Ciências

Grandes mulheres e os ácidos nucleicos

Muitas mulheres realizaram importantes pesquisas sobre a bioquímica dos ácidos nucleicos, embora seus trabalhos tenham sido pouco reconhecidos pela comunidade científica.

Rosalind Elsie Franklin, por exemplo, foi uma importante biofísica britânica que morreu jovem em decorrência de um câncer ovariano, antes de completar 38 anos.

Juntamente com outros biofísicos do King´s College de Londres, Franklin idealizou e desenvolveu estudos utilizando raios X, que foram decisivos para a elucidação da estrutura molecular do DNA.

O prêmio Nobel de 1962, atribuído a Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, certamente teria sido conferido também a Franklin se ela não tivesse falecido quatro anos antes.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Wilkins e Franklin foram mostrados em 1951 a Watson e Crick e sugeriam que a estrutura molecular do DNA deveria ser helicoidal. Esses dados foram fundamentais para o desenvolvimento posterior do modelo que rendeu o prêmio Nobel aos dois grupos de pesquisa.

Martha Cowles Chase (1927-2003; figura 4.21) foi uma geneticista americana que tra- balhou no Laboratório Cold Spring Harbor, na equipe do Dr. Alfred Hershey, especialista em estudos de virologia (relembre na página 74).

Conhecida também como Martha C. Epstein, nome contraído pós-casamento, Martha teve valiosa participação em pesquisas que estabeleceram o local de armazenamento da informação genética como sendo o DNA, contrariando a impressão geral dos cientistas da época, que apostavam nas proteínas.

Martha também teve sua carreira interrompida precocemente devido a uma doença neurológica que lhe roubou a memória de curto prazo. O orientador de Chase, Alfred Hershey, manteve-se ativo e ganhou o prêmio Nobel em 1969 pela série de pesquisas, desenvolvidas em conjunto com ela, sobre vírus.

Daniel Pereira

Olá. Meu nome é Daniel Pereira. Sou biólogo e o fundador do site Planeta Biologia. Se você curte ciências como eu, você veio ao lugar certo. Vamos aprender juntos?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo