Início / Aulas / Características gerais das Briófitas – Resumo

Características gerais das Briófitas – Resumo

As briófitas é o grupo do Reino vegetal que não possui órgãos bem definidos como as folhas caule ou raiz. É o grupo mais simples do reino vegetal, não possuem nem flores nem frutos e seu ciclo de vida é extremamente dependente da água. sua reprodução pode ser tanto assexuada como sexuada, veremos isso no fim do artigo. Veja o slide logo abaixo para pode entender melhor esse grupo vegetal.

As briófitas (do grego bryon = musgo; phyton = planta) mais comuns são os musgos. Nesse grupo, ainda estão incluídas as hepáticas (do grego hepatos = fígado – pela sua aparência com o formato de um fígado) e os antóceros.

Veja uma aula sobre o Reino Plantae.

As briófitas são plantas de tamanho pequeno, nunca ultrapassam poucos centímetros. Além disso, costumam ser encontradas em locais úmidos e, de preferência, sombreados. De maneira geral, essas plantas vivem sobre troncos, rochas e no solo. Poucas espécies vivem em água doce ou em locais banhados pela água do mar.

Estrutura das briófitas

As briófitas são formadas por rizoides, caulídios filídios. Pode haver também a cápsula, que aparece somente em uma das fases do desenvolvimento das briófitas. Os caulídios, filídios e rizoides são estruturas diferentes dos caules, das folhas e das

raízes que existem em outras plantas. Professor(a), caules, folhas e raízes se diferenciam porque apresentam vasos condutores de seiva.

Os rizoides (do grego rhiza = raiz; eidos = semelhante) são responsáveis por fixar as briófitas no substrato, que pode ser uma pedra, um tronco de árvore ou o solo. Eles também são os responsáveis por absorver água e sais minerais.

Os caulídios filídios, além de absorverem água diretamente do ambiente, realizam fotossíntese.

Veja também outros Grupos Vegetais.

As briófitas não apresentam vasos condutores, daí serem chamadas de plantas avasculares (o prefixo “a”, na frente da palavra, significa negação, sem). Nessas plantas, o transporte da água é feito de uma célula para outra, sendo, por isso, mais lento do que nas plantas com vasos condutores. Por esse motivo, as briófitas são baixas, pequenas e vivem em locais úmidos e geralmente sombreados, onde perdem pouca água para o ambiente.

Reprodução das briófitas

A seguir, há uma ilustração representando o ciclo de vida dos musgos. Para entendê-la melhor, acompanhe cada etapa com a descrição apresentada.

Características gerais das briófitas Resumo

As briófitas vivem em locais úmidos e precisam da água para a reprodução. Elas apresentam plantas masculinas e plantas femininas, que produzem, respectivamente, os gametas (células reprodutivas) masculinos e femininos.

De tempos em tempos novas briófitas são catalogadas, isto é, há um grande números de espécies ainda a serem descobertas. Veja um livro sobre as Briófitas do Brasil. Completamente de grátis.

Não esqueça de dizer o que achou da aula Características gerais das Briófitas. Deixe seu comentário.

Fonte: Companhia das Ciências, de José Manoel, Eduardo Schechtman, Luiz Carlos Ferrer, Herick Martin Vellos

2 comentários

  1. Otexto esta interessante, gostei, mas faltou especificarem as alternacias de geracoes e a geracao predominante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

79 SLIDES DE BIOLOGIA

Prontos para baixar -->> Slides de alta qualidade 
Baixe  5 slides grátis pra ver se você gosta
VER  DETALHES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide

Compartilhe isso com um amigo