Características do Filo dos Anelídeos – resumo

O filo dos anelídeos tem como seus principais representantes as minhocas e as sanguessugas. Sua principal característica é a metameria, ou seja, apresentam corpo segmentado. Possuem grande importância ecológica. Vamos primeiro a aula no slide abaixo.

Asista a aula sobre o Reino Animal

A importância ecológica das minhocas

As minhocas são capazes de perfurar os solos mais duros, fazendo assim, com que fiquem menos compactos e mais arejados. quando se alimentam de restos de matéria orgânica do solo, eliminam no ambiente os restos parcialmente digeridos, chamados de húmus.

As minhocas aceleram o processo de reciclagem dos nutrientes no solo. Estima-se que apenas uma minhoquinha adulta devolva ao solo, diariamente, uma quantidade de húmus que equivale ao seu próprio peso.

São importantíssimas para a manutenção da fertilidade do solo em ecossistemas naturais, as minhocas também têm grande importância econômica. Há muitas empresas que atualmente se dedicam na produção e comercialização de “húmus de minhoca” a produtores rurais como uma alternativa orgânica ao uso de fertilizantes industriais.

As minhocas são indicativos de saúde do solo. Tem até o ditado: Solo bom é solo que tem minhoca. Neste link você poderá entender melhor sobre a saúde solo e sua relação com as minhocas

Não esqueça de deixar seus cometários sobre a aula Características do Filo dos Anelídeos – resumo no final da página.

Características do Filo dos Anelídeos

Embora pareça vermiforme, o corpo dos anelídeos é todo segmentado, formado por estruturas circulares, como se fossem anéis, dai vem o nome do filo dos anelídeos. Os anéis podem ser visíveis na superfície e em seus órgãos internos como na musculatura e no sistema nervoso. O resultado disso é um controle muito eficiente dos movimentos, favorecendo a locomoção e podendo também favorecer sua adaptação a vários ambientes e modos de vida.

Os anelídeos possuem sistema digestório completo com boca ânus, porém não apresentam sistema respiratório, as trocas gasosas com o meio ambiente ocorrem por difusão, sua respiração é cutânea no caso das minhocas e branquial no caso dos animais aquáticos.

Características do Filo dos Anelídeos

O filo dos anelídeos apresenta um sistema circulatório fechado com um pigmento vermelho bem parecido com o dos humanos, a hemoglobina. é nos anelídeos que o sistema circulatório aparece pela primeira vez no Reino Animal.

Alguns anelídeos podem ter cerdas rígidas na superfície corporal, essas cerdas em geral tem forma de espinhos auxiliando na defesa e locomoção.

Há aproximadamente 17 mil espécies de anelídeos  conhecidas, sendo a maioria de vida livre, porém há os que são parasitas também. O filo dos anelídeos possui três classes, são elas:

  • Oligoquetos
  • Poliquetos
  • Hirudíneos

 O que diferencia cada classe é a quantidade de anéis distribuídos em seu corpo. Esses animais podem ser encontrados tanto em habitats aquáticos quanto terrestres com alguma umidade. Vejamos agora as principais características de cada uma destas três classes.

Oligoquetos

É o grupo das minhocas, sua principal características é a presença de poucos anéis em sua superfície corporal. Existem alguns representantes aquáticos porém a maioria é encontrada em ambientes terrestres.

As minhocas tem um sistema cardiovascular bem desenvolvido com 2 vasos centrais e 5 pares de coração rudimentares. que impulsionam o sangue por todo o corpo.

Os representantes desta classe são hermafroditas, possuem os dois sexo em um mesmo indivíduo, porém são necessários dois indivíduos com troca mútua de espermatozoide.

Poliquetos

Os poliquetos são animais aquáticos, principalmente marinhos, possuem muitos muitas cerdas. Analisando o corpo a cabeça é diferenciada com órgão sensoriais.

Hirudíneos

Seus representantes mais conhecidos são as sanguessugas, não possuem cerda na superfície do corpo porém há os anéis na parte interna do seu corpo. A metameria externa não acompanha a metameria interna.

Os indivíduos dessa classe são hermafrodita e sua fecundação é cruzada como nas minhocas.

Para uma melhor experiência assista a aula Características  do Filo dos Anelídeos – resumo na caixa de slide no topo desta página. Deixe também suas dúvidas nos cometários que sempre respondemos as perguntas.

Até a próxima aula.

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=YCBxyKojPMo&feature=youtu.be

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

14 thoughts on “Características do Filo dos Anelídeos – resumo”

  1. Poderia me indicar artigos que falem mais sobre o filo anélida ? Achei muito bem explicativo mas queria algo que eu pudesse referenciar em meu trabalho, revista ou artigo desde já muito obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Baixar Material
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link

Você é  Professor(a)?

Aqui tem 5 Slides GRÁTIS    pra você baixar agora.
Baixar Slides
close-link
Close