AnatomiaO que é

O que é Orofaringe

Orofaringe: Anatomia Função e localização

A orofaringe, também conhecida bucofaringe, é encontrada próxima à boca, entre a nasofaringe e a laringofaringe. É uma das três regiões anatômicas da faringe. No vídeo abaixo você verá um pouco de sua anatomia.

O que é Orofaringe

A orofaringe é a parte média da faringe, localizada entre o palato mole e a borda superior da epiglote. Trata-se de uma pequena região no interior da cavidade bucal. Tem como função permitir a passagem de ar e alimentos.

Orofaringe Anatomia

Está localizada na parte posterior da língua ocupando o seu primeiro terço. Entre as principais estruturas podemos citar?

  • Amígdalas linguais – tecido linfoide na base da língua.
  • Amígdalas palatinas – tecido linfoide localizado na fossa tonsilar (entre os arcos palatoglosso e palatofaríngeo da cavidade oral).
  • Músculo constritor superior

O anel de Waldeyer é o anel de tecido linfoide na nasofaringe e orofaringe formado pelas tonsilas palatinas pares, as tonsilas adenoides e a tonsila lingual.

A orofaringe está envolvida nas fases voluntária e involuntária da deglutição.

Fossa tonsilar

A orofaringe é composta pelo palato mole, pilares tonsilares anterior e posterior, fossa tonsilar, parede posterior da faringe e base da língua (Figura Abaixo).

As relações neurovasculares e musculares são importantes nesta área na realização de ressecções de base de língua e tonsilectomias radicais para cura oncológica.

orofaringe
(A) Palatoglosso, (B) palatofaríngeo, (C) úvula, (D) palato mole, (E) ramo tonsilar da artéria lingual, (F) faringe posterior e (G) tonsila.

 

Leitura sugerida

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

MARCHESAN, Irene Queiroz. Deglutição-normalidade. Furkim AM, Santini CS. Disfagias orofaríngeas. São Paulo: Pró-Fono, p. 3-18, 1999. – Link

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo