AulasMeio AmbienteVídeos

Ilha das Flores – Documentário Completo

Um dos melhores curta-metragens brasileiros de todos os tempos.

O curta-metragem Ilha das Flores em estilo documentário dirigido por Jorge Furtado. A linguagem ácida, quase científica, mostra as relações econômicas desiguais entre seres humanos.

É um verdadeiro clássico dos curtas nacionais. É considerado pela crítica europeia como uma dos 100 melhores curta-metragens de todos os tempos.

Um despretensioso tomate torna-se um dos centros da narrativa. Desde quando é produzido pelo senhor Suzuki, comprado e descartado por dona Anete. Formam-se várias narrativas, com estilos cinematográficos misturados.

O tomate, junto com todo tipo de lixo, chega a ilhas das flores, onde os donos dos porcos escolhem os alimentos para os porcos e só o que sobra vai para mulheres e crianças daquele lugar.

Toda vez que assisto ilha das flores me sinto arrebatado. Com sua narrativa genial que começa com um tom enciclopédico e termina com uma denúncia sobre o valor das coisas, o valor da vida humana.

Ao final no curta, duas frases de Jorge Furtado sempre me deixam inquieto.

o ser humano se diferencia de outros animais, pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser livre

E depois continua com:

liberdade é a palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda

Essas frases finais contextualizadas com tudo que é apresentado pelo curta, pra mim, tem um grande impacto.

Ilha das flores é uma obra-prima da produção cinematográfica nacional. Você pode ver uma análise completa em Ilha das Flores | Análise Crítica e Discursiva

Outra excelente análise sobre essa obra-prima, foi feita pelo canal Entre Planos. E você pode assistir essa análise no vídeo abaixo.

Gostou desse curta-metragem? Como você se sentiu após assisti-lo? Não esquece de deixar a sua análise nos documentários.

Veja também:

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios! Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você