Início / Ciências / 14 mega instrumentos Científicos que você não vai acreditar que são reais

14 mega instrumentos Científicos que você não vai acreditar que são reais

O ser humano tem realmente mania de grandeza, desde a antiguidade até hoje, seja construindo grandes edificações ou construindo mega instrumentos científicos. Selecionamos 14 máquinas surpreendentes que parecem saírem das obras de ficção, mas são bem reais.

Veja os 14 mega instrumentos científicos

mega instrumentos Científicos

O conhecimento humano pode produzir instrumentos fantásticos, além dos seus efeitos como o desta imagem acima de tubos fotomultiplicadores nos detectores de neutrinos do Experimento Daya Bay hipnotizou milhões de internautas quando começou a circular online. Mas muitos perguntam a que vieram essas coisas? Pra servem esses instrumentos. Seriam fruto da extravagância e da megalomania coletiva de cientistas e gênios mundo afora? Não nos cabe responder essas perguntas, mas sem dúvidas podemos dizer que essas ferramentas geraram imagens incríveis, além de aumentar ainda mais todo o mistério de nossa exixtência.

14. Tubos fotomultiplicadores dentro do detector de neutrinos Daya Bay, um projeto de física de partículas multinacional destinado a estudar neutrinos, no complexo do reator em Daya Bay, China.

14 Tubos fotomultiplicadores - Original

13. Super-Kamiokande, um grande detector Cherenkov operado em conjunto por seis países: Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Polônia e Espanha. O detector está localizado a 915 metros embaixo da terra, na mina de Kamioka, no Japão.

13. Super-Kamiokande

12. O ATLAS (a sigla em inglês para A Toroidal LHC ApparatuS), um experimento de detector de partícula, construído no Large Hadron Collider (LHC), um acelerador de partículas do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), na Suíça.

12. O ATLAS

11. O experimento Compact Muon Solenoid (CMS), um dos dois grandes detectores de partículas de física de uso geral, do Large Hadron Collider, também localizado no CERN, na Suíça.

11. O experimento Compact Muon Solenoid (CMS)

10. O Observatório de Neutrinos de Sudbury (SNO), visto por dentro e por fora. A estrutura está localizada a quase dois quilômetros embaixo da terra, na mina Creighton, na cidade de Sudbury, Ontário, Canadá.

10. O Observatório de Neutrinos de Sudbury (SNO)

9. O Experimento Borexino, localizado no Laboratori Nazionali del Gran Sasso, perto da cidade de L’Aquila, na Itália. A máquina mede o fluxo de neutrinos solares e sua assimetria durante o dia e a noite.

9. O Experimento Borexino

8. O “falecido” gerador Cockcroft Walton, da Fermilab. Infelizmente, ele foi desativado.

8. O “falecido” gerador Cockcroft Walton

7. A máquina Z, ou Usina de Energia Pulsada Z, é o maior gerador de raios-X do mundo, projetado para testar materiais em condições extremas. Ele está localizado em Albuquerque, Novo México, Estados Unidos, no Laboratório Nacional de Sandia. Seu pulso eletromagnético causa um impressionante relâmpago quando a máquina é descarregada.

7. A máquina Z, ou Usina de Energia Pulsada Z

6. Gammasphere, um detector de raios gama no Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley (EUA).

6. Gammasphere

5. A visão de dentro do maior tokamak (reator experimental de fusão nuclear) do mundo, o Joint European Torus (JET). A máquina imensa investiga o potencial da energia de fusão no Centro Culham de Energia de Fusão, em Oxford, na Inglaterra.

5. A visão de dentro do maior tokamak (reator experimental de fusão nuclear) do mundo,

4. O interior da câmara-alvo do National Ignition Facility (NIF), o maior laser do mundo, localizado no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, na Califórnia, EUA.

4. O interior da câmara-alvo do National Ignition Facility (NIF),

3. Segmentos do espelho primário do telescópio espacial James Webb, observados na câmara de testes criogênicos no Centro de Voo Espacial Marshall, da NASA.

3. Segmentos do espelho primário do telescópio espacial James Webb

2. A Centrífuga de Grande Diâmetro (LDC, na sigla em inglês), no Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial (ESTEC) da ESA, a Agência Espacial Europeia. A centrífuga de encontra na cidade de Noordwijk, na Holanda.

2. A Centrífuga de Grande Diâmetro (LDC, na sigla em inglês)

1. O interior do Grande Simulador Espacial, no centro de testes da ESA, na Holanda.

1. O interior do Grande Simulador Espacial

O que você achou desta matéria? Queremos ouvir suas sugestôes. Dê-nos dicas de que tipo de matéria lhe interessa mais

Em breve o Planeta Biologia estará muito mais completo para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
79 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00
QUERO VER OS SLIDES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide