Home » Aulas » Biologia Celular – Organelas citoplasmáticas

Biologia Celular – Organelas citoplasmáticas

A estudo da biologia celular e suas organelas citoplasmáticas, é fundamental para entender o funcionamento dos seres vivos e suas características. Assim o entendimento das organelas celulares e suas funções tornam-se de grande importância para a compreensão dos fenômenos celulares. Vamos a aulas e logo volto com comentários.

E aí? Já sabe dizer quais são as oragelas celulares? Então jogue o game A Célula Animal

O slide desta aula pode não ser bem realizado em smartphones e tablets, por isso ai vai a caracterização das principais organelas e componentes celulares.

Antes de definir as organelas celulares separadamente, tenha em mente que elas são “máquinas celulares” responsáveis por funções bem definidas dentro da célula e são formadas por membranas muito similares a membrana plasmática

Biologia Celular – Organelas citoplasmáticas, a fábrica orgânica

Membrana Plasmática ou membrana celular

A membrana plasmática é uma estrutura encontrada em todos os seres vivos e é fundamental para o funcionamento celular, pois é esta estrutura que controla a entrada e saída de substâncias das células como água, sais minerais e proteínas e diversos outro produtos e subprodutos produzidos pelas células ou que entram nela.

Citoplasma

O citoplasma não é uma organela propriamente dita. É uma solução aquosa rica em nutrientes onde as organelas estão imersas. É no citoplasma que acontecem boa parte das reações celulares.

Veja aqui no site uma aula sobre As Fases da Mitose.

Mitocôndrias

Biologia Celular - Organelas citoplasmáticasÉ a usina de energia das células, são as responsáveis por transformar açúcar principalmente, mas também gorduras e proteínas em uma molécula que pode ser usada por todas as células, o ATP. Esta molécula é usada para fazer as mais diversas atividades como produzir proteínas, realizar movimentos, divisão celular e tantas outras funções realizadas pelas células.

Ribossomos

São as organelas que produzem as proteínas e estão presentes em todos os seres vivos. Os ribossomos são os responsáveis por “ler” o código que está no RNA. Cada sequência de RNA possui uma informação específica e assim são produzidas todos os tipos de proteínas para as mais diversas funções. Veja a Aula Visão Geral da Função Celular – Uma animação interativa que explica de forma bem visual como funciona a célula. 

Núcleo

Presente apenas nas células eucariontes. Nem todas as células possuem núcleo. Sua função principal está em proteger um molécula fundamental para a vida: o DNA. A duplicação e transcrição do DNA ocorre no núcleo e este pode ter duas forma básicas. Quando o DNA está desenrolado, frouxo, damos o nome de cromatica. Quando o DNA começa a se enrolar, ficar denso, chamamos de cromossomos.

Retículo Endoplasmático Rugoso

O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos aderidos em sua superfície, por isso também produzem proteínas, além de glicoproteínas e lipoproteínas.

Retículo Endoplasmático Liso

O retículo endoplasmático liso não possui ribossomos, por isso é chamado de liso. Tem como uma de suas principais funções a produção de lipídeos, hormônios e também atuam na desintoxicação celular.

Complexo Golgiense

Está relacionado ao acabamento proteico, e também produz vesículas de secreção.  O lisossomos são produzidos por estas organelas citoplasmáticas.

Lisossomos

Lisossomos são os responsáveis pela digestão intracelular. Toda molécula estranha que passa para o interior da célula pode ser digerido pelos ácidos no interior das membranas dos lisossomos.

Peroxisossomos

São organelas que assim como os lisossomos, também fazem catalase celular. Em seu interior há rica concentração de enzimas e água oxigenada, daí vem o nome peroxisossomo.

Centríolos

São estruturas microtubulares que tem sua ação na divisão celular. Durante este processo, os centríolos ligam seus microtúbulos aos cromossomos, separando as cromátides irmãs e ou puxando-as para cantos opostos das células. Aprofunde neste assunto na Aula Divisão Celular

Em breve, a aula Biologia Celular – Organelas citoplasmáticas, terá duas versões, uma delas é com o slide acima e outra otmizada para celulares e tablets. Assine nossa NewsLetter para ficar sabendo em primeira mão quando a aula estiver pronta.

4 comentários

  1. abana papai que coisa de loco ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii site otimo agete se ve por aiiiiiiiiiiiii

  2. Karaca! com tanto site vc copiou justamente o que eu copiei também…

  3. Cara, valeu!!! copiei pra fazer meu trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
INSCREVER-SE
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser

Compartilhe isso com um amigo