Início / Aulas / Os cinco reinos dos seres vivos

Os cinco reinos dos seres vivos

Falar em cinco reinos dos seres vivos pode causar alguma confusão e discussão, pois há muitos biólogos que consideram mais de cinco reinos e o conceito de domínio já está se tornando popular entre os cientistas. Por enquanto vamos considerar apenas os cinco reinos, mas em breve discutir esses novos conceitos de classificação.

Nesta aula não iremos detalhar os domínios Bactéria, Archaea e Eukarya. Esse assunto foi tratado na aula Domínios dos seres vivos – Reinos da Biologia.

Muitos cientistas consideram que a vida surgiu na Terra primitiva há cerca de 3,5 bilhões de anos. Assim, todos os seres vivos que conhecemos hoje derivam de um mesmo grupo ancestral. Por processos evolutivos, esse grupo deu origem aos demais grupos de seres vivos.

No capítulo anterior também comentamos a respeito da característica presente em todos os seres vivos: a célula. A origem da vida corresponde à origem da primeira célula. Todas as células possuem material genético e um envoltório, chamado membrana plasmática, que separa o seu interior do meio externo. A célula também apresenta em seu interior o citoplasma, que pode conter diversas estruturas especializadas, dependendo do tipo celular.

Os cientistas consideram que os primeiros seres vivos eram unicelulares, ou seja, constituídos de apenas uma célula. Atualmente, existem grupos de seres vivos unicelulares, como as bactérias, a maioria dos pro-tistas e algumas espécies de fungos.

Os grandes grupos de seres vivos, tanto unicelulares quanto multicelulares, representados na categoria taxonômica de reino, estão indicados no cladograma ao lado. Observe que, de acordo com a hipótese representada no cladograma, os seres vivos podem ser classificados em cinco reinos.

Ao longo da história evolutiva, houve diversificação dentro de cada reino. Muitas espécies surgiram, muitas foram extintas, até chegarmos à biodiversidade atual.

O cladograma nos mostra que as plantas são evolutivamente mais próximas dos protistas, enquanto os fungos são evolutivamente mais próximos dos animais. O Reino Monera é o que tem origem mais antiga entre os atuais reinos de seres vivos.

Vamos ver brevemente quais são os seres vivos agrupados em cada reino

Os cinco reinos dos seres vivos e a biodiversidade

bactérias ecologia

Formado por todos os procariontes, que são as bactérias e as cianobactérias. Eles possuem um tipo de célula chamada procariótica. Nesse tipo celular, não há um núcleo diferenciado, como você pode ver no esquema simplificado a seguir.

Protista ou Protoctista

Protozoários e Algas

Formado por todos os seres unicelulares eucariontes, como as amebas e as algas unicelulares, e por seres multicelulares capazes de fazer fotossíntese, mas com pouca diferenciação do corpo, que são as algas multicelulares. A célula de um protista é eucariótica, ou seja, o material genéüco é separado do citoplasma em um núcleo individualizado.

Fungo ou Reino Fungi

Os Fungos

Formado por seres eucariontes, unicelulares e multicelulares, que absorvem o alimento do meio. Um exemplo de fungo multicelular é o cogumelo comestível conhecido por champignon. Um bom exemplo de fungo unicelular é o Saccharomyces cerevisiae, conhecido como fungo da cerveja, por ser utilizado na fabricação de cervejas e vinhos.

Reino das Plantas

As Plantas fisiologia, organologia

Formado por seres multicelulares fotossintetizantes que possuem corpo diferenciado em tecidos. E o caso de todas as plantas, como musgos, samambaias, coqueiros, mangueiras, entre muitas outras.

Reino Animal

longevidade animal

Formado por seres multicelulares que obtêm alimento por ingestão. É o caso de anémonas, minhocas, borboletas, peixes, sapos, serpentes, aves, cães, seres humanos e tantos outros exemplos.

E os vírus?

Os vírus são diferentes de todos os organismos pertencentes aos reinos dos seres vivos. Eles não são constituídos por células e somente conseguem se reproduzir dentro de uma célula, sendo essas as principais razões pelas quais alguns cientistas não os consideram seres vivos, mas uma forma particular de vida. Entretanto, os vírus possuem material genético, como todos os seres vivos, característica importante para que sejam considerados seres vivos pela maioria dos cientistas.

Sugestão de atividade:

As três primeiras são Respostas pessoais.

  1. Quais informações você achou mais interessantes?
  2. Sentiu dificuldade em entender algum assunto? Qual? Por quê?
  3. Se ainda tiver dúvida ou dificuldade em algum assunto, anote-a e depois a apresente ao professor.

Verifique seus conhecimentos, respondendo às questões no caderno:

  1.    A evolução é um evento do passado ou o planeta Terra ainda está evoluindo? Justifique sua resposta com exemplos.
  2. Monte uma linha do tempo com desenhos que representem as diversas eras geológicas da Terra.
  3. Que evidências fortalecem a explicação científica para a origem dos seres vivos na Terra?
  4. O que são os fósseis? Qual sua importância para o estudo da vida na Terra? Como podemos evitar a destruição de sítios arqueológicos?
  5. Explique o que é especiação e qual é a relação desse processo com a teoria de Darwin.
  6. Faça uma tabela comparando as principais teorias evolutivas estudadas nesta unidade, mostrando as semelhanças e diferenças entre elas.
  7. Qual a importância de um sistema de classificação para o desenvolvimento da Ciência?
  8. Crie um pequeno texto explicando como se interpreta um cladograma e quais informações costumam estar inseridas nele.
Fonte: Oficina do Saber, de Alice Costa Carla Newton Scrivano – Editora Leya

https://www.youtube.com/watch?v=8MzdBldKWCo&feature=youtu.be

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

11 comentários

  1. queria que me falasse a conclusão ? por favor

  2. O texto é muito bom !!!!Mas tá cheio de erros ortograficos, mas por um lado tirei 10 !!!! na prova muito obrigado

  3. quais são as semelhanças dos reinos seres vivos
    plastos ribossomos lisossomos mitocôndrias complexo golgiense

    • De um jeito bem resumo dá pra dizer que todo ser vivo possui um ciclo vital, ou seja, eles nascem, crescem e morrem. é uma outra forma de falar que seres vivos tem a capacidade de metabolizar, reproduzir, interagir com o ambiente. Outra característica fundamental comum a todos os seres vivos é a presença de células. Os tipos de organelas podem varias, como é o caso dos plastos e lisossomos. Nem todo ser vivo possui em suas células essas organelas. Pode dizer também que todo ser vivo precisa de água, proteínas, gordura, carboidratos etc.

  4. Qual o nome do autor do texto??

  5. Sebastião da Piedade Afonso

    gostei imenso do artigo, deu para perceber sobre os cinco reino.s

  6. claro e objetivo
    bem didático,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
88 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00

Você é 
Professor(a)?

Tem 5 Slides GRÁTIS pra você baixar agora. 
Baixar Slides