Sistema reprodutor feminino – Anatomia, função genital

O sistema reprodutor feminino (ou sistema genital feminino), assim como o masculino pode ser dividido em órgãos internos e externo. É o aparelho responsável pela reprodução, onde será fabricada o gameta feminino, carinhosamente chamada de óvulo. Veja uma vídeo aula relacionada a esse assunto e depois continue com a leitura.

Órgãos externos

Diferentemente do corpo do homem, que apresenta genitais externos bem visíveis, o corpo da mulher tem um conjunto de órgãos externos não tão evidentes.

Os órgãos externos do sistema genital feminino são os lábios maiores e os lábios menores, dobras de pele que protegem a entrada da vagina e da uretra. Acima dos lábios maiores, pode-se observar a presença de um pequeno órgão chamado clitóris, que proporciona prazerá mulher quando estimulado.

O conjunto dos órgãos genitais externos da mulher é chamado de pudendo feminino.

Veja uma aula sobre o corpo humano feminino para complementar seus estudos.

Hímen

O hímen é uma fina membrana localizada na entrada da vagina. Essa membrana apresenta um ou mais orifícios por onde é expelido o fluxo menstruai. Em alguns casos, o hímen pode não apresentar abertura, necessitando de uma pequena cirurgia. Essa membrana não apresenta nenhuma função fisiológica relacionada à reprodução e geralmente rompe-se na primeira relação sexual. Sua ruptura nem sempre é acompanhada de sangramento.

Veja uma de Fisiologia Humana com os Principais sistemas do corpo humano.

Algumas mulheres têm o hímen muito frágil, que pode se romper sem que tenha havido relação sexual. Em outros casos, o hímen é muito elástico e resistente e não se rompe, mesmo após uma relação sexual.

Órgãos internos

Os órgãos genitais femininos internos são a vagina, o útero, os ovários e as tubas uterinas.

A vagina é um órgão tubular com cerca de 8 a 10 cm de comprimento, bastante elástico, que liga o ambiente externo ao útero. Em conjunto com o útero, compõe o canal do parto, por onde passa o bebê no parto normal.

No canal vaginal existem duas glândulas com função de lubrificação, facilitando a penetração do pênis durante a relação sexual.

Em contato com a parte superior da vagina fica o útero, órgão muscular em forma de pera, Ele apresenta grande elasticidade, podendo aumentar muitas vezes de tamanho durante a gravidez. O colo uterino é sua porção mais estreita e está em contato com a vagina. Internamente, o útero é revestido por um tecido chamado endométrio, que é ricamente vascularizado.

Ligadas ao útero e estendendo-se até próximo aos ovários, estão as tubas uterinas, que apresentam tecido de revestimento interno com cílios. Os cílios movimentam-se de forma coordenada e, junto aos movimentos da musculatura das tubas uterinas, deslocam a célula sexual feminina do ovário para o útero.

Os ovários são dois pequenos órgãos localizados na região abdominal que têm a função de produzir os hormônios femininos, estrógeno e progesterona. No ovário também são formadas as células sexuais femininas. As mulheres já nascem com um estoque de células sexuais imaturas (chamadas ovócitos) no interior de seus ovários. Essas células iniciam sua maturação a partir da puberdade.

Sistema reprodutivo feminino

Ovulação

As células sexuais femininas encontram-se em estruturas chamadas de folículos. A partir da puberdade, por ação de hormônios, alguns folículos começam a amadurecer. Quando um desses folículos termina seu processo de amadurecimento, há liberação do ovócito. Esse processo chama-se ovulação. O amadurecimento da célula sexual feminina só termina se há fecundação. Quando há o encontro do ovócito com o espermatozoide, o amadurecimento se completa e, então, há formação do óvulo.

O sistema reprodutor feminino

Em geral, a mulher libera um ovócito a cada 28 dias. Normalmente existe alternância dos ovários, ou seja, se em um mês a célula sexual feminina foi liberada pelo ovário esquerdo, no mês seguinte o ovócito provavelmente virá do ovário direito.

Menstruação

Enquanto o folículo amadurece no ovário, o endométrio torna-se mais espesso, por aumento do número de camadas de células. Esse processo prepara o útero para receber um possível embrião.

O ovócito liberado pelo ovário chega às tubas uterinas e é deslocado para o útero. Nesse trajeto, se a mulher tiver relação sexual, poderá haver o encontro das células sexuais. A fusão dos gametas feminino e masculino chama-se fecundação e origina a célula-ovo ou zigoto, que poderá se desenvolver e formar um bebê.

Se não ocorrer a fecundação, algumas camadas de células do endométrio se soltam e são eliminadas pela vagina. Esse processo é chamado de menstruação e provoca a ruptura de pequenos vasos sanguíneos. É por esse motivo que, durante a menstruação, ocorre sangramento. À mistura de células e substâncias eliminadas durante a menstruação damos o nome de fluxo menstrual.

hormonios sexuaisfemininos

As menstruações, o amadurecimento dos ovócitos nos ovários, as ovulações e as preparações do endométrio para receber um possível embrião se iniciam na puberdade e ocorrem até por volta dos 50 anos de idade. Esses fenômenos são cíclicos, ou seja, acontecem em intervalos de tempo, que pode variar de mulher para mulher e, para uma mesma mulher, ao longo do tempo, constituindo o que chamamos de ciclo menstruai. O primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do ciclo menstruai. Em média, o ciclo menstrual dura 28 dias, mas existem mulheres que têm ciclos mais curtos ou mais longos. Além disso, é comum, principalmente nas mulheres jovens, que a duração dos ciclos varie ao longo do tempo.

Resumo de O sistema reprodutor feminino – Anatomia, função genital

  • o sistema reprodutor feminino pode ser dividido em órgãos externos e internos
  • o hímem é uma membrana fina na entrada da vagina
  • durante o ciclo menstrual ocorre a ovulação e menstruação

https://www.youtube.com/watch?v=OnIB6ekpdJA&t=64s

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link
Baixe 5 Slides profissionais - GRÁTIS    
BAIXAR

Você é 
Professor(a)?

Tem 1 Slides GRÁTIS pra você baixar.
Baixar Slides
close-link
Close