
A orofaringe, também conhecida bucofaringe, é encontrada próxima à boca, entre a nasofaringe e a laringofaringe. É uma das três regiões anatômicas da faringe. No vídeo abaixo você verá um pouco de sua anatomia.
O que é Orofaringe
A orofaringe é a parte média da faringe, localizada entre o palato mole e a borda superior da epiglote. Trata-se de uma pequena região no interior da cavidade bucal. Tem como função permitir a passagem de ar e alimentos.
Orofaringe Anatomia
Está localizada na parte posterior da língua ocupando o seu primeiro terço. Entre as principais estruturas podemos citar?
- Amígdalas linguais – tecido linfoide na base da língua.
- Amígdalas palatinas – tecido linfoide localizado na fossa tonsilar (entre os arcos palatoglosso e palatofaríngeo da cavidade oral).
- Músculo constritor superior
O anel de Waldeyer é o anel de tecido linfoide na nasofaringe e orofaringe formado pelas tonsilas palatinas pares, as tonsilas adenoides e a tonsila lingual.
A orofaringe está envolvida nas fases voluntária e involuntária da deglutição.
Fossa tonsilar
A orofaringe é composta pelo palato mole, pilares tonsilares anterior e posterior, fossa tonsilar, parede posterior da faringe e base da língua (Figura Abaixo).
As relações neurovasculares e musculares são importantes nesta área na realização de ressecções de base de língua e tonsilectomias radicais para cura oncológica.

Leitura sugerida
Referências bibliográficas
MARCHESAN, Irene Queiroz. Deglutição-normalidade. Furkim AM, Santini CS. Disfagias orofaríngeas. São Paulo: Pró-Fono, p. 3-18, 1999. – Link