Doenças causadas por bactérias resumo

Doenças causadas por bactérias. Existem muitos tipos de bactérias diferentes. Algumas delas podem ser agentes infecciosos que atacam o corpo e quebram o sistema imunológico. Eles prosperam como grandes grupos de micro-organismos de natureza unicelular, espalhando doenças que ameaçam a vida, como a tuberculose e a peste bubônica. Veja antes um vídeo sobre o tema e depois continue com a leitura.

 

Assista essas a aulas:

Os seres vivos mais simples

aula sobre o Reino Monera

O papel ecológico das bactérias

As bactérias são seres unicelulares, procariotos, ou seja, não possuem um núcleo individualizado. Isso significa que o material genético, tanto o DNA quanto o RNA ficam misturados com as demais organelas no citoplasma bacteriano.

Fazem parte do Reino Monera, podem viver de forma isolada ou em colônias e possuem como única organela os ribossomos. Uma estrutura muito importante observada em bactérias é a parede celular que confere uma grande resistência nesses micro-organismos. A reprodução ocorre principalmente de forma assexuada, porém também é observado a reprodução sexuada que é denominada conjugação bacteriana.

Algumas bactérias podem se locomover graças aos flagelos, que podem ser únicos, em duplas, ou em grandes números.

São várias doenças que são associadas com bactérias, porém deve-se ressaltar que a maioria delas não causa qualquer dano aos seres humanos. Várias delas são fundamentais para a manutenção de nossa vida e o bom funcionamento de nossos organismos. Bactérias autótrofas, por exemplo, produzem oxigênio, o qual nós utilizamos. Muitas delas são fixadoras de nitrogênio, e outras são essenciais para realização da digestão.

Algumas das Bactérias e Doenças Associadas

Tuberculose

A tuberculose é uma doença que atinge principalmente os pulmões e pode provocar a morte. Porém, quando tratada a tempo e de maneira correta, tem cura.

O agente causador mais comum da tuberculose é conhecido como bacilo de Koch. Os principais sintomas são tosse persistente (por mais de três semanas), com escarro que pode conter sangue; febre; suor excessivo à noite; perda de apetite; perda de peso e fraqueza. A tuberculose pode ser prevenida pela vacina BCG.

Mesmo com vacina e tratamentos que curam a doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2013, estimou a existência de 9 milhões de casos de tuberculose em todo o mundo, dos quais 3 milhões permanecem sem tratamento. No Brasil, em 2013, apesar da queda no número de novos casos (em relação aos dados de 2003). a tuberculose ainda é a 4a maior causa de morte por doenças infecciosas. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, 4406 pessoas morreram de tuberculose no Brasil. Entre as pessoas que vivem com o vírus HIV, a tuberculose é a principal causa de morte.

Geralmente, a transmissão da tuberculose ocorre quando um doente tosse, espirra ou fala e espalha no ambiente gotículas de saliva contaminadas com o

bacilo de Koch. Essa bactéria pode sobreviver no ar por horas. Se uma pessoa saudável respirar o ar contaminado, as bactérias podem se instalar nos pulmões e se espalhar para outros locais do corpo, como sangue, fígado e rins.

O fato de uma pessoa sadia estar com a bactéria não indica que ela manifestará a doença. Isso só ocorrerá em casos de baixa resistência do sistema imunitário, que pode ocorrer por vários motivos, como estresse, má alimentação ou Aids.

Veja a aula Principais doenças causadas por vírus.

Cólera

É causada pela bactéria Vibrio cholerae, conhecida como vibrião colérico.

Entre os principais sintomas, estão diarreia intensa com fezes aquosas e esbranquiçadas e vômito, que podem causar desidratação grave. Se o doente não receber socorro médico a tempo, pode morrer.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença provocada por bactérias do gênero Leptospira, que podem penetrar no corpo humano pela pele,

A principal forma de contaminação é pelo contato com a urina de ratos contaminados, presente, por exemplo, na água de enchentes, principalmente em centros urbanos. Quando há inundações, a urina mistura-se à enxurrada e à lama, transportando as bactérias.

A transmissão da leptospirose está associada à presença dos ratos que vivem em esgotos e lixões, comuns nas grandes cidades. Ratos infectados com a bactéria a eliminam pela urina, contaminando água, solo e alimentos.

Difteria: pode ser transmitida pelo ar contaminado e pela saliva, o sintomas são a inflamação da mucuso oral e nasal, além das amígdalas e faringe.

Disenteria Bacilar: a transmissão pode ocorrer através da ingestão de água e alimento contaminados com fezes de doentes. Infecções intestinais, fezes sanguinolentas, dores abdominais e vômitos são sintomas comuns durante a enfermidade.

Febre Tifóide: pode ser transmitida da mesma forma que a disenteria, ou seja, água e alimentos contaminados com fezes de doentes.

Entre os sintomas mais comuns estão febre, fadiga, dor de cabeça, bradicardia, hemorragias nasais, diarreia e vômito.

Meningite Bacteriana: Pode ser transmitida pelo ar ou saliva contaminada. Entre os sintomas podem ocorrer convulsões, febre, diarreia, hemorragia hipotensão arterial.

Você pode saber mais  sobre essa grave doença Portal da Saúde

Pneumonia: transmitida pelo ar e pela saliva, caracteriza-se pela infecção do pulmão, com sintomas como calafrios, febre, tosse com expectoração sanguinolenta.

Talvez você também queira uma matéria relacionada as DST – Doença sexualmente transmissíveis.

A aula bactérias e doenças associadas em breve será associada, e a aula presente na caixa de slide estará disponível também no corpo deste artigo.

 

 

Antes de prosseguir é importante ressaltar a importância das bactérias. Elas são fundamentais para a vida na Terra. Desempenham papel fundamental na decomposição de matéria orgânica. Também tem bactéria que produz oxigênio e fixa nitrogênio. Mas isso é assunto de outra aula. Vamos ao que interessa.

Bactérias versus Vírus

Bactérias e vírus são diferentes tipos de agentes patogênicos, organismos que podem causar doenças. As bactérias são maiores que os vírus e são capazes de reproduzir por conta própria. Os vírus são muito menores do que as bactérias e não podem reproduzir por conta própria. Em vez disso, os vírus se reproduzem infectando um hospedeiro e usando o sistema de reparo e replicação do DNA do hospedeiro para fazer cópias de si mesmo.

Os sintomas de doenças causadas por bactérias ou de origem viral dependem da área do corpo afetada. Às vezes, os sintomas dos dois podem ser muito parecidos. Por exemplo, corrimento nasal, tosse , dor de cabeça e fadiga podem ocorrer com resfriado comum (vírus) e com infecção sinusal (bactérias). Veja a aula Principais doenças causadas por vírus.

O médico pode usar a presença de outros sintomas (como febre ou dores no corpo), a duração da doença e certos exames de laboratório para determinar se uma doença se deve a um vírus, bactéria ou algum outro processo de patógeno ou doença.

Veja aqui no site uma aula sobre o Reino Monera.

Principais Doenças causadas por bactérias

 

 

Peste bubônica

Doenças causadas por bactérias

A peste bubônica é outra doença potencialmente fatal causada por bactérias. As bactérias que causam a peste são a peste de Yersini a variedade. Os diferentes tipos de peste bubônica incluem a forma comum que se espalha por certos ratos e pulgas. A sépsis é uma forma da doença quando o sangue é infectado com a bactéria.

Peste pneumônica refere-se a uma condição quando a bactéria infecta os pulmões. E, a forma mais inofensiva é chamada de forma abortiva. A febre persiste por um tempo, antes de diminuir. O período de incubação para as infecções que ameaçam a vida varia de 2 a 7 dias.

Cólera

Vibrio cholerae

O termo indica “fluxo de bile”, em grego. É uma infecção intestinal causada pelo Vibrio cholerae bactérias que contaminam alimentos e água.

A cólera é uma doença diarreica disseminada pelo consumo de alimentos pouco cozidos, deficiência de ácido clorídrico e pouca higiene.

Os sintomas só se situam em torno de três dias após a infecção se estabelecer. Os sinais incluem diarreia, cólicas abdominais, desidratação severa, secura na boca e pele, micção baixa, baixa pressão arterial, fadiga e náuseas. Na ausência de tratamento oportuno, o paciente pode morrer em questão de horas.

Pertússis, coqueluche ou tosse convulsa

A Pertússis é também referida como “coqueluche”. As bactérias que espalham esta doença são referidas como Bordetella pertussis. A doença influi no sistema imunológico das pessoas mais jovens dentro de 6 semanas.

Os sintomas da coqueluche incluem náuseas, tosse grave e febre.

O termo “tosse convulsa” é o resultado do som que o paciente faz ao tossir. Infelizmente, a doença se espalha em regiões subdesenvolvidas do mundo, onde a taxa de acesso dos antibióticos caros é altamente questionável.

Febre tifoide

Também conhecida como febre gastrótica, tifo abdominal, febre remitente infantil, febre lenta, a febre tifoide não sinuosa progride em quatro estágios individuais, cada uma com duração de aproximadamente uma semana. Um sintoma característico da febre tifoide é uma febre lentamente progressiva, até 40 ° C (104 ° F), gastroenterite, transpiração profusa e, às vezes, erupção cutânea também é observada. Diarreia e constipação podem ocorrer.

No terceiro estágio, a febre se torna muito alta e a desidratação ocorre. Podem ocorrer também complicações fatais como sangramento interno ou hemorragia intestinal.

Um curso de antibióticos é prescrito para a febre. A melhora na condição do paciente é observada após 1-2 dias de antibióticos e uma recuperação completa é possível após 7-10 dias. A febre pode se espalhar por maus hábitos de higiene e condições de saneamento público, e às vezes também por insetos voadores alimentados com fezes.

As campanhas de educação pública que encorajam as pessoas a lavar as mãos após a defecação e antes de manipular alimentos são um componente importante na disseminação da doença.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa. As bactérias que causam tuberculose são chamadas de Mycobacterium tuberculosis.

Pessoas com tuberculose ou tuberculose tossem excessivamente e sofrem uma dor terrível no peito. Eles tossem sangue e exibem perda excessiva de peso, fadiga, perda de apetite e febre persistente. A tuberculose se espalha da pessoa infectada para outras pessoas no periférico.

Quando o paciente espirra, tosse ou cospe, a bactéria infecta aqueles ao redor.

A tuberculose latente é uma condição em que a pessoa infectada permanece inconsciente da infecção devido a sintomas mais leves.

Mas, a condição torna-se ativa com muita frequência, ameaçando a vida do paciente na ausência de antibióticos adequados. A tuberculose pulmonar afeta os pulmões de uma pessoa, enquanto a tuberculose militar resulta em infecção dos pulmões que se espalham lentamente para o coração, fígado e cérebro. A tuberculose também afeta a pele e os ossos.

Veja uma imagem logo abaixo ilustrando os principais sintomas da tuberculose.

Tuberculose Pulmonar

créditos da imagem: https://fortissima.com.br/2015/03/24/aprenda-identificar-os-sintomas-da-tuberculose-14695010/

Outras doenças causadas por bactéria

Bactérias que causam doenças na pele

As infecções bacterianas da pele são geralmente causadas por cepas Gram-positivas de Staphylococcus e Streptococcus ou outros organismos. As infecções bacterianas comuns da pele incluem:

  • A celulite causa uma infecção dolorosa e vermelha que geralmente é quente ao toque. A celulite ocorre com maior freqüência nas pernas, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo.
  • A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos que causam derrames inchados e vermelhos que parecem espinhas. Associações inadequadas ou banheiras de hidromassagem podem abrigar bactérias que causam foliculite.
  • O impetigo provoca úlceras nas feridas, geralmente em crianças em idade pré-escolar. A forma bolhosa de impetigo provoca grandes bolhas, enquanto a forma não bolha tem uma aparência amarela e de crosta.
  • Fervuras são infecções profundas da pele que começam nos folículos pilosos. As fervuras são firmes, vermelhas, fracos tendões que progridem até o pó se acumular por baixo da pele.

As infecções bacterianas da pele são tratadas com antibióticos orais ou tópicos, dependendo da cepa que causa a infecção.

Infecções bacterianas transmitidas por alimentos

As infecções bacterianas são uma das causas de doenças transmitidas por alimentos. Náuseas, vômitos, diarreia , febre, arrepios e dor abdominal são sintomas comuns de intoxicação alimentar. Carne crua, peixe, ovos, aves de capoeira e lácteos não pasteurizados podem abrigar bactérias nocivas que podem causar doenças. A preparação e o manuseio de alimentos não saudáveis ​​também podem estimular o crescimento bacteriano. As bactérias que causam intoxicação alimentar incluem:

  • Campylobacter jejuni (C. jejuni )é uma doença diarreica frequentemente acompanhada de cólicas e febre.
  • Clostridium botulinum (C. botulinum) é uma bactéria potencialmente fatal que produz neurotoxinas poderosas.
  • Escherichia coli (E. coli) é uma doença diarreica (muitas vezes sangrenta) que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, febre e cólicas abdominais.
  • Listeria monocytogenes (L. monocytogenes)causa febre, dores musculares e diarreia. As mulheres grávidas, idosos, lactentes e aqueles com sistemas imunológicos enfraquecidos correm maior risco de adquirir essa infecção.
  • Salmonellacausa febre, diarréia e cólicas abdominais. Os sintomas geralmente duram entre 4 e 7 dias.
  • Vibrio causa diarreia quando ingerido, mas também pode causar infecções graves da pele quando entra em contato com uma ferida aberta .

Infecções bacterianas sexualmente transmissíveis

Muitas doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs ) são causadas por bactérias nocivas.

Às vezes, essas infecções não estão associadas a nenhum sintoma, mas ainda podem causar sérios danos ao sistema reprodutivo. DSTs comuns causadas por infecções bacterianas incluem:

  • A clamídia é uma infecção em homens e mulheres causada por um organismo chamado Chlamydia trachomatis . A clamídia aumenta o risco de doença inflamatória pélvica  em mulheres.
  • A gonorreia é causada por Neisseria gonorrhoeae. Homens e mulheres podem estar infectados. A gonorreia também aumenta o risco de doença inflamatória pélvica em mulheres.
  • A sífilis pode afetar homens e mulheres e é causada pela bactéria Treponema pallidum. Não tratada, a sífilis é potencialmente muito perigosa e pode até ser fatal.
  • vaginose bacteriana, que causa um crescimento excessivo de bactérias patogênicas na vagina (o CDC não considera isso uma DST, ver a segunda referência de texto).

Outras infecções bacterianas

Bactérias prejudiciais podem afetar quase qualquer área do corpo. Outros tipos de infecções bacterianas incluem:

  • A meningite bacteriana é uma infecção grave das meninges, o revestimento do cérebro.
  • Otite média é o nome oficial de uma infecção ou inflamação do ouvido médio. Tanto as bactérias quanto os vírus podem causar infecções no ouvido , que geralmente ocorrem em bebês e crianças pequenas.
  • A infecção do trato urinário  é uma infecção bacteriana da bexiga, uretra, rins ou ureteres.
  • As infecções do aparelho respiratório incluem dor de garganta , bronquite , sinusite e pneumonia. Bactérias ou vírus podem ser responsáveis ​​por infecções do trato respiratório. A tuberculose é um tipo de infecção bacteriana do trato respiratório inferior.

Antibióticos contra infecções bacterianas

Um dos pontos altos da medicina moderna tem sido a luta contra a infecção bacteriana. Uma ferramenta vital e poderosa para emergir na luta contra a infecção bacteriana, que salvou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, foi o desenvolvimento de antibióticos na década de 1940.

Devido à sua potência, os antibióticos foram amplamente utilizados e, infelizmente, às vezes eram mal utilizados. Como resultado, começaram a surgir sulcos de bactérias resistentes a antibióticos que ameaçam a saúde e o bem-estar geral da humanidade e, portanto, representam um desafio para médicos e pesquisadores.

referências de Doenças causadas por bactérias resumo:

https://www.cdc.gov/ncezid/dhcpp/bacterial_special/index.html

https://youtu.be/dx1H1cTsrzY

Não se esqueça de dizer o que achou da aula Doenças causadas por bactérias.

 

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link
88 Slides profissionais  de  Biologia e Ciências

Você é 
Professor(a)?

Tem 1 Slides GRÁTIS pra você baixar.
Baixar Slides
close-link
Close