o gado introduzido pelo ser humano.
Nas áreas mais elevadas, denominadas cordilheiras, que não chegam a alagar, predomina vegetação semelhante à do Cerrado.
O ritmo alternado de cheias e vazantes influencia toda a vida pantaneira, incluindo as atividades humanas, como a pecuária, a agricultura e o turismo.
Vegetação e biodiversidade
O Pantanal é um verdadeiro mosaico de vegetações de outros biomas brasileiros, como a Amazônia, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado.
Pela notável diversidade de espécies vegetais e animais que abriga, é considerado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Ainda falta muito a estudar sobre as espécies que vivem nesse bioma. Estima-se que existam pelo menos 3 500 espécies de plantas, 463 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 espécies de peixes de água doce.
Entre os muitos répteis do bioma, destaca-se o jacaré-do-pantanal 2. O tuiuiú, ou jaburu, é a ave-símbolo do Pantanal).
Em geral, a floração do ipê-roxo tem início em junho e pode durar até agosto. 4. 0 pacupeva é um peixe herbívoro, muito apreciado na culinária de Cuiabá e vizinhanças.
O aguapé é uma planta aquática flutuante, bastante comum no Pantanal. 6. O cervo-do-pantanal é uma espécie ameaçada de extinção.
A arara-azul-grande é um dos maiores alvos do comércio ilegal de aves. O manduvi é uma das maiores árvores pantaneiras e ocorre nas áreas não inundáveis, como as cordilheiras.
Ameaças ao bioma Pantanal
Toda a exuberância e diversidade do Pantanal atraem muitos turistas para a região.
Embora preocupante, o impacto do turismo é menos significativo que o da criação de gado e da agricultura extensiva, que destroem grandes áreas de vegetação nativa, provocando a erosão do solo e a contaminação da água dos rios e seu assoreamento, com consequências negativas sobre todo o bioma.
Atualização agosto de 2020
Em agosto de 2020 até essa data (18/08/2020), o bioma Pantanal sofre com a sua maior queimada.
Até agora 17% da floresta foi consumida pelo fogo. Uma tragédia para a biodiversidade da região.
O avanço do agronegócio, com queimadas criminosas, junto com a indiferença do governo, estão entre os principais responsáveis pela tragédia deste momento.
Veja um podcast para aprofundar um pouco o assunto sobre o bioma pantanal.
Resumo de Bioma Pantanal – Características
- Localizado no centro no continente da América do Sul
- Principal característica são suas planícies alagadas
- Grande mosaico vegetativo
- Bioma ameaçado por turismo e principalmente agropecuária
- Verão: quente e úmido
- Inverno: frio e seco
Faltou alguma coisa na aula Bioma Pantanal – Características? Deixe seus comentários.
Fonte: para viver juntos, de João Batista Aguiar – Editora SM
https://www.youtube.com/watch?v=hN3K5uagwT8
Amei esse site. ótimo resnumo sobre o pantanal
Este site parece bom em geral,mas o Pantanal NÃO é um Pântano e sim uma Planície Alagada
E por definição, planícies alagadas são pântanos. Regiões ribeirinhas onde determinada parte do ano pode ficar alagada e submersa. Isso não quer dizer que todo pantanal seja pântano, pois há uma variedade de ecossistemas formando assim o bioma pantanal.
adorei a matéria, a mais completa que vi. obrigada pela ajuda
Muito bom! Estou sempre tentando aprender essas coisas,
mas preciso melhorar o entendimento ainda. Facilitar passar
nos testes