AnatomiaAulas

Ossos da Face: anatomia, quais são, nomes

Nessa aula você verá todos os ossos da face. 

Quais são os ossos da face

A face é constituída por 14 ossos: seis pares e dois ímpares.

Ossos pares: 

  • Zigomático
  • Lacrimal
  • Nasal
  • Corneto inferior
  • Palatino
  • Maxila

Ossos ímpares

  • Vômer
  • Mandíbula

principais ossos da face frontal

Veja também: principais ossos do corpo humano

Osso zigomático

Osso par, é também chamado de osso da bochecha. Situado superior e lateralmente na face, forma parte do assoalho e parede lateral da órbita, proeminência da bochecha e parte das fossas temporal e infratemporal.

Estruturas importantes: forame zigomatico-facial e o processo temporal.

Osso Lacrimal

Osso par, é menor e um dos mais frágeis ossos da face. Situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.

Osso Nasal

Pequenos ossos variando de tamanho e forma conforme a pessoa, estão dispostos lado a lado, na porção média e superior da face.

Unidos, formam a “ponte” do nariz. Apresentam duas superfícies e quatro bordas.

Corneto inferior ou concha nasal inferior

Osso par, que consiste em uma lâmina de osso esponjoso, curvada em si mesmo. Surgem dos ossos maxilares e se projetam horizontalmente dentro da cavidade nasal.

Ao passar por esta região, o ar é aquecido, umedecido e limpo.Se articula com os ossos etmoide, maxilar, lacrimal e palatino

Osso Palatino

Osso par, localizado no teto da cavidade bucal, formando o palato ósseo,cavidade nasal, órbita e a fossa infratemporal. Articula-se com os ossos: esfenoide, etmoide, vômer, maxila, concha nasal inferior e com o osso palatino do lado oposto

Maxila

Estruturas da região frontal do crânio que suportam os dentes superiores e formam parte do palato, cavidade nasal, órbita e seio maxilar. Estes dois ossos geminados formam o maxilar superior.

Articulam-se entre si (na linha média) e, nas restantes superfícies com os ossos nasais, palatino, etmoide, frontal e, nas regiões laterais, com os zigomáticos.

A Malformação da sutura mediana das maxilas causa a Fenda Palatina (associada ao lábio leporino).

Cada maxila humana adulta contém, da parte anterior à posterior, oito alvéolos(cavidades) para a inserção dos dentes, respectivamente: dois alvéolos, que diminuem de tamanho do primeiro para o segundo, para inserção dos incisivos; um alvéolo canino, bastante profundo; dois alvéolos pré-molares e três molares.

Seio Maxilar

Porção pneumática (cavidade oca que e apresentar câmaras de ar internamente) da maxila, ou seja, são compartimentos ósseos localizados acima dos dentes pré-molares e molares superiores, podendo se estender mais anteriormente até a região dos dentes caninos mas com menor frequência.

Tem a função de dar leveza à cabeça e ao mesmo tempo de proteção. Estes ossos tem comunicação com o aparelho respiratório.

Importância prática do seio maxilar

O prolongamento alveolar tem importância prática quando o assoalho do seio aprofunda-se entre as raízes dos dentes molares e pré-molares, podendo dividir-se em divertículos alveolares e estar em íntimo contato com essas raízes.

A importância prática dessa vizinhança é que:

  • Facilita a propagação dos processos inflamatórios dos dentes para o interior do seio maxilar.
  • Quando da necessidade de extração dentária pode provocar: A comunicação buco-sinusal.
  • Introdução de raízes residuais e/ou dentes no interior do seio maxilar.

Para diagnosticar essa condição deve-se verificar o exame radiográfico periapical minuciosamente.

A imagem radiográfica do seio maxilar pode confundir um observador menos avisado, que poderá confundir com processos patológicos.

Vômer

Forma as porções posteriores e inferiores do septo nasal. Articula-se com 6 ossos: esfenoide, etmoide, maxilares e palatinos.

Maxilar inferior ou mandíbula

Osso ímpar que contém a arcada dentária inferior. Apresenta 1 corpo e 2 ramos: A mandíbula articula-se com dois ossos: Temporais (2).

Leitura sugerida

Redação Planeta Biologia

A redação do Planeta Biologia recebe conteúdo de diversos produtores do Brasil. Se você gosta de escrever ou tem algum texto relacionado à biologia, envia-nos para podermos publicar seu artigo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você