Início / Mundo Animal / Orca, baleia assassina ou golfinho

Orca, baleia assassina ou golfinho

Há muita confusão neste assunto, por isso, resolvemos tentar responder Orca, baleia assassina ou golfinho? Neste artigo você vamos discutir algumas questões que podem esclarecer um pouco essa discussão.

Você sabia que a Orca não é uma baleia, pois é, essa confusão é muito mais comum do que você imagina. Na verdade as Orcas são golfinhos.

Entenda as diferenças que existem entre esse animal e as baleias

Elas podem chegar até 10 metros de comprimento tem as costas negras e uma barriga branca, sua nadadeira triangular é bastante alta e são encontrados em quase todos os oceanos do mundo, nos trópicos, em Mares glaciais como o mar Ártico e Antártica no mar mediterrâneo, mas seja lá onde for, não tem jeito, sempre as orcas são confundidas com baleias enquanto na verdade elas são golfinhos.

Orca, baleia assassina ou golfinho?

Baleias e orcas de fato são muito parecidas em uma primeira vista porém com um olhar mais atento podemos perceber que existem diferenças fundamentais entre os dois animais as baleias verdadeiras apresentam cerdas bucais no céu da boca algo que poderíamos comparar como uma peneira gigante coador bem grande que retém peixes pequenos Camarões, mas deixam a água passar as orcas por sua vez possuem dentes,  além disso o crânio e o esqueleto desses mamíferos são bem grandes e reforçados mostrando claramente que são muito mais parecido com um golfinho.

Importante dizer, no entanto, que o termo baleia é bastante amplo e que significa cetáceo com dentes ou cerdas bucais.

O nome cetáceo é dado a vários animais marinhos como baleias, golfinhos, e botos e assim sendo não está totalmente errado falar baleia orca, mas como vimos esses animais são muito mais parecidos com os golfinhos.

Para evitar confusões como essas, os cientistas usam um sistema de classificação muito importante. Eles levam em conta todas as características do animal como sua aparência, local onde ele é , os hábitos e seu nicho ecológico entre outros dados do seu organismo. Isso é fundamental na hora de diferenciar um golfinho de uma baleia, por exemplo, e não o modo como esses animais são popularmente conhecidos.

Mudando um pouco de assunto,   você já deve ter ouvido falar que a orca é um animal bastante agressivo. Afinal elas são conhecidas popularmente como baleias assassinas, foi até feito um filme chamado orca, a baleia assassina. Mas isso não passa de lenda.

Elas não são tão agressivas assim pelo menos com os humanos. Essa ideia de que a Orca é agressiva, provavelmente tem origem nos mares do ártico,  pois os habitantes do lugar, os inuits e os esquimós se impressionavam ao ver as orcas atacando focas, leões marinhos e até mesmo outras baleias. Como tudo bom conto em que se aumenta um ponto e não demorou para essa fama chegar em outros lugares do planeta. As pessoas foram aumentando um pouco da história o resultado foi uma fama injusta. É bem verdade que já aconteceram alguns raros acidentes entre humanos e orca,  porém somente foi registrado em cativeiro.

Orcas são mamíferos vivíparos, ou seja, o embrião se desenvolve no útero das fêmeas. Há uma aula falando sobre a classe do mamíferos aqui no site. Acho que vale a pena dar uma olhada para se aprofundar um pouco mais no assuntoBaleia atacando

 Se você tiver alguma curiosidade sobre as orcas coloque nos comentários  para podermos pesquisar  e melhorar ainda mais este artigo.

O site voz das orcas, tem imagens e artigos bem interessantes sobre  as orcas. Nesse outro link da National Geographic tem vídeos e histórias bem legais

Diga aí! o que achou do artigo Orca, baleia assassina ou golfinho?

About the author

Biólogo de formação, músico amador e apaixonado por desenvolvimento web. Um perna de pau viciado em futebol que não hexita em mostrar toda sua habilidade e dar suas caneladas nos melhores campos de várzea. É um apaixonado em ensinar e aprender, em que nas poucas horas vagas que lhe sobra, perde algum tempinho nos games, principalmente os de RPG, porque ninguém é de feito de ferro, a não ser na forma de sal mineral Daniel também é feito de açúcar… proteínas, gorduras, sais minerais e água. Afinal, é Planeta Biologia

4 comentários

  1. Bom dia, parabéns pelo artigo muito esclarecedor, tinha dúvida quanto a orca ser uma baleia ou golfinho.
    E agora fico agradecida por ficar bem informada quanto a isto. Faço poemas e estava procurando artigos sobre a orca, para começar a minha inspiração…sempre pesquiso a respeito do assunto na qual quero escrever algo poético, para não fugir da realidade… Um dia de paz Abraços

  2. Esclareceu. Orca não é baleia. Orca é golfinho. Pelo que entendi as diferenças estão nos dentes.

  3. Bom dia, ótimo tópico. É impressionante como a maioria das pessoas não sabem que na verdade elas são golfinhos. Eu mesmo fiz um post no meu blog falando sobre o assunto, para ajudar a diferenciá-las. parabéns pelo trabalho, continue trazendo informações sobre biologia para os menos informados! Nós da ciência estamos sendo engolidos por sites sem conteúdo importante, e o seu é uma luzinha nesse mundo assombrado pelos demônios da ignorância.
    Abraço
    Site: https://cuidebemdoseuanimal.wordpress.com/

  4. E a nadadeira dorsal não faz distinção também? Nao me recordo de baleias com essa nadadeira no dorso, só golfinhos e tubarões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
79 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 19,00
QUERO VER OS SLIDES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide