FisiologiaAnatomiaAulas

Sistema Circulatório: Características, fisiologia, anatomia – Resumo

Veja os órgãos e as funções do sistema circulatório

A principal função do sistema circulatório é transportar nutrientes, sais minerais, gases e metabolitos através da circulação do sangue por todo o corpo. A circulação é feita pelo bombeamento do sangue pelo coração. Já os vasos sanguíneos como artérias, veias, capilares e vênulas são as vias por onde o sangue circula.

O sistema circulatório é o responsável por  transportar elementos essenciais  como glicose, oxigênio, hormônios  para os tecidos.

O sangue também transporta produtos do metabolismo como o CO₂, ureia e  amônia para os órgãos excretores. Nesta aula você verá os elementos que compõe o sistema circulatório, como o coração, os tipos de vasos, e o sangue. Além de diferenciar a grande e pequena circulação.

Você gostou do Slide acima? O que você de ter um uma coleção profissional com mais de 100 slide de biologia?

Se quiser ver clique em Kit Slides de Biologia

Estruturas e funções do sistema circulatório

O sistema circulatório, que também pode ser chamado de sistema cardiovascular é formado, de maneira bem resumida, pelo sangue, vasos sanguíneos e pelo coração.

Graças a circulação de sangue por todo o corpo é que é possível transportar e distribuir nutrientes, oxigênio, hormônios para todas as células, tecidos e órgãos de todo o corpo.

Outra função importante do sistema circulatório é recolher e transportar os resíduos do metabolismo e o gás carbônico produzidos pelas células.

Esses produtos do metabolismo serão transportados pelo sangue venoso e levados a órgãos com os rins nos casos das excretas e para os pulmões no caso do gás carbônico.

Veja uma aula de Fisiologia Humana com os Principais sistemas do corpo humano.

Os principais componentes do sistema cardiovascular são:  coração, o sangue e vasos sanguíneos, que é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo.

Essas estruturas serão as responsáveis por realizar a circulação sanguínea, onde o sangue percorrerá todo o circuito do sistema circulatório, passando por todos os vasos sanguíneos de nosso corpo. O coração bombeia o sangue, e o sangue segue o caminho através dos vasos sanguíneos.

Podemos dividir o sistema circulatório em duas partes, formando dois circuitos. A grande circulação e a pequena circulação. Isso porque o sangue passa duas vezes pelo coração.

Na pequena circulação (também chamada de circulação pulmonar), o sangue circula do coração para o pulmão e é rico em gás carbônico.

É o sangue que já passou por todos os tecidos do corpo. Ao passar pelo pulmão o sangue fará a troca gasosa, onde será eliminado o gás carbônico e será absorvido o gás oxigênio. Depois de sair do pulmão ele retornará para o coração, encerrando a pequena circulação.

Na grande circulação o sangue que veio dos pulmões e chegou ao coração e agora será bombeado para todo o corpo passando por todos os órgãos.

Vou falar em mais detalhes sobre a pequena e grande circulação logo mais a frente. Veja logo abaixo uma ilustração dos circuitos que o sangue passa.

Sistema Circulatório

Pequena Circulação: circulação pulmonar

A pequena circulação também é chamada de circulação pulmonar. Isso porque  o circuito pelo qual o sangue passa, se dá na seguinte sequência

Coração ⇒ Pulmões ⇒ Coração

O sangue entre pelo átrio direito do coração, passa para o ventrículo direito e depois para os pulmões. Dos pulmões passará para o átrio esquerdo do coração, depois para o ventrículo esquerdo.

Nessa circulação ocorrem algumas exceções no sistema circulatório, pois o sangue que sai do ventrículo direito, sai por uma artéria e esse sangue é rico em gás carbônico.

Saindo do coração pelo ventrículo direito pela artéria pulmonar, esse sangue vai para o pulmão, onde irá realizar a troca gasosa, liberando o gás carbônico e assimilando o gás oxigênio.

Veja também Os órgãos do corpo humano.

O sangue sairá dos pulmões pelas veias pulmonares, nesse estágio, o sangue estará com alta concentração de oxigênio e concentração baixa de gás carbônico. As veias pulmonares se conectarão ao coração pelo átrio esquerdo.

Conclui-se que a pequena circulação faz apenas o circuito coração – pulmão – coração. Além disso, é nesse circuito que ocorre algo curioso: as artérias pulmonares transportam sangue com altas concentrações de gás carbônico e as veias as pulmonares transportam sangue com alta concentração de oxigênio.

Isso é uma exceção no sistema circulatório. Fato esse que é o oposto na grande circulação.

A Grande Circulação: circulação sistêmica

Na grande circulação, que também é chamada de circulação sistêmica, o sangue é distribuído para todo do corpo, com exceção dos pulmões que fazem parte da pequena pulmonar.

Logo após passar pelo corpo, o sangue retorna ao coração pelas veias e assim fecha o circuito da grande circulação.

Depois que o sangue vem dos pulmões, o coração irá bombear o sangue para todos os órgãos através do poderoso ventrículo esquerdo, que se for comparado com o ventrículo direito, poderá se notar que o músculo é mais desenvolvido justamente pelo fato de o coração precisar bombear para um circulação muito maior.

Resumindo o circuito da grande circulação fica assim:

Coração ⇒ células, tecidos e órgãos do corpo ⇒ Coração

O sangue sai do coração pelo ventrículo esquerdo pela maior artéria do organismo, a Aorta, que é a responsável por levar o sangue para várias artérias menores que ajudarão a distribuir por todos os tecidos de nosso organismo.

As artérias irão se ramificar em arteríolas que por sua vez se ramificarão em capilares e estes poderão distribuir nutrientes, hormônios, e oxigênio para todas as células, que por sua vez irão liberar produtos do metabolismo celular e gás carbônico, que irá fazer agora o caminho inverso, ou seja, irá dos tecidos e órgãos para o coração, através das vênulas e veias. A veia cava superior e veia cava inferior vai se conectar no coração através do átrio direito.

A veia cava superior, trará sangue venoso dos membros superiores e a veia cava inferior trará sangue venoso dos membros inferiores.

Componentes do Sistema Circulatório

Podemos considerar como componentes do sistema circulatório as seguintes estruturas:

  • Coração
  • Artérias
  • Arteríolas
  • Capilares
  • Veias
  • Vênulas
  • Sangue arterial
  • Sangue venoso

Sangue

O sangue é um tecido viscoso que tem a função de transportar pelo organismo diversos nutrientes, hormônios além de oxigênio para todas os tecidos dos organismos.

O sangue também retira os metabólitos da atividade celular e gás carbônico, que é produzido durante a respiração celular.

O sangue também transporta células de defesa e ajuda o organismo na manutenção da temperatura, pois distribui calor para os tecidos.

São três tipos básico de células. Os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa, os glóbulos vermelhos, que transportam gás carbônico e oxigênio e as plaquetas, responsáveis pela coagulação. Além da parte líquida, que é um plasma, rico em proteínas, carboidratos e sais minerais.

O Coração

Sistema Cardiovascular

O coração é um órgão fantástico, que começa a bater ainda no ventre materno e só para no quando a vida finda. É um músculo consistente e poderoso.

Fica localizado logo abaixo dos pulmões, entre eles, mais ao lado esquerdo do que o direito. Fica na região da caixa torácica, tem o tamanho aproximado de um punho fechado. Possui um ápice que aponta para o lado esquerdo inferior.

Através do movimento de seus poderosos músculos cardíacos, o sangue passa pelas suas quatro cavidades e é empurrado, bombeado através do movimento de tensão e relaxamento para todo o corpo. Esses movimentos são chamados de sístoles e diástoles.

Estruturas do Coração

Vejamos agora os tecidos e o conjunto de estruturas que formam o coração

  • Pericárdio: é a membrana que reveste e protege coração, é formado por uma parte externa outra interna.
  • Endocárdio: é uma membrana que reveste e protege a parte interna do coração
  • Miocárdio: músculo poderoso, que é o responsável pela contração e descontração para bombear o sangue por todo o organismo.
  • Ventrículos: cavidades inferiores por onde são conectadas as artérias. É por onde sai o sangue. Há uma direita e uma esquerda
  • Átrios: são as cavidades superiores por onde são conectadas a veias no coração. Há uma direita e uma esquerda
  • Válvula Mitral: sua função é impedir o refluxo de sangue do átrio esquerdo ao ventrículo esquerdo cada vez que o coração bombeia.
  • Válvula Tricúspide: tem como função impedir que o sangue volte do átrio direito ao ventrículo direito a cada bombeamento.

Vasos Sanguíneos

artérias veias capilares vênulas

Para que o sangue chega em todas as partes do corpo, em todos os tecidos, é necessário que haja uma enorme estrutura para garantir isso.

Isso se dá pelos vasos sanguíneos, que funcionam como tubos, que se ramificam em diversos calibres e assim possibilitam o transporte de nutrientes, hormônios, gases e o recolhimento de produtos do metabolismo celular. São três tipos principais de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os capilares.

Artérias

Artérias são os vasos que saem do coração em direção ao pulmão ou ao outros tecidos do corpo. As paredes da artéria são bastantes resistentes, pois tem que aguentar altas pressões devido ao bombeamento do sangue pelo coração.

Essas paredes são formadas por tecido muscular e tecido elástico em sua maior parte, mas também possuem tecido conjuntivo.

O sangue arterial é rico em oxigênio e tem baixas concentrações de gás carbônico, com exceção na pequena circulação, onde essa fato se inverte.

As artérias podem ter diversos calibres sendo a maior delas a aorta. Outras artérias bastante conhecidas são a carótida e a femural. As artérias vão se ramificando formando arteríolas até o ponto de capilares.

Veias

As veias realizam o papel oposto ao das artérias no sistema circulatório, pois transportam o sangue de volta ao coração depois de passar pelos tecidos.

As paredes das veias sanguíneas é mais final quando comparadas as paredes arteriais, mas também possuem tecido muscular, tecido elástico e tecido conjuntivo.

O sangue venoso é tem altas concentrações de gás carbônico, pois retira estes dos tecidos devido à atividade respiração celular.

A exceção ocorre novamente na pequena circulação de nosso sistema circulatório, pois as veias ao saírem do pulmão estão com altas concentrações de oxigênio.

As veias também podem ser de diversos calibres, sendo as principais as vênulas e a própria veia. Entre as veias mais conhecidas estão a veia cava superior, a veia cava inferior e a jugular.

Capilares

Os capilares são os vasos com o menor calibre do sistema circulatório, sua espessura permite que só passe uma célula de cada vez para que a difusão de gases possa ser realizada, bem com a troca e absorção de nutrientes. A rede capilares do sistema circulatório é imensa e se fosse enfileirada teria vários km de extensão.

A parede das artérias apresentam apenas uma camada de célula

Arteríolas e Vênulas

Arteríolas e vênulas são vasos com calibre intermediário em nosso sistema circulatório e surgem da ramificação das artérias e do encontro de vênulas, formando vasos de calibre maior.

O sistema circulatório é com certeza uma complexa obra da engenharia natural, seu funcionamento harmonioso garante toda rede de transporte do nosso organismo.

Em um adulto, há aproximadamente de 6 a 7 litros de sangue circulando por todo o copo. Incessantemente, sem parar a não ser no derradeiro momento.

Slide sobre o sistema circulatório

Se você quer material completo com mais de 100 slides com todos os temas de biologia acesso no Kit Slide de Biologia.

Então, diga aí o que você aprendeu sobre o sistema cardiovascular. Se tiver dúvidas é só perguntar.

Em breve será publicado site um game interativo para você aprender de forma dinâmica todos estes conceitos. Assine nossa newsletter para saber quando estiver pronto.

Se você encontrar algum erro na aula Sistema Circulatório, por favor entre em contato que nós sempre fazemos revisões em nossos conteúdos. Não se esqueça de deixar um comentário.

Até a próxima aula!

Leitura Sugerida

Referências bibliográficas.

Artigos relacionados

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo