Mundo AnimalSuper InteressanteZoologia

Orca, baleia assassina ou golfinho

Afinal, as orcas são ou não são baleias assassinas? Veja até o fim e entenda.

Há muita confusão neste assunto, por isso, resolvemos tentar responder Orca, baleia-assassina ou golfinho? Neste artigo vamos discutir algumas questões que podem esclarecer um pouco essa discussão.

Você sabia que a Orca não é uma baleia, pois é, essa confusão é muito mais comum do que você imagina. Na verdade, as Orcas são golfinhos.

Entenda as diferenças que existem entre esse animal e as baleias.

Elas podem chegar até 10 metros de comprimento tem as costas negras e uma barriga branca, sua nadadeira triangular é bastante alta e são encontrados em quase todos os oceanos do mundo, nos trópicos, em mares glaciais como o mar Ártico e Antártica no mar mediterrâneo, mas seja lá onde for, não tem jeito, sempre as orcas são confundidas com baleias enquanto, na verdade, elas são como os golfinhos.

Orca, baleia-assassina ou golfinho?

Baleias e orcas de fato são muito parecidas em uma primeira vista, porém com um olhar mais atento podemos perceber que existem diferenças fundamentais entre os dois animais.

As baleias apresentam cerdas bucais no céu da boca, algo que poderíamos comparar como uma peneira gigante coador bem grande que retém peixes e pequenos camarões, mas deixam a água passar.

As orcas, por sua vez, possuem dentes. O crânio e o esqueleto desses mamíferos são bem grandes e reforçados mostrando claramente que são muito mais parecido com um golfinho.

Importante dizer, no entanto, que o termo baleia é bastante amplo e que significa cetáceo com dentes ou cerdas bucais.

O nome cetáceo é dado a vários animais marinhos como baleias, golfinhos, e botos e assim sendo não está totalmente errado falar baleia orca, mas como vimos esses animais são muito mais parecidos com os golfinhos.

Para evitar confusões como essas, os cientistas usam um sistema de classificação muito importante. Eles consideram todas as características do animal como sua aparência, local onde ele é, os hábitos e seu nicho ecológico entre outros dados do seu organismo.

Isso é fundamental na hora de diferenciar um golfinho de uma baleia, por exemplo, e não o modo como esses animais são popularmente conhecidos.

Mudando um pouco de assunto, você já deve ter ouvido falar que a orca é um animal bastante agressivo. Afinal elas são conhecidas popularmente como baleias-assassinas, foi até feito um filme chamado orca, a baleia-assassina. Mas isso não passa de lenda.

Elas não são tão agressivas assim pelo menos com os humanos. Essa ideia de que a Orca é agressiva, provavelmente tem origem nos mares do ártico,  pois os habitantes do lugar, os inuits e os esquimós se impressionavam ao ver as orcas atacando focas, leões marinhos e até mesmo outras baleias.

Como todo bom conto em que se aumenta um ponto, não demorou para essa fama chegar em outros lugares do planeta. As pessoas foram aumentando um pouco da história o resultado foi uma fama injusta.

É bem verdade que já aconteceram alguns raros acidentes entre humanos e orca,  porém somente foi registrado em cativeiro.

Orcas são mamíferos vivíparos, ou seja, o embrião se desenvolve no útero das fêmeas. Há uma aula falando sobre a classe do mamíferos aqui no site. Acredito que vale a pena dar uma olhada para se aprofundar um pouco mais no assunto.

Baleia atacando

 Se você tiver alguma curiosidade sobre as orcas, coloque nos comentários para podermos pesquisar  e melhorar ainda mais este artigo.

O site voz das orcas, tem imagens e artigos bem interessantes sobre  as orcas. Nesse outro link da National Geographic tem vídeos e histórias bem legais.

Alguns dados adicionais sobre a orca podem ser encontrados no site IdiveBlueAcho que vale a pena fazer uma visita por lá

Diga aí! O que achou do artigo Orca, baleia assassina ou golfinho? Não esquece de dizer o que achou e colocar o seu comentário.

Artigos relacionados

23 Comentários

  1. Os cetáceos são divididos em dois grupos: Odontoceti (baleias com dentes) e Mysticeti (baleias sem dentes. E aí nós chegamos naquela célebre distinção: afinal de contas, a orca é uma baleia ou um golfinho? A beluga é uma baleia ou é um golfinho? Cachalote, que diabos é? ???? Bom; isso é mais uma questão etimológica do que uma questão efetivamente taxonômica… Enfim, baleia é o termo que surgiu do Latim (balæna), utilizado para designar às barbatanas (aquelas cerdas queratinizadas presentes na cavidade oral de animais como a baleia jubarte e a baleia azul, que auxiliam na filtração de alimentos como os plânctons). Porém, no ponto de vista etimológico, como já foi dito, pode ser usado para designar o animal em si, não apenas essas estruturas especializadas dos Mysticeti… é por isso que, se convencionou dizer que baleias são apenas os cetáceos sem dentes, e que os animais fora dessa subordem não se encaixam como baleias; no caso, os golfinhos, cachalotes e demais Odontoceti… Entretanto, ao analisar estudos em inglês, percebe-se que o termo cetacean (cetáceo) é utilizado como sinônimo de whale (baleia). Seguindo isso, não existe jeito certo quanto ao termo, não há uma “lei taxonômica” definindo o que é baleia entre representantes da ordem Cetacea. Sendo assim, se quiser chamar uma orca de baleia você pode, porém, fazendo isso, terá que ter em mente que tudo pode ser tido como baleia: vaquitas, botos, tucuxis e etc.

    A galera deve parar com essa mania de querer normatizar termos populares! Aqui vai outra pra vocês: qual à diferença entre sapo, perereca e rã? O certo é cobra ou serpente? ???? Hahahaha

  2. As Orcas, são golfinhos extremamentes agressivos e poderão matar um ser humano.
    Não se aproxime de um animal desse, achando serem dóceis as outras espécies de golfinhos.
    Tenham medo desse animal. Não confie.
    É um animal muito inteligente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você