Saúde

Cuidados com os antibióticos

Cuidados com os antibióticos
4.7 (93.33%) 3 voto[s]

As doenças causadas por bactérias podem normalmente, ser curadas com o auxílio de um tipo de medicamento chamado antibiótico. Esses medicamentos foram descobertos por acaso há mais de 50 anos.

O médico inglês chamado Alexander Fleming estava estudando bactérias que causam dor de garganta e as deixava crescer em placas dentro de estufas, uma dessas placas embolorou, isto é, nelas apareceram fungos. O cientista ia jogá-las fora quando percebeu que onde cresciam fungos não cresciam bactérias.

Há inúmeras doenças associadas a bactérias e aqui no site mesmo tratamos desse assunto. Além das doenças você vai ver as características e os diferentes tipos de bactérias. Além disso tem também uma aula sobre o Reino Monera

Depois de algumas pesquisas complementares isolou as substâncias que os fungos produzem denominando-as de penicilina. Hoje existem dezenas antibióticos, alguns deles produzidos até mesmo do petróleo.

Cuidados com os antibióticos – Efeitos colaterais

 

Cuidados com os antibióticosAntibióticos não devem ser usados para combater gripes e resfriados nem outras viroses. Eles combatem doenças causadas por bactérias, o médico deve indicar o tipo de antibiótico a ser utilizado. Para identificar uma doença e um antibiótico específico ele pode pedir um exame para descobrir o que está causando a doença e assim prescrever um determinado antibiótico para cura.

Quando um indivíduo toma antibiótico errado ou interrompe o tratamento, algumas bactérias resistentes ao medicamento sobrevivem e as demais morrem. Então as resistentes se reproduzem e todas passarão a ser resistentes. Como as bactérias são organismos simples e sofrem constantes mudanças espontâneas chamada de mutações que acontecem quando usamos o antibiótico errado. Ficam vivas somente bactérias resistentes que ao se reproduzir poderão provocar uma infecção ainda muito mais perigosa.

Existem espécies de bactérias como algumas que causa infecções hospitalares que foram selecionadas ao longo de muitas gerações.  Hoje essas super bactérias não são derrotadas nem por antibióticos muito potentes com a vancomicina, portanto, não se impressione com palavras bonitas, como este antibiótico de última geração. Lembre-se que para cada grupo de bactéria um tipo de antibiótico. Quem deve saber qual é o mais adequado é o médico.

A auto medicação não é um perigo apenas para quem faz esta prática, mas para o próprio ser humano, já que assim estamos tornando as bactérias mais resistentes e criando super doenças.

Fique ligado. Não se automedique nem sugira a ninguém o uso de medicamentos, apenas um profissional habilitado pode fazer isso com mais segurança.

No site da Anvisa há uma página que é praticamente um curso sobre antibióticos.

Cuidados com os antibióticos, pois seu uso indiscriminado pode levar a efeitos colaterais muito graves. Se ligue!

Redação Planeta Biologia

Planeta Biologia é uma site de educação com foco na produção de conteúdos para ensino fundamental e ensino médio. Desde 2012 escreve, produz slides e vídeos com o objetivo de auxilar o ensino de ciências e biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar