Início / Aulas / Efeitos antropogênicos na atmosfera

Efeitos antropogênicos na atmosfera

Os combustíveis fósseis constituem a principal fonte de energia mundial, e as consequências de sua combustão incluem as chuvas ácidas e o aquecimento global e fazem parte dos chamados efeitos antropogênicos na atmosfera. A análise,desses efeitos para os ecossistemas e a saúde humana aponta a necessidade urgente de desenvolvimento e o uso de fontes alternativas de energia, que liberem menos gás carbônico para a atmosfera.

A atmosfera terrestre é um produto da vida, tecida no tempo lento das eras geológicas: isso a distingue das atmosferas dos outros planetas do sistema solar. Contudo, a mais forte evidência do poder que a civilização urbano-industrial demonstra de transformar a natureza são as mudanças químicas e físicas que, no tempo curto de sua história, se manifestam no ar das regiões industriais e das aglomerações urbanas. A alta concentração de poluentes atmosféricos e as precipitações ácidas acompanham o contorno geográfico das cidades contemporâneas.

A interferência humana sobre a atmosfera, a esfera gasosa da Terra, ocorre também em escala mais vasta. As evidências da degradação recente da camada de ozônio, derivada de substâncias utilizadas pela sociedade de consumo, acenderam os sinais de alerta. Os governos firmaram tratados destinados a substituir os produtos que rompem o filtro solar crucial para a vida no planeta.

raios uv

Veja uma aula sobre os efeitos dos raios UV na pele humana.

A atmosfera é a ponte complexa que relaciona a radiação solar à biosfera. Sua dinâmica entrelaça-se com os ciclos de atividade solar e com a tectônica das placas continentais, que muda a disposição das terras emersas e dos oceanos. Ela continua a iludir a ciência e a tecnologia mais avançadas, revelando-se cheia de mistérios.

O fenômeno da poluição atmosférica está diretamente ligado a processos históricos recentes, sendo um subproduto da urbanização e da industrialização. A concentração da população em cidades grandes e médias gerou focos críticos, caracterizados por níveis elevados de poluição do ar. O mundo urbano, porém, é uma realidade histórica recente. Há dois séculos, em 1800, apenas 3% da humanidade residia no meio urbano: dedicadas ao comércio e à administração, as cidades constituíam ilhas cercadas pelo oceano do mundo rural.

Atualmente, as cidades da Europa e da América anglo-saxônica abrigam perto de 85% da população total dessas regiões, e o êxodo rural está praticamente encerrado. Nos países em desenvolvimento, o processo de urbanização acelerou-se mais tarde e continua a se processar em ritmo vertiginoso. Sua taxa média de urbanização está perto de 50%, mas, em poucas décadas, a população urbana será majoritária.

A história climática da Terra exibe uma paisagem de elevações térmicas interrompidas por vales de resfriamento que anunciam a chegada de glaciações. Os registros térmicos de mais de um século de observações indicam a aproximação de um cume térmico. Sua interpretação escancarou uma animada polêmica científica e política. Uma corrente enxerga nos gases de efeito estufa de origem antropogênica a locomotiva que acelera a marcha rumo ao aquecimento global; de outro lado, estão os céticos, que enxergam nesses gases um pingo insignificante no oceano de mudanças naturais inevitáveis.

Efeitos antropogênicos na atmosfera

Em artigo recente a ONU reconhece avanços na proteção da Camada de Ozônio, mas pede redução de gases do efeito estufa.

O debate prossegue e, no futuro próximo, suas repercussões afetarão nossas opções energéticas e industriais, nossas prioridades tributárias e, quem sabe, o modo de vida das próximas gerações.

Não esqueça de dizer o que achou da aula Efeitos antropogênicos na atmosfera. Deixe seu comentário.

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=I70H3Qm2Vo8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
79 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 19,00
QUERO VER OS SLIDES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide