Experimentos

Refazendo os experimentos de Needham e Spallanzani

Repita alguns dos experimentos de Needham e Spallanzani para exercitar a “arte da observação” de que falava Vallisneri. Eles preparavam soluções de água e nutrientes que eram observadas ao microscópio após alguns dias. Repita os procedimentos usados por eles e veja se consegue observar microrganismos.

Para embasar teoricamente esse experimento veja as seguintes aulas:

Procedimento:

  1. Deixe um pedaço de folha de alface mergulhada em água sem cloro (pode ser água mineral, que é vendida em garrafas ou copinhos plásticos) por dois ou três dias.
  2. Depois, com o conta-gotas, pingue uma gota de água na lâmina e cubra-a com a lamínula. Use lentes objetivas de pequeno aumento durante a atividade de observação ao microscópio.
  3. Desenhe o que você observou e elabore um pequeno relatório com os dados obtidos. Procure ler os relatórios dos colegas e descubra se os microrganismos observados por eles são os mesmos que você registrou.

Material necessário:

  • água mineral sem cloro
  • uma folha de alface
  • um recipiente de vidro
  • um conta gotas
  • microscópio
  • lâmina e lamínula

Imagem obtida ao microscópio óptico (ou de luz) de um pequeno protozoário, um microrganismo unicelular com uma “cabeça” (ou zooide), com pouco menos de 30 µm de diâmetro. Ao microscópio é possível ver um movimento de cílios na parte oposta ao pedúnculo que o ancora ao substrato.

Planeta Biologia

Quem somos? 👋 Olá, biocuriosos! Somos a Redação do Planeta Biologia – um time apaixonado por ciência, formado por biólogos de várias partes do Brasil (e com muita vontade de compartilhar conhecimento!). Nosso planeta é repleto de vida, e nosso objetivo é explorá-lo com você de um jeito fácil, divertido e sem complicação. Queremos te ajudar a entender desde os micróbios mais espertos até os ecossistemas gigantes – tudo com pitadas de humor, curiosidades e muita interação. Aqui, a biologia não fica só nos livros: ela ganha cores, memes, quizzes e até histórias malucas. Aviso importante: Somos movidos a café, perguntas sem resposta e a certeza de que aprender pode (e deve!) ser uma aventura. Junte-se a nós nessa expedição! Contribuições de biólogos parceiros são sempre bem-vindas – porque ciência se faz com colaboração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo