Início / Aulas / O que é Amebíase – Sintomas, tratamento, causa, transmissão, prevenção

O que é Amebíase – Sintomas, tratamento, causa, transmissão, prevenção

O intestino humano é o habitat de muitas espécies de amebas. A maioria não causa transtornos; contudo, existem espécies patogênicas, ou seja, capazes de causar doenças, como a amebíase (ou colite amebiana), que tem distribuição universal. Veja o vídeo logo abaixo, que explica de forma resumida o que é amebíase, seus sintomas, tratamentos, causa, transmissão e como pode ser feita a prevenção dessa doença parasitária.

Agente etiológico

Entamoeba Hystilitica

O causador da amebíase é o protozoário sarcodino Entamoeba histolytica, que, em sua forma vegetativa (ativa), usa pseudópodes para locomoção e alimentação. Localiza-se principalmente no    intestino  grosso, embora possa, excepcionalmente, alcançar outros órgãos, como o fígado, os pulmões e    o    sistema nervoso. Veja aqui no site mais sobre os doenças causadas por protozoários.

Por habitar somente o hospedeiro humano, é um parasita monoxênico.

Ciclo de vida da amebíase

Há duas fases distintas no ciclo da ameba: a fase vegetativa ou trofozoíto, na qual ela se locomove, se alimenta e se reproduz por divisão binária na cavidade intestinal, e a fase cística ou cisto, na qual a ameba não se alimenta nem se locomove, permanecendo revestida por uma camada espessa e resistente. Eliminados com as fezes humanas, os cistos podem resistir por longo tempo no ambiente. Em água, podem sobreviver por um mês.

Depois de ingeridos, os cistos passam inalterados pelo estômago e também pelas primeiras porções do intestino delgado. Rompidos pelas secreções digestivas nos últimos trechos do intestino delgado, liberam amebas ativas (trofozoítos), que se instalam no intestino grosso.

O que é Amebíase - Sintomas, tratamento, causa, transmissão, prevenção

A única fonte de contaminação dos cistos da ameba é pelo ser humano, e a transmissão pode ocorrer:

  •    de pessoa para pessoa, pelo contato com mãos sujas;
  •    pela contaminação, por fezes, da água para consumo humano ou para lavar alimentos;
  •    pela contaminação de alimentos por meio das mãos de manipuladores (cozinheiros, por exemplo);
  •    por insetos (como moscas e baratas) que carregam os cistos na superfície do corpo ou no tubo digestório, o que os torna importantes disseminadores da parasitose.

Manifestações

Amebas da espécie Entamoeba histolytica são hematófagas e formam lesões ulceradas e sangrantes na mucosa intestinal. A amebíase pode ser totalmente assintomática (sem manifestações evidentes) ou provocar distúrbios intensos, como diarreia sanguinolenta, febre, dores abdominais, anemia e emagrecimento.

As manifestações extra intestinais dependem da localização do parasita: tosse e expectoração, quando ele está alojado no pulmão; manifestações semelhantes a uma hepatite (pele amarelada e urina escura), quando está no fígado; dor de cabeça, vômitos e convulsões, quando se instala no sistema nervoso.

Profilaxia

Como a pessoa parasitada é a fonte dos cistos, o tratamento adequado dos dejetos humanos é a principal providência para evitar a disseminação da doença. Medidas de saneamento ambiental (que incluem coleta e tratamento de esgotos e da água domiciliar) cumprem esse papel. As pessoas doentes, principalmente se manipulam alimentos, devem ser tratadas com medicamentos específicos.

Os alimentos merecem cuidado especial: cozidos ou cuidadosamente lavados, devem ser protegidos do contato com moscas e baratas. As mãos devem ser bem lavadas antes do preparo dos alimentos, antes das refeições e após as evacuações.

https://www.youtube.com/watch?v=A5HN82HE400&feature=youtu.be

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
88 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide

Compartilhe isso com um amigo