Respiração Celular

Entenda como as células produzem energia

A Respiração Celular é uma das principais atividades das células, pois é através deste processo que a celular consegue produzir energia para todo o sue funcionamento. As mitocôndrias tem um papel fundamental na Respiração celular pois a maior parte deste processo ocorre em seu interior. Nesta aula você vai entender todos esses passos.  Assista o vídeo e depois continue com a leitura.

Clique na setas na parte inferior para avançar ou voltar cada parte desta aula.

O que é Respiração celular

Respiração celular, processo em que as células produzem a energia de que precisam para sobreviver. Na respiração celular, as células usam oxigênio para quebrar a glicose e armazenar sua energia em moléculas de trifosfato de adenosina (ATP).

A respiração celular é crítica para a sobrevivência da maioria dos organismos porque a energia na glicose não pode ser usada pelas células até que seja armazenada na ATP. A produção de ATP pode ocorrer em diversos pontos de uma célula mas é função da mitocôndria realizar esse processo.

As células usam ATP para alimentar praticamente todas as suas atividades – para crescer, dividir, substituir partes de células gastas e executar muitas outras tarefas.

A respiração celular fornece a energia necessária para que uma ameba se deslize em direção à comida, a armadilha da mosca de Vênus para capturar sua presa ou o bailarino para executar saltos impressionantes.

A respiração celular ocorre dentro de uma célula constantemente, dia e noite, e se ela cessa, a célula – e, finalmente, o organismo – morre.

Dois ingredientes críticos necessários para a respiração celular são glicose e oxigênio. A glicose utilizada na respiração celular entra nas células de várias maneiras.

Plantas, algas e certas bactérias fazem sua própria glicose através de fotossíntese , o processo pelo qual as plantas usam luz para converter dióxido de carbono e água em açúcar.

Os animais obtêm glicose comendo plantas, e fungos e bactérias absorvem glicose à medida que quebram os tecidos de plantas e animais. Independentemente de como eles obtêm, as células devem ter um suprimento constante de glicose para que a produção de ATP seja contínua.

O oxigênio está presente no ar, e também é encontrado dissolvido em água. Ele se difunde em células – como em bactérias, fungos, plantas e muitos animais aquáticos, como esponjas e peixes – ou são inalados – como em animais mais complexos, inclusive humanos.

A respiração celular às vezes é referida como respiração aeróbica, o que significa que ocorre na presença de oxigênio.

A respiração celular transfere cerca de 40% da energia da glicose para ATP. O resto da energia da glicose é liberada como calor, que os organismos de sangue quente usam para manter a temperatura corporal, e os organismos de sangue frio liberam-se para a atmosfera.

A respiração celular é surpreendentemente eficiente em comparação com outros processos de conversão de energia, como a queima de gasolina, na qual apenas cerca de 25% da energia é usada e cerca de 75% é liberada como calor.

Enquanto a maioria dos organismos realiza a respiração celular para produzir ATP, alguns não conseguem produzir ATP através desse processo porque vivem em ambientes anaeróbicos ou ambientes que não possuem oxigênio. Esses organismos, tipicamente bactérias , dependem de processos anaeróbicos, como a fermentação para gerar seu ATP.

Tem algo errado nesta aula? diga nos cometários que o conteúdo será revido o mais breve possível. Você poderá deixar sua sugestão sobre quais Aulas de Biologia você gostaria de ver aqui no Planeta Biologia.

Até a próxima Aula.

referências:

Bear, Robert, David Rintoul, Bruce Snyder, Martha Smith-Caldas, Christopher Herren e Eva Horne. “Visão geral da respiração celular”. Princípios de Biologia. OpenStax CNX. Última modificação em 13 de maio de 2016. http://cnx.org/contents/[email protected]:[email protected]/Overview-of-Cellular-Respirati .
OpenStax College, Anatomy & Physiology. “Metabolismo de carboidratos”. OpenStax CNX. Última modificação em 24 de fevereiro de 2014. http://cnx.org/contents/[email protected]:[email protected]/Carbohydrate-Metabolism .

https://www.youtube.com/watch?v=D7gmvdNpTGM

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

2 thoughts on “Respiração Celular”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link
Baixe 5 Slides profissionais - GRÁTIS    
BAIXAR

Você é 
Professor(a)?

Tem 1 Slides GRÁTIS pra você baixar.
Baixar Slides
close-link
Close