Mundo AnimalZoologia

Sapo Boi Gigante curiosidades – Azul e indiano

Veja curiosidades sobre os sapo-boi gigante azul, indiano e alguns outros

O sapo-boi gigante é um dos maiores sapos encontrados no planeta Terra. Há algumas varições do Sapo-boi gigante, como o azul, o indiano e o amazonense.

Esse assunto é um pouco controverso aqui no Brasil, já que o sapo-boi azul recebe outros nomes também e nem é tão grande assim, principalmente se comparado com o amazonense.

De qualquer forma vou considerar como sapo-boi para gente conhecer um pouquinho melhor esses bichanos. Neste artigo veremos algumas variações dos Sapos Bois Gigantes bem como algumas curiosidades.

Veja uma Aula sobre os Anfíbios

Sapo-boi gigante da Amazônia

Sapo Boi GiganteÉ o mais conhecido entre nós. Esse nome se deve a um regionalismo, associamos o nome ao tamanho. Isso não é exclusivo do Brasil, na Malásia há um sapo-gigante que foi carinhosamente apelidado de sapo elefante.

O sapo-boi gigante amazonense é bastante comum em quase todo o Brasil  e não só na amazônia. Vive em locais úmidos, adaptados principalmente a regiões de brejo e lagos.

Sua espécie é a Bufo marinus, e possui um veneno bastante tóxico. Apesar de ser muito comum no Brasil, são encontrados em toda a América central e chegam até o sul dos EUA.

Seu habito é mais intenso a noite e se alimentam principalmente de outros insetos, como grilos, moscas e baratas.

O sapo-boi azul

Rã usada pelos índios

O sapo-boi azul (Dendrobates azureus)é encontrado principalmente no Suriname e norte do Brasil. Não é dos maiores e como o próprio nome diz ele é azul. É conhecido também como rã dardo venenosa azul.

Essa espécie está em perigo de extinção e segundo o site da IUCN, pode deixar de existir ainda este século. Lá no site, em inglês, há um estudo bastante detalhado sobre sua atual situação, seu habitat, nicho ecológico entre outras coisas.

Vale conhecer o site. Lá você, infelizmente vai encontrar uma lista bem grande de animais que correm o risco de sumirem da superfície terrestre.

Sua cor intensa e chamativa, avisa os predadores sobre o potente veneno presente em sua pele. Escrevi aqui um pouco sobre ela há algum tempo no artigo 13 Anfíbios que você nunca viu.

Sapo Boi Indiano

Sapo amarelo da india

Neste mesmo artigo também escrevi sobre o sapo-boi gigante indiano, da espécie Hoplobatrachus tigerinus, é um sapo incrível, lindo, encontrado na Índia, Paquistão Afeganistão e Nepal principalmente. Apesar de ser conhecido mundialmente como um sapo, na verdade, trata-se de uma rã, um anuro bem próximo.

Sua aparência é bastante peculiar, de pele amarela, e com um saco vocal azul tornou-se bastante conhecido mundo afora.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios! Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você