CitologiaMicrobiologiaO que éSeres Vivos

O que é citoprocto – Citopígio

O que é citopígio? Conheça a estrutura presente em alguns tipos de protozoários que funcionam pra eliminar os resíduos alimentares dessas células

Citoprocto, também conhecido como citopígio é uma estrutura presente em alguns protozoários. É por essa estrutura que são eliminados os restos da digestão intracelular. Em poucas palavras, podemos dizer que é a estrutura anal ou excretória de alguns protistas.

Depois que o alimento entra no protista/protozoário por fagocitose ou pinocitose, vai ser formado o vacúolo digestivo. Parte do alimento será aproveitado pela célula e a parte que será aproveitada será eliminada pelo citoprocto.

Só para comparar, é como se o citoprocto (citopígio) fosse o ânus de alguns protozoários. Essa estrutura é de fácil observação em paramécios e euglenas, por exemplo.

Para você entender melhor sobre essas estruturas você também pode visitar nossa aula sobre o Reino Protista.

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências:

  • Glossário De Zoologia – Link

Planeta Biologia

Quem somos? 👋 Olá, biocuriosos! Somos a Redação do Planeta Biologia – um time apaixonado por ciência, formado por biólogos de várias partes do Brasil (e com muita vontade de compartilhar conhecimento!). Nosso planeta é repleto de vida, e nosso objetivo é explorá-lo com você de um jeito fácil, divertido e sem complicação. Queremos te ajudar a entender desde os micróbios mais espertos até os ecossistemas gigantes – tudo com pitadas de humor, curiosidades e muita interação. Aqui, a biologia não fica só nos livros: ela ganha cores, memes, quizzes e até histórias malucas. Aviso importante: Somos movidos a café, perguntas sem resposta e a certeza de que aprender pode (e deve!) ser uma aventura. Junte-se a nós nessa expedição! Contribuições de biólogos parceiros são sempre bem-vindas – porque ciência se faz com colaboração!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo