EcologiaIdeias Sustentáveis

Entendendo Biomas

Veja a definição de biomas, como eles funcionam e muito mais

Em ecologia chama-se bioma a uma comunidade biológica, ou seja, fauna, flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar.

Entendendo os biomas 

Área biótica é uma área geográfica ocupada por um bioma, ou seja, regiões com um mesmo tipo de clima e vegetação. Entretanto, pode ter uma ou mais vegetações predominantes.

Apesar de poderem apresentar diferentes animais e plantas, sabe-se que há muitas semelhanças entre as paisagens dos mais diferentes continentes, isso ocorre devido à influência do macroclima (tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos).

Segundo alguns ecologistas, os cinco tipos mais importantes são: aquático, desértico, florestal, de vegetação rasteira e tundra (vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo das regiões de clima polar).

Entretanto, alguns pesquisadores vão um pouco mais longe nesta classificação. Segundo estes, só no Brasil há seis diferentes tipos de biomas, sendo eles: floresta Amazônica, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Zonas Costeiras.

Há também uma classificação para os biomas aquáticos, que são divididos em água doce e marinhos, ou seja, aqueles que pertencem à água do mar.

Curiosidade:

– O bioma da Terra compreende a biosfera.

Veja também

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios! Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você