AnatomiaAulas

Ossos da Face: anatomia, quais são, nomes

Nessa aula você verá todos os ossos da face. 

Quais são os ossos da face

A face é constituída por 14 ossos: seis pares e dois ímpares.

Ossos pares: 

  • Zigomático
  • Lacrimal
  • Nasal
  • Corneto inferior
  • Palatino
  • Maxila

Ossos ímpares

  • Vômer
  • Mandíbula
Ossos da face
Desnotícias: http://desnoticias.org/wiki/Quebrar_Todos_os_Ossos_da_Cara

Veja também: principais ossos do corpo humano

Osso zigomático

Osso par, é também chamado de osso da bochecha. Situado superior e lateralmente na face, forma parte do assoalho e parede lateral da órbita, proeminência da bochecha e parte das fossas temporal e infratemporal.

Estruturas importantes: forame zigomatico-facial e o processo temporal.

Osso Lacrimal

Osso par, é menor e um dos mais frágeis ossos da face. Situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.

Osso Nasal

Pequenos ossos variando de tamanho e forma conforme a pessoa, estão dispostos lado a lado, na porção média e superior da face.

Unidos, formam a “ponte” do nariz. Apresentam duas superfícies e quatro bordas.

Corneto inferior ou concha nasal inferior

Osso par, que consiste em uma lâmina de osso esponjoso, curvada em si mesmo. Surgem dos ossos maxilares e se projetam horizontalmente dentro da cavidade nasal.

Ao passar por esta região, o ar é aquecido, umedecido e limpo.Se articula com os ossos etmoide, maxilar, lacrimal e palatino

Osso Palatino

Osso par, localizado no teto da cavidade bucal, formando o palato ósseo,cavidade nasal, órbita e a fossa infratemporal. Articula-se com os ossos: esfenoide, etmoide, vômer, maxila, concha nasal inferior e com o osso palatino do lado oposto

Maxila

Estruturas da região frontal do crânio que suportam os dentes superiores e formam parte do palato, cavidade nasal, órbita e seio maxilar. Estes dois ossos geminados formam o maxilar superior.

Articulam-se entre si (na linha média) e, nas restantes superfícies com os ossos nasais, palatino, etmoide, frontal e, nas regiões laterais, com os zigomáticos.

A Malformação da sutura mediana das maxilas causa a Fenda Palatina (associada ao lábio leporino).

Cada maxila humana adulta contém, da parte anterior à posterior, oito alvéolos(cavidades) para a inserção dos dentes, respectivamente: dois alvéolos, que diminuem de tamanho do primeiro para o segundo, para inserção dos incisivos; um alvéolo canino, bastante profundo; dois alvéolos pré-molares e três molares.

Seio Maxilar

Porção pneumática (cavidade oca que e apresentar câmaras de ar internamente) da maxila, ou seja, são compartimentos ósseos localizados acima dos dentes pré-molares e molares superiores, podendo se estender mais anteriormente até a região dos dentes caninos mas com menor frequência.

Tem a função de dar leveza à cabeça e ao mesmo tempo de proteção. Estes ossos tem comunicação com o aparelho respiratório.

Importância prática do seio maxilar

O prolongamento alveolar tem importância prática quando o assoalho do seio aprofunda-se entre as raízes dos dentes molares e pré-molares, podendo dividir-se em divertículos alveolares e estar em íntimo contato com essas raízes.

A importância prática dessa vizinhança é que:

  • Facilita a propagação dos processos inflamatórios dos dentes para o interior do seio maxilar.
  • Quando da necessidade de extração dentária pode provocar: A comunicação buco-sinusal.
  • Introdução de raízes residuais e/ou dentes no interior do seio maxilar.

Para diagnosticar essa condição deve-se verificar o exame radiográfico periapical minuciosamente.

A imagem radiográfica do seio maxilar pode confundir um observador menos avisado, que poderá confundir com processos patológicos.

Vômer

Forma as porções posteriores e inferiores do septo nasal. Articula-se com 6 ossos: esfenoide, etmoide, maxilares e palatinos.

Maxilar inferior ou mandíbula

Osso ímpar que contém a arcada dentária inferior. Apresenta 1 corpo e 2 ramos: A mandíbula articula-se com dois ossos: Temporais (2).

Leitura sugerida

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Redação Planeta Biologia

A redação do Planeta Biologia recebe conteúdo de diversos produtores do Brasil. Se você gosta de escrever ou tem algum texto relacionado à biologia, envia-nos para podermos publicar seu artigo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo