AulasCiências

O que é o método científico e suas etapas na Biologia

Biologia moderna e os métodos da ciência

O método científico é uma sequência de procedimentos que pode variar dependendo do objeto de estudo ou até mesmo do contexto histórico-científico. Apesar disso é possível identificar a sua estrutura básica dentro do fazer ciência.

A Biologia se desenvolveu muito ao longo do século XIX, sobretudo no século XX. Apesar das inúmeras perguntas sem resposta, certamente o conhecimento a respeito da natureza é maior hoje do que nos séculos passados.

O desenvolvimento dessa ciência foi proporcionado por avanços tecnológicos, como o uso de microscópios (figura 1.21) e o desenvolvimento de técnicas que permitiram conhecer em mais detalhes as estruturas dos seres vivos.

Não se pode dizer que exista um único método científico, nem mesmo dentro da Biologia, mas é possível identificar um conjunto de procedimentos reconhecidos e adotados pela comunidade científica.

A construção de novos conhecimentos toma como base essas diretrizes, e mesmo assim os conhecimentos científicos podem perder seu valor com o tempo, sendo então substituídos por outros.

As etapas do método científico

Atualmente não se admite a existência de um método científico único, com etapas rígidas que se seguem umas às outras. No entanto, ao estudar os arquivos de grandes cientistas do passado, como Vallisneri, Spallanzani, Needham e Pasteur, pode-se perceber que seu trabalho teve alguns passos em comum.

As etapas do método científico são:

1 – Problematização

Formular uma pergunta para a qual não se sabe a resposta é uma etapa importante para produzir conhecimento científico.

2 – Observação e registro

Compreender os elementos que fazem parte da questão a ser estudada é essencial para poder planejar formas de colocar ideias à prova, criando explicações provisórias, chamadas hipóteses.

3 – Experimentação

Embora os antigos já colocassem ideias à prova, e nem sempre os cientistas da atualidade possam realizar experimentos, eles são tidos como meios importantes para testar ideias de maneira razoavelmente objetiva.

4 – Pesquisas e, diferentes fontes

O contato com outras pessoas que pensaram a respeito da mesma questão ou de questões parecidas é considerado uma etapa importante do trabalho científico.

Pode-se procurar por outras formas de explicar os resultados obtidos, as chamadas hipóteses rivais, que geralmente demandam novos experimentos.

Conclusão

Ao testar hipóteses é possível verificar se elas não dão conta de explicar os resultados encontrados. Assim, ao descartar hipóteses é possível reduzir o número de explicações válidas e enriquecer as hipóteses iniciais, construindo teorias.

As conclusões, em Ciências, são sempre consideradas parciais, pois podem ser modificadas diante de novas observações, hipóteses ou formas de realizar e interpretar experimentos.

As ciências estão em constante mudança

As ciências não são imutáveis, ou seja, os conhecimentos são construídos e reformulados com o passar do tempo e com o advento de novas descobertas (figura).

Método científico
Paleontólogo
segurando um fóssil.
Novos achados
paleontológicos
têm mudado
profundamente
a maneira como
entendemos a origem
dos seres vivos.

A retrospectiva histórica apresentada exemplifica esse processo, ao mostrar as mudanças na forma de pensar e de fazer Ciência.

Algumas doenças causadas por vírus, como a varíola, foram erradicadas do planeta por meio de campanhas de vacinação.

A Biologia Molecular tem tido progressos extraordinários e tem fornecido conhecimento para aplicações tecnológicas que possibilitam fabricar vacinas contra doenças muito perigosas, melhorar alimentos tradicionais, como o feijão, tornando suas culturas menos dependentes de inseticidas e mais amigáveis ao ambiente.

O uso de tecnologias inovadoras pode ajudar as populações mais necessitadas do planeta, mas para isso é importante que os cidadãos estejam atentos e participem dos debates sobre as possibilidades de investimentos em Ciência e tecnologia e dos usos que são feitos dos produtos da Ciência.

Veja também:

Resumo

  • Os procedimentos científicos modernos incluem problematização, observação e registro, experimentação, pesquisa em fontes variadas e o estabelecimento de conclusões parciais.

Sugestão de site para visitar

  • Universidade de Pádua. Núcleo de Museus Científicos. Mostra virtual de objetos colecionados por Antonio Vallisneri, em que se podem observar as conchas de náutilos que o cientista estudou. Disponível em: <www.unipd.it/vallisneri/index.html>. Acesso em: 17 mar. 2022.

Redação Planeta Biologia

A redação do Planeta Biologia recebe conteúdo de diversos produtores do Brasil. Se você gosta de escrever ou tem algum texto relacionado à biologia, envia-nos para podermos publicar seu artigo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo