Ciências

Grandes mulheres e os ácidos nucleicos

Muitas mulheres realizaram importantes pesquisas sobre a bioquímica dos ácidos nucleicos, embora seus trabalhos tenham sido pouco reconhecidos pela comunidade científica.

Rosalind Elsie Franklin, por exemplo, foi uma importante biofísica britânica que morreu jovem em decorrência de um câncer ovariano, antes de completar 38 anos.

Rosalind Franklin
Rosalind Franklin – MRC Laboratory of Molecular Biology, CC BY-SA 4.0, através da wiki Wikimedia Commons

Juntamente com outros biofísicos do King´s College de Londres, Franklin idealizou e desenvolveu estudos utilizando raios X, que foram decisivos para a elucidação da estrutura molecular do DNA.

O prêmio Nobel de 1962, atribuído a Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, certamente teria sido conferido também a Franklin se ela não tivesse falecido quatro anos antes.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Wilkins e Franklin foram mostrados em 1951 a Watson e Crick e sugeriam que a estrutura molecular do DNA deveria ser helicoidal. Esses dados foram fundamentais para o desenvolvimento posterior do modelo que rendeu o prêmio Nobel aos dois grupos de pesquisa.

Martha Cowles Chase (1927-2003;) foi uma geneticista americana que tra- balhou no Laboratório Cold Spring Harbor, na equipe do Dr. Alfred Hershey, especialista em estudos de virologia.

Martha Chase
Martha Chase – DesconhecidoUnknown author, Public domain, através da wiki Wikimedia Commons

Conhecida também como Martha C. Epstein, nome contraído pós-casamento, Martha teve valiosa participação em pesquisas que estabeleceram o local de armazenamento da informação genética como sendo o DNA, contrariando a impressão geral dos cientistas da época, que apostavam nas proteínas.

Martha também teve sua carreira interrompida precocemente devido a uma doença neurológica que lhe roubou a memória de curto prazo. O orientador de Chase, Alfred Hershey, manteve-se ativo e ganhou o prêmio Nobel em 1969 pela série de pesquisas, desenvolvidas em conjunto com ela, sobre vírus.

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Planeta Biologia

Quem somos? 👋 Olá, biocuriosos! Somos a Redação do Planeta Biologia – um time apaixonado por ciência, formado por biólogos de várias partes do Brasil (e com muita vontade de compartilhar conhecimento!). Nosso planeta é repleto de vida, e nosso objetivo é explorá-lo com você de um jeito fácil, divertido e sem complicação. Queremos te ajudar a entender desde os micróbios mais espertos até os ecossistemas gigantes – tudo com pitadas de humor, curiosidades e muita interação. Aqui, a biologia não fica só nos livros: ela ganha cores, memes, quizzes e até histórias malucas. Aviso importante: Somos movidos a café, perguntas sem resposta e a certeza de que aprender pode (e deve!) ser uma aventura. Junte-se a nós nessa expedição! Contribuições de biólogos parceiros são sempre bem-vindas – porque ciência se faz com colaboração!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo