Aulas

Definição e aplicação de Ecologia

Introdução a ecologia geral

Ecologia é uma a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, pois é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam suas distribuições.  As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra tem origem no grego “oikos“, que significa casa, e “logos“, estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa,ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

O cientista alemão Ernst Haeckel, o simpático velhinho da imagem logo abaixo, usou pela primeira vez este termo no ano de  1869 para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

O criador do termo Ecologia

Como era de praxe na época ele usou radicais gregos para construir a palavra nova e dar sentido a essa nova área de conhecimento. Ao longo dos anos o conceito vem sendo complementado e apesar do nome ser o mesmo, hoje em dia essa ciência evoluiu muito em termos de conceito e pode ter várias aplicações.

Quer testar seus conhecimentos em Ecologia? Então faço um teste em um Questionário de Ecologia

Podemos dividi-la em Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia.2 Entretanto, diversos ramos tem surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática.

O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente e a sua qualidade determinam o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático de alteração do meio ambiente por organismos é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos.

Veja aqui no site uma aula sobre Fisiologia Vegetal.

As relações ecológicas entre seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo, incluem-se a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, assimbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.

A maior compreensão dos conceitos ecológicos e da verificação das alterações de vários ecossistemas pelo homem levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o homem e a biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social.

Com o passar do tempo surgiram também os conceitos de conservação que se impuseram na atuação dos governos, quer através das ações de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre o homem e a biosfera.

Há muitas aplicações práticas nesta disciplina, como a biologia da conservação, gestão de zonas úmidas, gestão de recursos naturais (agricultura, silvicultura e pesca), planejamento da cidade e aplicações na economia.

Introdução a ecologia geral

O conceito de Ecologia vem ganhando novas dimensões na atualidade, como em sua relação com a Economia, palavra que possui o mesmo prefixo e tem uma forte relação com o “estudo da casa”.  Esses novos fundamentos podem ser melhor estudados em Fundamentos de Ecologia do cientista Eugene Odum. Segue o Link para você da uma olhada na parte de referências bibliográficas no fim da página, vale muito a pena

Gostou do Slide usado no vídeo? Que tal ter mais de 100 slides como esse. Acesse Kit Slide de Biologia

Entender a ecologia geral é fundamental para se fazer um uma boa prova no Enem, vestibular ou mesmo sua pesquisa escolar. Está aula traz os conceitos básicos desta que é uma das principais disciplinas de biologia.  Veja antes três vídeo aulas relacionadas ao assunto.

Um conceito interessante é a relação entre as palavras ecologia e economia. Parecem ser palavras bastante distintas, mas na verdade se tratam de termos que se complementar, afinal ecologia é o estudo da casa enquanto economia é a administração da casa.

O que se tem feito durante séculos, é a separação entre esses dois termos. fato esse que terá que se intensificar já que o mundo está em crise justamente por haver uma crise ecológica. Nosso atual modelos de produção está completamente saturado, a dificuldade de mudá-lo é mudá-lo irá por em conflito vários interesses.

Veja aqui no site uma aula sobre os principais conceitos ecológicos de população.

A ecologia trata de vários assuntos, desde a distribuição de energia, como a aplicação da sustentabilidade. Podemos citar também as Relações Ecológicas, a poluição ambiental entre vários outros objetos de estudo da ecologia.
Você poderá querer ver uma aula bastante completa aqui no site relacionado às Relações Ecológicas entre os seres vivos. Nessas aula você vai ver os tipos de relações harmônicas e  relações desarmônicas.

Se você achar algum erro entre em contato que as revisões são feitas constantemente. Você também pode ajudar a melhorar o site, dê sugestões de aulas e conteúdos.

Complementante seus estudos em ecologia e veja no site nossa seção de Idéias Sustentáveis.

Não se esqueça de deixar suas sugestões aqui no site. Fale sobre alguma aula que você gostaria de ver por aqui, ou algum vídeo ou game. O site cresce com a sua participação.

Adquira nosso kit Slides de biologia. Dá uma olhada no que você vai encontrar assistindo o vídeo abaixo

Veja também:

Referências Bibliográficas

Ecologia, Odum < http://ferdesigner.files.wordpress.com/2010/11/fundamentos-de-ecologia-odum.pdf >

Redação Planeta Biologia

Planeta Biologia é uma site de educação com foco na produção de conteúdos para ensino fundamental e ensino médio. Desde 2012 escreve, produz slides e vídeos com o objetivo de auxilar o ensino de ciências e biologia

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar