AnatomiaO que é

O que é Orofaringe

Orofaringe: Anatomia Função e localização

A orofaringe, também conhecida bucofaringe, é encontrada próxima à boca, entre a nasofaringe e a laringofaringe. É uma das três regiões anatômicas da faringe. No vídeo abaixo você verá um pouco de sua anatomia.

O que é Orofaringe

A orofaringe é a parte média da faringe, localizada entre o palato mole e a borda superior da epiglote. Trata-se de uma pequena região no interior da cavidade bucal. Tem como função permitir a passagem de ar e alimentos.

Orofaringe Anatomia

Está localizada na parte posterior da língua ocupando o seu primeiro terço. Entre as principais estruturas podemos citar?

  • Amígdalas linguais – tecido linfoide na base da língua.
  • Amígdalas palatinas – tecido linfoide localizado na fossa tonsilar (entre os arcos palatoglosso e palatofaríngeo da cavidade oral).
  • Músculo constritor superior

O anel de Waldeyer é o anel de tecido linfoide na nasofaringe e orofaringe formado pelas tonsilas palatinas pares, as tonsilas adenoides e a tonsila lingual.

A orofaringe está envolvida nas fases voluntária e involuntária da deglutição.

Fossa tonsilar

A orofaringe é composta pelo palato mole, pilares tonsilares anterior e posterior, fossa tonsilar, parede posterior da faringe e base da língua (Figura Abaixo).

As relações neurovasculares e musculares são importantes nesta área na realização de ressecções de base de língua e tonsilectomias radicais para cura oncológica.

orofaringe
(A) Palatoglosso, (B) palatofaríngeo, (C) úvula, (D) palato mole, (E) ramo tonsilar da artéria lingual, (F) faringe posterior e (G) tonsila.

 

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

MARCHESAN, Irene Queiroz. Deglutição-normalidade. Furkim AM, Santini CS. Disfagias orofaríngeas. São Paulo: Pró-Fono, p. 3-18, 1999. – Link

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você