AulasCiências

Introdução a Biologia: o que biologia

A ciências que estuda a vida e a relação dos seres vivos com o meio ambiente

Introdução a Biologia. O que é  biologia? O que o biólogo estuda? Nessa aula iremos abordar alguns aspectos da biologia, como que características são comuns a todos os seres vivos.

Vamos questionar também usando uma das perguntas mais antigas que o homem já fez: o que é a vida? E assim explicando características fundamentais da biologia. Antes veja um vídeo de introdução e depois continue a leitura.

O que é biologia

Biologia é a ciência que estuda a vida, a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. Estuda o funcionamento dos organismos, como eles se desenvolvem, seu metabolismo. A evolução e o surgimento da vida também objetos de estudo da biologia.

Introdução á biologia

Biologia é o estudo da vida. Como os seres humanos são seres vivos, temos um senso natural de curiosidade e afeição em relação à vida e como ela surgiu.

O estudo da biologia incorpora tudo imaginável relacionado à vida na Terra. Pode ser muito amplo e se concentrar em detalhes sobre todo o planeta ou pode ser muito específico e estudar estruturas microscópicas, como bactérias ou DNA.

Estudar seres vivos, chamados de organismos, nos leva ao redor do mundo, desde as mais produtivas florestas tropicais até as terras hostis da Antártida ou as bacias oceânicas mais profundas.

Embora o nosso conhecimento sobre o mundo que nos rodeia esteja mudando constantemente, há alguns princípios básicos de biologia que, espero, continuem a ser úteis por muitos anos. A maioria dos estudos biológicos baseiam-se em cinco verdades universalmente reconhecidas. Esses são:

  1. As células são a unidade básica da vida.
  2. Os genes são as unidades básicas para passar traços dos pais para a prole.
  3. A evolução por seleção natural é o processo que levou à grande diversidade de espécies na Terra.
  4. As coisas vivas mantêm o ambiente dentro de suas células e corpos.
  5. Os seres vivos têm a capacidade de adquirir e transformar energia.

parede celular

Como você pode imaginar e pode muito bem saber, a biologia é um enorme campo de estudo. Está constantemente em desenvolvimento à medida que os biólogos do mundo estão completando a pesquisa e levando nossa compreensão da vida a novos níveis.

A nova informação diária é publicada em diferentes campos da biologia e é quase impossível que uma pessoa se mantenha atualizada em todos os tópicos relacionados à biologia. No entanto, todos devem começar em algum lugar e estudar biologia pode esclarecer sua compreensão sobre o mundo ao seu redor.

O que é a vida

A vida é um fenômeno existente (tanto quanto sabemos) apenas na Terra. A “vida” é o título dado para separar as coisas que são capazes de funcionar por si mesmas de objetos materiais como rochas e água.

Todos os seres vivos da Terra são coletivamente conhecidos como organismos. Há uma série de funções que são essenciais para que algo seja considerado um organismo. Estes incluem movimento, respiração, sensibilidade, crescimento, reprodução, liberação de resíduos e o consumo de alimentos.

A vida evoluiu para uma incrível variedade de formas. Os seres humanos pertencem ao grupo mais avançado de organismos, os animais. Outros organismos de nível superior incluem plantas e fungos.

Formas de vida mais primitivas incluem grupos microscópicos, como bactérias e arqueas. Os vírus são um grupo incomum porque não conseguem reproduzir sem o uso de uma célula hospedeira. Como tal, os vírus são classificados por alguns biólogos para viver e por outros para não serem.

Células: a unidade fundamental dos seres vivos

Todos os seres vivos são construídos a partir de estruturas microscópicas chamadas células. Uma célula tem o potencial de sustentar a vida e é a estrutura mais simples capaz de fazê-lo.

Embora a vida tenha evoluído para organismos multicelulares há muito tempo, a maioria da vida na Terra permanece como organismos unicelulares.

Bactérias, arqueas, protistas e muitos fungos têm apenas uma célula e são capazes de sobreviver e se reproduzir em uma grande variedade de maneiras que deixa as plantas e os animais envergonhados.

As células geralmente são divididas em duas categorias principais: células procarióticas e eucarióticas. As células procarióticas são encontradas apenas em organismos microscópicos, como bactérias e arqueias. As células eucarióticas são encontradas em organismos mais avançados, como animais, plantas e fungos.

A principal diferença entre os dois tipos de células é que as células eucarióticas têm um núcleo que contém o DNA da célula e possui estruturas especializadas chamadas organelas.

As organelas desempenham funções específicas, como a fotossíntese e a produção de proteínas. Nas células procarióticas, o DNA não está encapsulado dentro de um núcleo e as organelas estão faltando.

As células de um organismo para o próximo sempre variam, mas muitas vezes têm muitas semelhanças. Quase todas as células contêm DNA e são cercadas por uma membrana; e desempenham funções semelhantes, como a respiração e a produção de proteínas.

O que são genes

Os genes são a unidade básica para a hereditariedade. Eles contêm todas as informações necessárias para manter um organismo vivo.

Quando os organismos se reproduzem, a informação dos genes é passada de pai para prole. Os genes que são transmitidos dos pais para a prole, fornecem a informação às células para manter o novo organismo vivo. Os genes são o motivo pelo qual as crianças se parecem com os pais.

Evolução dos seres vivos

A teoria da evolução pela seleção natural dá, de longe, a melhor explicação para a enorme diversidade de espécies na Terra. O processo de seleção natural vem esculpir a vida por mais de 4 bilhões de anos e é a pedra angular da biologia moderna.

A seleção natural de traços úteis de geração em geração impulsiona a evolução das espécies em longos períodos de tempo.

Com a ajuda de mutações genéticas, a evolução conduziu o desenvolvimento da vida, capaz de prosperar em quase todos os ambientes na Terra.

O processo de evolução é visível em todos os aspectos da vida. As semelhanças óbvias em estrutura e função de diferentes espécies são difíceis de ignorar e a coleta de evidências que sustentam a teoria da evolução tornou-se inegável.

Homeostase

A homeostase é o ato de manter um ambiente interno relativamente constante dentro das células de um organismo.

Células funcionam de forma mais eficiente em uma certa variedade de condições e, à medida que o ambiente muda ao seu redor, eles trabalham constantemente para manter seu ambiente interno em condições ideais.

As células estão trabalhando para manter fatores como as concentrações de água, sal e açúcar, a temperatura dentro das células e as concentrações de oxigênio.

Campos da biologia

Existe uma grande variedade de sub disciplinas ou ramos da biologia; todos acima de mais de 60. Muitos existem há centenas de anos, enquanto outros são muito mais recentes e muitas vezes estão se desenvolvendo muito rapidamente.

Campos de estudo como a evolução, a ecologia e a genética são temas muito amplos e contêm muitas especializações em cada campo.

Por exemplo, um ecologista, que analisa a forma como os organismos interagem uns com os outros e com o meio ambiente, pode se especializar em ecologia marinha, ecologia populacional, ecologia vegetal e ecologia de água doce.

Como a biologia é um amplo campo de estudo, o trabalho de um biólogo para outro pode ser completamente diferente. Um agricultor, por exemplo, interessado na produção de culturas, se concentrará em conteúdo muito diferente do de um etólogo, que estuda o comportamento dos animais.

Para ser um biólogo bem-redondeado, no entanto, é bom ter uma compreensão dos conceitos básicos dos amplos campos dentro da biologia.

Logo abaixo tem um slide que poderá ser usado em aulas ou para apresentações de trabalhos escolares. Clique em apresentar e divirta-se

Leitura sugerida

Bibliografia

  •  Darwin, Charles (2003). A Origem das Espécies e a Seleção Natural. São Paulo: Hemus. p. 415-424. 471 páginas. ISBN 85-289-0134-3
  • amarck, Jean-Baptiste; Elliot, Hugh (1914). Zoological philosophy /. London,: [s.n.]

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Sou professor e gostaria de saber quanto você cobra pra fazer aulas personalizadas. nesse nivel aí do site. ótima apresentaão. gostei muito. Estou utilizando em minas aulas. Parabéns professor

    1. Olá Eduardo,
      no momento eu não faço aula para vender, porém você pode deixar a sugestão de aula que você gostaria de ver aqui no site, e assinar a newsletter, pois assim você ficará sabendo quando a aula que deseja for publicada.
      Até mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios! Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você