Experimentos

Refazendo os experimentos de Needham e Spallanzani

Repita alguns dos experimentos de Needham e Spallanzani para exercitar a “arte da observação” de que falava Vallisneri. Eles preparavam soluções de água e nutrientes que eram observadas ao microscópio após alguns dias. Repita os procedimentos usados por eles e veja se consegue observar microrganismos.

Para embasar teoricamente esse experimento veja as seguintes aulas:

Procedimento:

  1. Deixe um pedaço de folha de alface mergulhada em água sem cloro (pode ser água mineral, que é vendida em garrafas ou copinhos plásticos) por dois ou três dias.
  2. Depois, com o conta-gotas, pingue uma gota de água na lâmina e cubra-a com a lamínula. Use lentes objetivas de pequeno aumento durante a atividade de observação ao microscópio.
  3. Desenhe o que você observou e elabore um pequeno relatório com os dados obtidos. Procure ler os relatórios dos colegas e descubra se os microrganismos observados por eles são os mesmos que você registrou.

Material necessário:

  • água mineral sem cloro
  • uma folha de alface
  • um recipiente de vidro
  • um conta gotas
  • microscópio
  • lâmina e lamínula

Imagem obtida ao microscópio óptico (ou de luz) de um pequeno protozoário, um microrganismo unicelular com uma “cabeça” (ou zooide), com pouco menos de 30 µm de diâmetro. Ao microscópio é possível ver um movimento de cílios na parte oposta ao pedúnculo que o ancora ao substrato.

Redação Planeta Biologia

A redação do Planeta Biologia recebe conteúdo de diversos produtores do Brasil. Se você gosta de escrever ou tem algum texto relacionado à biologia, envia-nos para podermos publicar seu artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você