Saúde

Conceito de Saúde – Definição

Entenda o que é saúde

Toda vez que falamos em saúde, pensamos nesse conceito como ausência de doença, certo? Talvez não seja bem assim. Ter saúde não é só estar livre de alguma doença, de alguma infecção, alguma dor.

Ter saúde  é desfrutar de um bem-estar físico e psicológico. Então vou considerar saúde não como ausência de doença, mas como o gozo das plenas atividades humanos. O conceito de saúde como o contrário de doença, ou simplesmente como seu oposto.

bem estar físico mental social

Conceito de Saúde – Definição

Gostaria de falar também algo de nossa cultura. Estamos muito mais acostumados a remediar do que prevenir.  Isso talvez reforça o conceito de saúde como ausência de doença, pois só pensamos em saúde quando estamos doentes.

Essa com certeza não é uma atitude muito saudável. Chegar ao ponto de ter que usar o remédio, ou seja, remediar, pode não ser tão saudável assim.

Deveríamos adquirir uma cultura da prevenção.  Não que isso não vem acontecendo o que as pessoas já não pensa em prevenção, verdade muitas pessoas já pensam assim prevenção é fundamental para um bem-estar físico e psicológico.

Esse fato de nossa cultura, de associamos saúde a ausência de doença, pode nos levar a costumes que com certeza todo mundo conhece ou já ouviu falar.

A auto medicação e auto prescrição, em que foi tratado aqui nos artigos falando efeitos colaterais dos analgésicos dipirona e paracetamol e dos antibióticos.

definições saude

Se tratamos então saúde como Bem Estar físico e psicológico não podemos deixar de falar em uma coisa:  alimentação.  Sim, uma boa dieta alimentar é a base de uma boa saúde.

Aquele ditado de que nós somos aquilo que comemos bioquímica, pura biologia. Afinal, é nos alimentos que estão os blocos essenciais para a construção de novas estruturas.

Se você se alimenta de coxinha, suas proteínas que compõem o seu corpo vão ser tiradas desta sua alimentação.  Provérbio chinês seguinte: “o rato ratifica o queijo”, antigo, mas bastante sábio e reafirma a frase nós somos aquilo que comemos.

Os chineses, aliás, tem um pensamento bastante diferente da cultura ocidental a que estamos acostumados.  É tradicional por lá tratar o corpo para que ele fique bem livre de doenças.

Tem uma regra da alimentação chinesa que diz que um prato saudável tem cinco cores e cinco sabores.  Um prato com as cores branco,  preto, vermelho, verde, amarelo,  e com sabores salgados, doce, azedo, amargo e picante é um poderoso aliado de uma vida saudável.

Aliado a constância, isso é bem verdade.  Não estou dizendo aqui para você já metodologia chinesa mudar totalmente seus hábitos, mas sim pegar a lição questionamento quer dizer.

A variedade constante em uma alimentação é muito importante para manter corpo e alma sadios. Outra parte importante na manutenção de um bem-estar físico e mental é em relação ao sedentarismo, mas isso já ser assunto para outro artigo. Nos próximos vou falar também dos tipos de alimentos.

Afinal também não basta uma alimentação diversificada se as escolhas não forem feitas seguindo determinados critérios como qualidade e origem dos alimentos.

No site do Ministério da Saúde você encontra esse conceito de que acabei de tratar sobre saúde.

Bem resumidamente o conceito de saúde é: bem-estar físico, mental, social e cultural. O desenvolvimento pleno dessas capacidades nos levam inevitavelmente ao exercício de uma vida saudável.

Veja um artigo do Ministério da Saúde sobre o que significa ter saúde.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios! Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você