Início / Aulas / Os seres vivos mais simples

Os seres vivos mais simples

Nesta aula vamos considerar como sendo os seres vivos mais simples os vírus, as bactérias, os protistas, algas e fungos.  Alguns biólogos não consideram os vírus como seres vivos enquanto outros sim. O objetivo mostrar as principais características destes seres citados aqui. Nas próximas aulas entraremos em detalhes mais aprofundados sobre todos os reinos dos seres vivos. esta aula é uma introdução sobre estes seres vivos mais simples.

Aqui serão tratados as principais características desses seres, alimentação, organização, modo de reprodução meios que podem viver entre outras características. Varias imagens e textos com indicações irão auxiliar a entender melhor estes seres.

Veja a Aula.

 

Os vírus

Os vírus não são formados por células,não respiram nem se alimentam como os outros seres.

Organização: Envoltórios ou cápsulas de proteína que abrigam material genético

(DNA ou RNA).

Parasitas intracelulares obrigatórios: vírus se reproduzem apenas quando invadem uma célula e passam a comandar a produção de proteínas virais

Sabe qual é um dos assuntos mais pedidos no Enem? Sistema Circulatório

Virus, bactérias, protistas e fungos

As Bactérias

Enquanto algumas bactérias são patogênicas, outras são inofensivas. São organismos unicelulares procariotos, ou seja, seu material genético não está separado do citoplasma por uma membrana, como nos animais e plantas (eucariotos).

A maioria das bactérias é heterotrófica, mas existem também bactérias autotróficas, como as cianobactérias.

As bactérias são fundamentais para o equilíbrio da natureza, pois realizam um papel fundamental na decomposição dos seres vivos e na fixação do nitrogênio por parte de algumas plantas. Isso é fundamental já que os animais são incapazes de fixar o nitrogênio através da respiração

 

Os Protistas

Protistas são organismos eucariotos ou eucariontes, isto é, são formados por células dotadas de núcleo com membrana. São seres unicelulares heterotróficos e geralmente se reproduzem de forma assexuada.

Sua locomoção pode ser por cílios, flagelos ou pseudópodes.

Os protistas podem causar inúmeras doenças, entre as mais conhecidas estão a doença de chagas, a malárias e a leishimaniose.

 

As Algas

A classificação das algas é bastante polêmica, pois para muitos ela é considerada um protista e para outros, elas devem ser consideradas um reino a parte.

Em relação a sua organização podem ser unicelulares ou pluricelulares. Todas possuem clorofila. Vivem em água doce, salgada ou ambiente terrestres úmidos. Elas são as grandes produtores de oxigênio para o nosso planeta.

 

Os Fungos

Assim como as bactérias, fungos são importantes decompositores. Isso pode ser um problema: fungos podem destruir alimentos, roupas, papéis, plantações inteiras e parasitar animais e plantas.  Apesar disso, fungos são úteis para nós: alguns são comestíveis, outros são usados na fabricação de bebidas alcoólicas, pães, queijos e antibióticos.

Alguns fungos, como os do gênero Armillaria, são venenosos! Devemos ter cuidado, só uma pessoa que conhece bem os fungos consegue diferenciar os venenosos dos que não são.

Em certas situações, fungos que vivem na pele podem se reproduzir rapidamente e provocar infecções conhecidas como micoses.

Uma das fontes usadas para este artigo é http://en.wikipedia.org/wiki/Life

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

79 SLIDES DE BIOLOGIA

Prontos para baixar -->> Slides de alta qualidade 
Baixe  5 slides grátis pra ver se você gosta
VER  DETALHES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide